Estudar sem sair de casa é opção de milhares de brasileiros

Descubra aqui como funciona estudar sem sair de casa. Confira todas as explicações, entenda as vantagens e aproveite o que há de melhor nessa experiência.


Se você está interessado(a) na possibilidade de estudar sem sair de casa, leia este post para entender porquê cada vez mais pessoas optam por essa modalidade, quais são as vantagens, além de algumas dicas para aproveitar melhor essa experiência. Vamos lá?

Estudar sem sair de casa: um panorama do ensino a distância no Brasil

A educação a distância é uma modalidade prevista em lei pelo Ministério da Educação (MEC) desde 1996. Com a popularização da Internet e com o auxílio das tecnologias da informação, a EaD se tornou uma forma de democratização da educação, facilitando o acesso às instituições de Ensino Superior.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o número de estudantes matriculados em cursos de Ensino Superior EaD cresceu 19,1% nos últimos anos.

beneficios-de-estudar-sem-sair-de-casa

 

Quais são os benefícios de estudar sem sair de casa?

Fazer uma graduação EaD apresenta uma série de benefícios para o estudante. Confira alguns deles abaixo:

1. Você aprende no seu tempo

Em cursos presenciais, o conteúdo avança independentemente das particularidades de cada estudante. No Ensino a Distância, você também tem prazos para cumprir suas atividades, mas pode estudar sem sair de casa, no seu tempo, dedicando mais atenção àqueles temas em que você sente mais dificuldade.

 

2. Flexibilidade para estudar quando e onde quiser

Conciliar trabalho, estudos, família e lazer nem sempre é fácil. Estudar sem sair de casa lhe dá a liberdade de aproveitar as suas horas vagas para investir em uma formação acadêmica de qualidade. Você pode ler os textos ou assistir às videoaulas no seu celular enquanto está no ônibus, por exemplo.

 

3. Mensalidades que cabem no orçamento

Estudar sem sair de casa é uma ótima opção para quem está com pouca grana. Normalmente os cursos a distância são mais baratos que os cursos presenciais. Isto acontece porque, apesar de geralmente possuírem polos de apoio presencial aos estudantes, as instituições de Ensino Superior precisam de menos recursos para mantê-los.  

 

Dicas para quem quer estudar sem sair de casa

dicas-para-quem-quer-estudar-sem-sair-de-casa

 

Precisa de ajuda para explorar o universo dos cursos EaD? Veja três dicas importantes para aproveitar a oportunidade de estudar sem sair de casa.

 

  • Verifique a reputação da instituição de ensino

Antes de se matricular ou assumir qualquer compromisso formal, faça uma pesquisa na plataforma E-mec, do Ministério da Educação (MEC), sobre a situação da instituição de Ensino Superior. Lá é possível verificar se a IES está autorizada a ministrar cursos EaD, qual é a classificação obtida nos parâmetros de análise estabelecidos, entre outros dados.

 

  • Estabeleça uma rotina de estudos

Estudar sem sair de casa pode ser um desastre se você não souber se organizar. Sabemos que nem sempre dá para estudar 6 horas por dia, mas é importante reservar pelo menos algumas horinhas do seu dia para ler, fazer as atividades e estar em contato com os seus estudos.

 

  • Interaja no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Graças à interatividade das plataformas virtuais, você pode interagir com o corpo docente e seus colegas de curso. Isso é fundamental para trocar ideias, enriquecer a discussão sobre os tópicos trabalhados em aula e começar a construir sua rede de contatos profissionais desde a graduação.

 

Pensando em fazer uma graduação EaD? Não deixe de conferir nosso e-book "Sem medo do reconhecimento: tire todas as suas dúvidas sobre os cursos de graduação on-line". Basta preencher o formulário dessa página.


Leia também: 

Como conciliar trabalho e estudo? Fazendo um curso EaD!

 

capa-sem-medo-do-reconhecimento-duvidas-graducacao-online

Tire todas as suas dúvidas sobre graduação online

Neste e-book, você conhecerá como funciona a Educação a Distância (EaD) e ainda descobrirá 7 vantagens dessa modalidade!

👇 Preencha o formulário rapidinho e faça o download agora:

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec