Empreendedor Digital: desvendando a profissão e curso

Possui afinidade com os negócios digitais? Então confira a seguir tudo acerca da profissão que atua diretamente com isso: o Empreendedor Digital.


A internet é um solo fértil para o aparecimento de vários negócios. É cada vez mais comum observar empresas utilizando dos meios tecnológicos para promover seus serviços e produtos sem precisar, na maioria das vezes, investir em um espaço físico. Alguns exemplos são os e-commerces (lojas virtuais), aplicativos, jogos, e-books, cursos online, entre outros.

Porém, não são todos os empresários que sabem lidar com os desafios inerentes desse ramo. O Empreendedor Digital é justamente o profissional capacitado para desenvolver os negócios de uma empresa de maneira sólida e consistente no ambiente virtual. Essa nova modalidade de trabalho está em constante ascensão no Brasil.

A área do empreendedorismo digital veio para acabar com uma das principais insatisfações dos profissionais no mercado de trabalho: a falta de flexibilidade. Isso porque os negócios digitais proporcionam bons salários e uma maior liberdade, já que o empreendedor consegue administrar seu próprio horário. Diante disso, convém analisar acerca da profissão que atua nesse ramo promissor: o Empreendedor Digital. 

Como é a profissão de Empreendedor Digital

O empreendedor digital é o profissional responsável por criar negócios na internet, comercializando serviços ou produtos de maneira 100% online, sem que seja necessário realizar investimentos em espaços físicos. Como alguns exemplos de negócios digitais, tem-se: cursos online, e-commerces, canais do YouTube e blogs.

A principal vantagem dessa profissão é a redução dos custos, uma vez que não se precisa investir muito dinheiro para começar um negócio, fato que não ocorre quando falamos do mercado off-line.

Possibilidades de atuação do Empreendedor Digital

O ambiente virtual possui muitas possibilidades de atuação para o Empreendedor Digital. Basta que haja um serviço ou produto que facilite a vida de uma pessoa para que uma oportunidade de negócio seja criada.

A seguir confira alguns exemplos de empreendimentos digitais:

  • E-commerces: lojas que comercializam seus produtos com o auxílio da internet.
  • Redação para blogs e sites: produção de conteúdo para diferentes canais.
  • Infoprodutos: produtos digitais, como cursos, vídeos, consultorias ou mentoria que promovem conhecimento.
  • Marketing digital: Utilização das ferramentas do marketing para o meio digital.

Habilidades de um bom Empreendedor Digital

Para o empreendedor digital as competências mais interessantes são as qualidades comportamentais, ou seja, como o profissional conduz as suas atividades diárias e  como ele lida com situações adversas. Alguns exemplos das habilidades esperadas para um empreendedor digital são:

  • Boa comunicação: para prospectar clientes e estar em contato frequente com eles;
  • Adaptação: para adequar-se ao mundo digital que se atualiza constantemente;
  • Autogestão e organização: para administrar melhor o tempo, cumprindo tarefas e evitando as distrações, já que você torna-se seu próprio chefe;
  • Criatividade: para não fazer mais do mesmo e, assim, se diferenciar e se destacar. 

Como é o curso de Empreendedorismo Digital

O curso de Empreendedorismo Digital possui duração de dois anos. As matérias do curso e as metodologias permitem com que o profissional atue de forma inovadora, compreendendo os desafios inerentes à gestão de negócios no âmbito virtual, estimulando-o a buscar sempre por novas soluções.

Essa graduação ensina tanto conceitos básicos quanto avançados a respeito do Empreendedorismo Digital e quais os melhores métodos a serem utilizados para que uma empresa obtenha maior lucro e destaque. Dentre os principais assuntos abordados durante o curso tem-se: 

  • Startups;
  • Marketing Digital; 
  • Inteligência Artificial; 
  • Planejamento;
  • Construção de Produtos Digitais.

Além disso, outro conteúdo estudado nesse tecnólogo, é o design responsivo que possui o objetivo de preparar o profissional para produzir aplicações e sistemas com ferramentas integradas e customizadas para as organizações.

Nesse contexto, infere-se que as disciplinas dessa graduação abordam questões importantes para a formação desse profissional que vão desde o desenvolvimento do plano de negócios até a comercialização de um serviço ou produto.

Onde estudar Empreendedorismo Digital

O curso de Empreendedorismo Digital pode ser encontrado na Universidade Tiradentes (Unit), uma das faculdades de maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação). Diante disso, essa universidade é capaz de desenvolver profissionais extremamente aptos para enfrentar o mercado de trabalho.

O tecnólogo é ministrado 100% online e possui duração de dois anos, sendo que o aluno só necessita se deslocar ao polo em que está matriculado para a realização das provas no fim do período, ou seja, a maior parte do tempo o aluno estuda de maneira autônoma por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Essa plataforma é uma sala de aula virtual moderna, onde ficam concentradas as videoaulas e os materiais de apoio necessários para a formação do estudante. Além disso, durante as atividades virtuais, os estudantes têm a possibilidade de tirar dúvidas e interagir com professores e tutores.

Curso de Empreendedorismo Digital da Unit

A Unit EAD proporciona uma graduação de alto nível em Empreendedorismo Digital. O ingresso nesse curso é de grande valor, uma vez que ele reúne um conjunto de conhecimentos e habilidades relevantes para a atuação do empreendedor digital.

Se você tem interesse em abrir seu próprio negócio ou se já teve uma ideia que pode ser a solução para as necessidades de um certo público, o curso de Empreendedorismo Digital na modalidade de Educação a Distância (EAD), ofertado pela Unit, é ideal para você.

Através dele você terá a capacidade de empreender, executar e desenvolver o seu negócio digital, utilizando-se da criatividade e de uma visão qualificada de mercado. Tudo isso são competências que essa graduação oferece. Portanto, não perca tempo. Se matricule já no curso e venha ser um aluno EAD.

POSTS RELACIONADOS

emec