Coaching e Mentoring: profissão, formação e onde estudar!

Tem afinidade com a área de Coaching e Mentoring, mas conhece pouco acerca da profissão e do curso? Então, não perca tempo, acesse o nosso blog.


A área de Coaching e Mentoring era desconhecida, até pouco tempo, porém vem alcançando espaço no mercado de trabalho, na qual tem chamando a atenção de profissionais de diferentes segmentos, além de transformar a maneira como as pessoas e organizações atuam. 

O profissional especializado em Coaching e Mentoring apresenta as competências e habilidades para o líder coach e líder mentor, assim como os direcionadores estratégicos requeridos para o profissional no contexto atual do mercado de trabalho.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Coaching e Mentoring, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional. 

Como é a profissão de Coach

O Coach desempenha atividades como um treinador com o objetivo de tirar um cliente ou uma empresa de uma situação atual e levá-la para a condição que pretende alcançar.  O profissional especializado em Coaching e Mentoring apresenta as competências e habilidades para o líder coach e líder mentor, assim como os direcionadores estratégicos requeridos para o profissional no contexto atual do mercado de trabalho.

O trabalho do Coach será bastante diferente a depender do objetivo. Dessa forma, é imprescindível conhecer os principais tipos de Coaching:

  • Coach Executivo — é aquele que ajuda uma empresa a executar o desenvolvimento de uma ação específica, geralmente, atrelada à alta gestão e com foco nas metas do negócio;
  • Coach de Vida — trabalha junto a um indivíduo para a obtenção de um objetivo pessoal, como conseguir um emprego, mudar de cidade, melhorar a relação conjugal etc.;
  • Coach de Carreira — atua na promoção profissional de alguém, fazendo um levantamento das suas habilidades, dos seus gargalos e daquilo que precisará ser desenvolvido para aprimorar competências.

Além disso, um profissional da área de Coaching e Mentoring pode desempenhar suas funções atuando em aspectos mais específicos, tais como:

  • Gestão e desenvolvimento humano;
  • Gestão de alta performance e construção de carreira;
  • Planejamento de programas de qualidade de vida;
  • Coaching e mentoring;
  • Auditoria em recursos humanos;
  • Gestão e administração financeira;
  • Relações parentais e conjugais;
  • Treinamento esportivo.

Sendo assim,  é interessante que o coach possua ou desenvolva certas habilidades como:

  • Gostar de identificar e de reconhecer valores humanos;
  • Se dispor a trabalhar e a investigar talentos e habilidades;
  • Querer ajudar a descobrir a missão de vida das pessoas;
  • Gostar de estudar carreira, performance e resultados;
  • Priorizar aspectos como qualidade de vida no trabalho;
  • Estar atento a habilidades de comunicação e de negociação;
  • Ter capacidade de escutar ativamente as pessoas.

Coaching e Mentoring

Como é o curso de Coaching e Mentoring

O curso de Coaching e Mentoring tem duração média de dois anos, esse período irá depender da instituição de ensino que oferta o curso. Essa graduação forma profissionais capacitados para atuar de maneira autônoma ou no mercado de trabalho formal. O curso está voltado a profissionais que buscam aperfeiçoar as habilidades e competências de liderança, mediante o desenvolvimento humano e também aproveitar o que cada colaborador tem para oferecer de melhor nos projetos e nos negócios.

O curso de Coaching e Mentoring apresenta técnicas, metodologias, objetivos e processos utilizados por esse profissional para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Como é a grade do curso de Coaching e Mentoring

Ao longo da realização do curso, os estudantes podem ter acesso a aulas que abordam os assuntos, tais como: recursos humanos, pedagogia, liderança situacional, ética, cidadania e outros. Confira aqui a grade curricular completa do curso de Coaching e Mentoring da Unit.

Onde estudar Coaching e Mentoring

O curso de Coaching e Mentoring, na modalidade de Educação a Distância (EAD) pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). 

A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do País.

Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade, intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

O Ensino à Distância veio para solucionar problemas de acesso à universidade para as pessoas que moram longe das grandes cidades, para quem não dispõe de muito dinheiro ou por algum outro motivo não poderia frequentar cursos presenciais.  

Por isso, a principal característica do formato à distância é permitir a inclusão de todas as pessoas no ensino superior, independente da sua condição social e financeira e mediante os avanços tecnológicos, diversos recursos podem ser usados para facilitar o estudo. 

Curso de Coaching e Mentoring da Unit

O principal objetivo do curso de formação em Coaching e Mentoring da Universidade Tiradentes (Unit), na modalidade de Educação a Distância (EAD), é colocar no mercado de trabalho  profissionais altamente qualificados, capazes de promover uma cultura de mudança na vida pessoal e carreira dos seus clientes.

Ser coach e mentor é estimular o processo de autoconhecimento e estar permanentemente atento às tendências e oportunidades do mercado, focando na alta performance, na obtenção de resultados e na evolução.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT.

POSTS RELACIONADOS

emec