Engenharia de Petróleo: Mercado de trabalho, perfil e mais!

O petróleo é uma das maiores riquezas que um país pode ter, aumentando sua economia e promovendo empregos.


O petróleo é usado para diversos fins, como fonte de energia em recursos como gás e combustível. É evidente que são recursos que a sociedade utiliza diariamente e em diversos cenários, seja para preparar alimentos ou para se locomover.

Diante disso, os seus profissionais são importantes para a extração e descoberta de áreas de exploração. Atualmente, a formação nessa área está crescendo, no entanto, a mão de obra qualificada ainda é baixa para a demanda disponível. Como uma alternativa de resolver essa questão, muitas empresas investem na formação dos seus funcionários a fim de reverter a falta de profissionais qualificados. 

Como está o mercado de trabalho em Engenharia de Petróleo 

A Petrobrás, uma das maiores empresas do mundo responsável pela extração do petróleo, além de fornecer o petróleo para as refinarias de gás e combustível nacionais, exporta para outros países também. Oferece uma boa quantidade de vagas de emprego para Engenheiro de Petróleo e sua entrada é através de concurso público. 

Por isso, o Engenheiro de Petróleo tem a sua disposição boas oportunidades de emprego. Diante disso, o curso de Engenharia de Petróleo é bastante procurado, já que seus profissionais têm facilidade de inserção no mercado e destaque. 

Além disso, o Engenheiro de Petróleo pode escolher atuar diretamente na extração do petróleo ou em refinarias na produção do gás e combustível. 

Diante disso, há uma grande facilidade dos Engenheiros de Petróleo de serem ativos no mercado, porque a sua função é essencial para o funcionamento da sociedade.

Quem se forma em Engenharia de Petróleo trabalha onde

Os Engenheiros de Petróleo têm lugares específicos para atuar. Apesar de não abranger outras modalidades de atuação, sua importância é tão grande que estar limitado a certos ambientes não impacta nos índices de empregabilidade. Conheça as principais áreas de atuação do Engenheiro de Petróleo:

  • Plataformas de Petróleo;
  • Petroquímicas;
  • Refinarias;
  • Indústrias. 

São profissionais que são bastante valorizados e respeitados nos seus locais de trabalho. 

Principais áreas de atuação do Engenharia de Petróleo 

A atuação dos Engenheiros de Petróleo é responsável por várias atividades, além da extração do petróleo. Veja mais sobre a extração e conheça outras:

Extração de Petróleo

Quando se fala de Engenharia de Petróleo, é comum remeter a extração da matéria prima, porque é uma das atividades mais recorrentes nessa área. 

Nesta atividade, são definidos quais vão ser os processos e técnicas usadas para a exploração e a extração, ou seja, determinar o local que deve ocorrer às perfurações.

Além disso, é responsabilidade do Engenheiro de Petróleo encontrar estratégias para retirar a matéria prima, causando menor impacto ambiental e menor custo. 

Prospecção de Jazidas

Basicamente, é o planejamento da exploração em busca de novos reservatórios. Durante o processo, será responsável por estimar o quanto pode ser produzido através da extração do novo reservatório. Toda essa atividade será realizada por meio de estudos e mapeamento físico do local. 

Transporte e distribuição de Petróleo

O Engenheiro de Petróleo vai assegurar que o transporte do petróleo e seus derivados ocorra de maneira segura. Com isso, vai planejar, desenvolver e implementar estratégias, avaliando o transporte responsável por levar até às refinarias e Indústrias o produto final.

Refino

Nas refinarias, vai se responsabilizar por processos físicos e químicos , garantindo que tenha o maior aproveitamento do potencial energético do petróleo. 

Isso significa que com a decomposição de separação dos seus componentes, o petróleo pode perder um pouco do seu valor, por isso o profissional vai atuar criando formas de amenizar essa perda. 

Comercialização

Nesta atividade, o Engenheiro de Petróleo vai ser o responsável por intermediar a venda e compra do petróleo ou dos seus derivados.

Desenvolvimento de Equipamentos

Sua participação também é necessária na produção de equipamentos que vão ser usados nas plataformas, petroquímicas e refinarias. O intuito por trás é o de verificar se o equipamento está sendo construído de maneira adequada para o seu uso, opinando durante a sua produção.

Perfil do profissional de Engenharia de Petróleo 

Como qualquer área da engenharia, é preciso ter facilidade em lidar com cálculos e raciocínio lógico, pois suas atividades vão ser pautadas na utilidade desses fatores. 

O Engenheiro de Petróleo não vai desenvolver suas atividades sozinho, na maioria das vezes tem uma equipe auxiliando ou sendo comandada por ele, por essa razão, precisam saber trabalhar em equipe e ter uma comunicação compreensível para que todos entendam as demandas estabelecidas a serem  realizadas.  

Além disso, outras características são importantes, como:

  • Visão Analítica: Como são os responsáveis por descobrir novos reservatórios para extração, o profissional deve ser alguém que possa enxergar além do óbvio, tendo discernimento e criatividade ao avaliar novas possibilidades;
  • Estratégico: Na rotina dessa profissão, o perfil estratégico vai colaborar para a realização de suas atividades, principalmente no transporte e na comercialização;
  • Trabalhar sob pressão: As plataformas de petróleo são agitadas e algumas vezes isso pode ser estressante, o profissional precisa saber lidar quando estiver diante de situações que fogem à regra.

Vale ressaltar que é de suma importância o Engenheiro de Petróleo estar atento às atividades econômicas para ter noção de como o impacto dos preços do petróleo podem causar.

Curso de Engenharia de Petróleo na Unit

O curso de Engenharia de Petróleo pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial. A instituição é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Durante a graduação, o estudante têm uma grade curricular específica para a sua formação, com disciplinas diversas, como por exemplo:

  • Cálculo;
  • Estatística;
  • Geometria;
  • Desenho técnico.

Além disso, conta com a disponibilidade de laboratórios de física, química, geologia e de riscos ambientais como também de informativas, totalmente equipados para suprir a necessidade dos estudantes de compreender mais sobre linguagem de programação e desenho técnico.

Para que no final do curso esteja capacitado e com uma bagagem de conhecimento sólida e de experiências práticas.

POSTS RELACIONADOS

emec