Engenharia de petróleo: conheça tudo sobre essa profissão

Descubra como é o crescimento da industria do Petróleo, a exigência de profissionais qualificados e saiba a respeito do curso de Engenharia de Petróleo.


Com a descoberta de petróleo na camada pré-sal em seu litoral, o Brasil ganhou uma posição estratégica na indústria do petróleo e da energia. Em 2018, o país alcançou a marca de 1,5 milhão de barris extraídos por dia.

O petróleo encontrado no pré-sal brasileiro é de boa qualidade e tem alto valor comercial. Dessa forma, cresceu a demanda por mão de obra especializada, com destaque para os profissionais de Engenharia de Petróleo.

Como é o curso de graduação em Engenharia de Petróleo?

 

Na grade curricular do curso de Engenharia de Petróleo você encontrará as matérias básicas das engenharias: cálculo, estatística, geometria e desenho técnico, por exemplo. Além disso, você também terá matérias específicas, relacionadas às técnicas de prospecção, exploração e refino do petróleo e aos sistemas utilizados nas petrolíferas.

 

 

Na infraestrutura do curso, constam laboratórios de física, de química, de geologia e de riscos ambientais. Além disso, há laboratórios de informática equipados para as necessidades das aulas de Linguagem de Programação e  Desenho Técnico. Os laboratórios são importantes para que o profissional tenha uma formação mais sólida, que inclui experiências práticas.

 


Os conhecimentos adquiridos estão nas áreas de engenharia, geologia, geofísica e mineração. O objetivo do curso é que os alunos tornem-se capazes de atuar desenvolvendo novas tecnologias, resolvendo problemas e melhorando os processos presentes na indústria do petróleo e do gás natural.

 

Onde o engenheiro de petróleo trabalha?

plataforma-petroleo

As empregadoras do engenheiro de petróleo são:

  • as petrolíferas;
  • refinarias;
  • indústrias petroquímicas;
  • plataformas de exploração.


Esse profissional é responsável por elaborar estratégias que permitam explorar os recursos naturais minimizando os danos ao meio ambiente. O egresso do curso de Engenharia de Petróleo deve decidir como será feita a perfuração dos poços sem desperdiçar material e com o menor risco ambiental possível.

 

Ele também deve pensar em planos para descobrir novos depósitos de petróleo e de gás natural, desenvolver equipamentos de acordo com a necessidade da indústria e cuidar do transporte do petróleo e de seus derivados.

 

Dessa forma, sua atuação profissional é ampla. Ele trabalha com logística, projeta máquinas, avalia riscos ambientais, analisa a capacidade de produção de novos reservatórios e decide como será o processo de exploração.

 

Sempre há também a possibilidade de trabalhar com consultoria ou se especializar para lecionar na área.

 

Mercado de Trabalho da Engenharia de Petróleo

A indústria do petróleo movimenta bilhões de reais anualmente no Brasil. Com a descoberta do pré-sal, o mercado continuará aquecido durante vários anos. Toda a cadeia de exploração, produção e comercialização de produtos derivados de petróleo e gás natural tem boas perspectivas.

 

Desde a descoberta do pré-sal, foram realizados grandes investimentos na estruturação e melhoria de pólos petroquímicos e refinarias de petróleo.

 

Com a crise econômica atual, profissionais da área estão atuando principalmente na criação de diagnósticos e elaboração de novas estratégias de negócios para as empresas do setor.

 

Também estão em construção os terminais de transferência de Gás Natural, que conta com dutos terrestres e marítimos. Com estes investimentos, a produção do gás natural deve crescer em 55% nos próximos 10 anos.

 

Quanto ganha o engenheiro de petróleo?

Os salários iniciais para um Engenheiro de Petróleo estão em torno de R$ 4300. Na Unit, o estudante conta com uma rede de empresas conveniadas, que facilitam a entrada no mercado de trabalho por meio de estágios.

 

POSTS RELACIONADOS

emec