emec

O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação

Tem curiosidade em saber mais sobre a profissão de TI e suas funções? Confira essas informações que foram reunidas para você.


Tecnologia da Informação é a área de formação que  possui profissionais voltados aos sistemas da gerência de dados, bem como recursos para mantê-los e analisá-los: computadores, softwares e muito mais.  

Como é a profissão do graduado em Tecnologia da Informação

Já se perguntou qual a função de um profissional de TI? Há muitas responsabilidades, cargos e nichos diferentes na área de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação ou, popularmente conhecido por TI.

O profissional dessa área é responsável por gerenciar todos os dados de fontes internas e externas de uma empresa e compilando em softwares, sites ou bancos de dados.

Capazes de gerir sistemas computacionais, e apoiar a logística de trabalho de toda empresa prestando apoio, elaborando e  gerindo os seus sistemas.

Esses conjuntos de operações são realizados através de uma combinação de equipamentos,como:

  • Hardware: PCs, notebooks, smartphones, tablets e também equipamentos de redes e entre outros.
  • Software: Sistemas operacionais, aplicativos, protocolos de comunicação, antivírus, soluções de ERP e entre outros.

Assim as informações relevantes serão agrupadas e acessadas de forma prática para que outros profissionais da corporação possam ter acesso.

Como você pode ver, é uma área extensa. O profissional de TI consegue encontrar oportunidades em diversos segmentos do mercado. No operacional à gestão e na tecnologia se encontra muito mais presente do que você imagina.

Com as mudanças na rotina de trabalho atual, desencadeou uma adoção em massa da tecnologia nos últimos anos, para facilitar de forma prática o cotidiano de qualquer empresa.

Mercado de trabalho engenheiro de computação

A importância da tecnologia para o crescimento da profissão 

Com o aumento da integração digital e do aumento do fluxo e otimização de trabalho, nós dependemos muito mais de ferramentas e processos digitais do que antes — mesmo que percebamos, ou não.

A tecnologia vem sendo essencial para manter uma equipe de trabalho unida e engajada  para garantir um trabalho automatizado, que integre toda empresa e mantenha todos os setores trabalhando uniformemente.

Por outro lado, empresas varejistas que buscam se firmar no mercado digital enfrentaram dificuldades de adequação aos processos e necessidades em torno da manutenção de um e-commerce ou loja virtual.

O maior desafio para todos é a adequação de múltiplas rotinas e fluxos de trabalho à tecnologia. A competitividade no meio digital depende da automação de processos — e isso demandou alta capacitação por parte dos profissionais envolvidos nessa mudança.

Neste aspecto, o profissional de TI foi e continua sendo o protagonista nessas novas mudanças provocadas pela tecnologia, se tornando cada vez mais essencial na elaboração e execução de uma integração digital. 

Para ser feita uma mudança desse caráter, são necessárias diversas estruturas e organizações, com planejamento eficiente — uma competência essencial a esse profissional.

Principais atividades do profissional de TI

Para operarem com vendas pela internet, que cresceram mais de 21% ao longo de 2021 e continuam a crescer, empresas necessitam de bancos de dados, manutenção de softwares e organização de um fluxo operacional baseado nas plataformas de e-commerce; ERP, CRM e de loja virtual.

São profissionais altamente indispensáveis para o novo método de obter lucros em vendas. Como, em 2022, a alta do e-commerce ainda não deu sinais de diminuir e a tendência é integrar completamente serviços e produtos ao ambiente digital, a capacitação profissional é um diferencial.

Antes, os profissionais de TI restringiam-se ao suporte técnico em hardware — uma função um tanto antiquada e mais popularizada pela terceirização de infraestrutura: Cloud Computing foi se tornando muito útil e conveniente às empresas.

Uma solução digital, que permite o armazenamento de um banco de dados com infraestrutura remota dedicada, o Cloud Computing emprega redes de computadores como um serviço; dedicação ao hardware é uma função integral dos profissionais desse setor.

Cada vez mais, a tendência do setor de TI se direciona à atenção ao software para plataformas de integração. O hardware é necessário, porém facilmente adquirido via empresas que oferecem hospedagem de dados e sistemas de terceiros.

Hoje, é muito comum que empresas direcionem os trabalhadores a operar na sua rotina através de plataformas que executem a gestão automatizada de dados e transações, fazendo o TI essencial para o fluxo de rotina de setores antes pouco tocados pela tecnologia.

Com esse tipo de integração, o operacional da empresa pode entrar em contato direto com os dados de logística, vendas e gestão — e isso também é retroativo aos outros setores. 

Áreas de atuação do profissional de TI

  • Desenvolvimento de Softwares (PC/Mac ou Mobile)
  • Suporte Técnico
  • Administração de Redes e Sistemas Internos
  • Cloud Computing
  • Segurança Digital

É preciso buscar o melhor na formação em Tecnologia da Informação!

Se você busca um curso atualizado na demanda profissional voltada para a integração da tecnologia na nossa rotina de trabalho, precisa conhecer o bacharelado em Sistemas de Informação pela Unit!

Com apoio das plataformas acadêmicas da Microsoft, Amazon, Red Hat, Google for Education e Cisco, a Unit dispõe de uma grade ainda mais adaptada para a elaboração de soluções digitais. 

Além do curso de Sistemas de informação, para ingressar nessa área pode-se qualificar também em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Ciência da Computação, ambas voltadas para tecnologia para ensinar os processos de desenvolver e analisar a implementação de sistemas. A fim de saber meios para manusear as funções da área de TI.

Tendo em vista a constante busca por essa finalidade, empresas de porte variado têm buscado por graduados no ramo da tecnologia que são adaptados ao trabalho com plataformas digitais para integração de serviços. 

Quer saber mais sobre a área de tecnologia da informação? 

Se quiser saber mais sobre a área, cursos e muito mais detalhes, baixe nosso e-book sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e descubra curiosidade sobre a carreira, a rotina de trabalho ou remuneração desse profissional!

capa-ebook-ciencia-da-computacao

Quer saber como é o curso de Ciência da Computação?

Acesse o eBook e descubra agora mesmo. Você também irá conhecer as áreas de atuação e saber como anda o seu mercado de trabalho.

POSTS RELACIONADOS