Estágio em Odontologia: saiba como funciona e como conseguir

Invista na sua carreira de Odontologia com um estágio. Conheça as principais oportunidades disponíveis e adquira experiência prática na área para se destacar


O estágio em Odontologia é uma parte importante da formação de todo profissional. Descubra aqui como funciona, além de dicas valiosas para obter o seu estágio!

O mercado de trabalho para a área de Odontologia no Brasil oferece boas oportunidades de trabalho e remuneração para os profissionais que se dedicam, buscam especializações e se mantêm atualizados com as tendências da área. 

Alguns especialidades da Odontologia se destacam pela alta demanda por profissionais em todas as regiões do país. Esse é o caso da implantodontia, ortodontia, periodontia e estética que possuem muita procura e entregam altas remunerações.

Segundo dados da Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho, o salário médio de um dentista no Brasil é de R$ 5.802,00, podendo chegar a R$ 15.000,00!

E para iniciar da melhor forma a carreira, o estágio em Odontologia é fundamental para obter a melhor experiência durante a formação no curso de graduação.

Como funciona o estágio em Odontologia 

O estágio permite que o aluno vivencie na prática os conhecimentos adquiridos no curso e aprenda com a experiência de profissionais competentes. Ele pode ser realizado em diferentes ambientes, como consultórios particulares, clínicas odontológicas, entre outros.

Durante o estágio, o estudante terá oportunidade de observar e participar de procedimentos odontológicos diversos, auxiliando o dentista profissional em uma série de atividades do cotidiano odontológico.

Na verdade, o estágio em Odontologia é uma etapa fundamental na formação do estudante, pois permite a aplicação dos conhecimentos teóricos, na prática, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o exercício da profissão.H

Mas, entrando em detalhes, dentre as atividades mais comuns desenvolvidas no estágio em Odontologia, destacam-se: 

  • Auxiliar no atendimento ao paciente; 
  • Preparar o ambiente e materiais para os procedimentos;
  • Realizar procedimentos simples sob supervisão do dentista responsável;
  • Elaborar prontuários e relatórios; 
  • Outras atividades que variam de acordo com a área de atuação.

As áreas da Odontologia são diversas e o estágio oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer diferentes especialidades antes de decidir qual irá seguir em sua carreira profissional. Entre as áreas de estágio mais comuns estão:

  • Clínica geral: abrange diversos tratamentos odontológicos, como restaurações, extrações, limpezas, entre outros.
  • Ortodontia: especialidade responsável por corrigir a posição dos dentes e dos maxilares, utilizando aparelhos fixos ou móveis.
  • Periodontia: cuida da saúde das gengivas e dos tecidos de suporte dos dentes.
  • Endodontia: especialidade que trata das lesões da polpa dentária e dos canais radiculares.
  • Odontopediatria: área que se dedica ao tratamento odontológico de crianças e adolescentes.
  • Cirurgia: envolve a realização de procedimentos cirúrgicos em diferentes regiões da boca.
  • Implantodontia: realiza a colocação de implantes dentários para substituir dentes perdidos.

Quanto tempo dura o estágio em Odontologia

alunos realizando estágio em odontologia

O período de duração do estágio varia de acordo como é a faculdade de Odontologia e a legislação vigente em cada estado. Geralmente, as faculdades exigem entre 400 e 800 horas de estágio para a conclusão do curso e essa carga horária é equivalente a uma média de 1 a 2 anos de estágio em Odontologia.

No entanto, é importante destacar que o estágio não precisa se limitar apenas ao período mínimo exigido pela instituição de ensino. 

O estudante pode e deve buscar oportunidades de estágio em diferentes áreas ao longo de sua formação, a fim de ampliar seus conhecimentos e vivenciar experiências diversas. Assim, ficará mais fácil definir qual especialidade irá seguir carreira profissional.

Dicas para conseguir estágio em Odontologia

Como visto, o estágio é essencial para uma boa formação na faculdade de Odontologia. Embora existam muitas oportunidades, é importante saber o que fazer para se destacar e conseguir a vaga que deseja. Confira dicas para facilitar esse processo:

Pesquise constantemente

Periodicamente, busque por clínicas e consultórios odontológicos em sua região para entrar em contato e verificar se possuem oportunidades de estágio em aberto no momento.

Networking

Aproveite a participação em eventos, palestras e congressos da área para conhecer profissionais e estabelecer novos contatos! Com uma boa rede de contatos profissionais, ficará mais fácil saber as oportunidades que surgirem. 

Convênios da faculdade de Odontologia

Muitas instituições de ensino possuem parcerias com clínicas e consultórios odontológicos para fornecer oportunidades de estágio aos estudantes. Confira se a sua faculdade possui algum convênio e veja como participar.

Currículo

O currículo é o seu cartão de visita e a primeira impressão que o empregador terá sobre você. Portanto, é importante manter ele atualizado e atrativo para o mercado, destacando suas habilidades, experiências e cursos extracurriculares.

Motivação

Durante uma entrevista de emprego, é fundamental causar uma boa impressão! Por isso, demonstre interesse, comprometimento e entusiasmo com a possibilidade de fazer um estágio em Odontologia naquele local.

Como é o início de carreira de um dentista

Ao se formar em Odontologia e obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Odontologia da sua região, o dentista pode optar por trabalhar em clínicas, consultórios particulares, hospitais, serviços públicos de saúde ou seguir a carreira acadêmica. 

Nos primeiros anos de carreira, é comum que o dentista atue como profissional generalista, atendendo pacientes com diferentes demandas odontológicas e então, com o passar do tempo e mais experiência, se especialize em áreas específicas do seu interesse.

Assim, para se destacar no mercado de trabalho, é fundamental que o profissional invista em cursos de atualização prática e tecnológica, acompanhando as novidades e tendências da área. 

Tudo começa com uma formação de excelência em uma instituição de ensino respeitada e de qualidade reconhecida. Confira a nossa página da faculdade de Odontologia e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso!

Como surgiu o EAD

Odontólogo: como é a profissão, onde estudar e mais!

Como funciona o Mercado de trabalho para Ciências Contábeis

POSTS RELACIONADOS

emec