Gestão Ambiental: perspectiva, oportunidades e mais!

Para uma sociedade estar bem, é necessário estar em harmonia com o meio ambiente. O Gestor Ambiental é o agente que cuidará disso.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Union+Webster, 87% da população brasileira está optando por produtos ou serviços de empresas sustentáveis. Este dado demonstra o quanto a população tem se conscientizado a respeito do meio ambiente e buscando meios de menor impacto. 

Desse modo, o mercado de trabalho voltado à Gestão Ambiental tem grande potencialidade de crescimento, pois são esses profissionais que vão ajudar empresas e órgãos públicos a buscar formas de utilizar a natureza sem prejudicá-la.  

Como o próprio nome sugere, o Gestor Ambiental será o responsável por administrar ações que envolvem o meio ambiente, avaliando as melhores alternativas que visem o cuidado e preservação da natureza.

Também vão atuar para encontrar meios onde o produto ou serviço não deixe de ser realizado, mas que possam ser feitos de maneira sustentável e respeitosa.

Como está o mercado de trabalho em Gestão Ambiental

Hoje em dia, existe uma grande quantidade de concursos públicos voltados a essa área. Isso acontece graças a necessidade de atuação desses profissionais em órgãos públicos, principalmente para o saneamento básico e despejo de resíduos, já que ambos devem acontecer de acordo com as normas de preservação. 

Muitas pessoas estão optando por uma alimentação mais saudável, sem agrotóxicos e orgânicas. Dessa forma, indústrias alimentícias estão contratando esses profissionais para ajudar nessa produção. 

Até mesmo indústrias de roupas e eletrodomésticos precisam da atuação desses profissionais, para que a produção ou despejo dos resíduos ocorra de maneira segura e sem prejudicar o meio ambiente. Por causa dessa onda de conscientização, o trabalho do Gestores Ambientais está sendo reconhecido e muitas empresas estão focando em contratações para essa área.

Gestão Ambiental

Quem se forma em Gestão Ambiental trabalha onde

À medida que o reconhecimento está subindo, seu espaço no mercado também, ou seja, hoje em dia é comum encontrar profissionais de Gestão Ambiental  em vários cenários. Conheça os principais:

  • Indústrias;
  • Empresas;
  • Órgãos Públicos.

Além disso, podem atuar prestando consultoria a centros de pesquisas voltados às questões ambientais. 

Principais áreas de atuação do Gestão Ambiental

A área de Gestão Ambiental é de suma importância para a sociedade. Ela executa a responsabilidade de verificar e implantar caminhos de preservação do meio ambiente. Conheça algumas áreas dessa profissão:

Certificação

Para as empresas serem portadoras do certificado “ISO 14000”, é necessário adaptar o processo de produção, emissão de poluentes e administração dos resíduos conforme o estabelecido pela a lei e pelas normas da International Organization for Standardization (ISO). 

Nesse sentido, o Gestor Ambiental vai promover mudanças necessárias para que a empresa tenha o certificado, ou seja, vai avaliar como está sendo a produção e o despejo de resíduos e implantar ações para manter a empresa adequada ao que a ISO pede. 

Recuperação de Áreas Degradadas

O Gestor também vai agir para diminuir áreas desmatadas ou contaminadas, através de investigações e projetos de recuperação da biodiversidade. Além disso, vai apresentar relatórios sobre a situação e criar programas que possam solucionar os problemas encontrados. 

Extração de Recursos Naturais

Muitas empresas precisam de matérias-primas advindas da natureza para a sua produção. Assim, o Gestor Ambiental vai acompanhar todo o processo, garantindo que sejam usadas técnicas que zelem pela preservação do  meio ambiente, como por exemplo, na extração segura de pedras, água, petróleo e minérios variados.

Elaboração de Políticas Públicas 

Em parceria com Órgãos Públicos, como ministérios e secretarias, o gestor ambiental vai coordenar uma equipe voltada para a definição de políticas públicas ao meio ambiente, atuando na sua preservação ou recuperação. Para atuar nesse meio, é necessário realizar concurso público.

Geoprocessamento

Neste ramo, o gestor ambiental vai analisar dados e informações geográficas coletadas para criar projetos de gerenciamento urbano, ocupação humana, redes de infraestrutura, entre outros. 

Perfil do profissional de Gestão Ambiental

O perfil do Gestor Ambiental é de alguém que se interessa por ciência e tem zelo pelo meio ambiente. Como é uma área preocupada com a preservação e recuperação da natureza, é vital que o gestor ambiental tenha afinidade e conhecimento da biodiversidade. 

É  responsabilidade do profissional proteger e assegurar a sua preservação, ou seja, observando como as empresas estão lidando com a sustentabilidade, além de atuar promovendo políticas, aos órgãos públicos, voltadas ao meio ambiente. Conheça outras características:

  • Liderança: Como vai lutar pelo cuidado do meio ambiente, tem que ser firme na sua proposta e ter uma visão ampla do assunto, estimulando sua equipe ou empresa contratada a seguir as orientações;
  • Comunicação: É sua função convencer sobre a importância da preservação do meio ambiente e como é essencial a empresa adotar certas práticas, dessa forma precisa saber se expressar e convencer;
  • Ética: Em todo trabalho é importante manter a ética, respeitando normas e agindo conforme a lei. 

Além disso, é importante estar se atualizando e se especializando para garantir crescimento e sucesso profissional.  

Curso de Gestão Ambiental da Unit 

O curso de Gestão Ambiental pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Com aulas voltadas a conhecimentos específicos da sua área como legislação ambiental, os estudantes terão contato com disciplinas de diversos setores, como:  

  • Estatística;
  • Administração;
  • Comunicação;
  • Planejamento Urbano.

Essas aulas são assistidas através da plataforma digital com aulas atualizadas. Além disso, o aluno tem a sua disposição materiais didáticos digitais, servindo como um aprofundamento dos conteúdos. Também tem a oportunidade de participar de videoconferências com os colegas e tutores. A fim de enriquecer ainda mais a sua experiência no formato EAD.

POSTS RELACIONADOS

emec