Mercado de trabalho e atuação para Designer Gráfico

Hoje em dia a marca de uma empresa resulta como vai ser aceita pelo público. Por isso é tão importante a atuação de um Designer Gráfico.


A carreira de Design gráfico é excelente para os profissionais que desejam atuar em vários segmentos. Já que qualquer empresa pode ter a atuação de um Designer Gráfico, porque são os responsáveis pelo cuidado da marca e seus recursos visuais, com a intenção de promover a marca ao mercado de acordo com os seus objetivos.

Contudo, estes profissionais podem trabalhar na modalidade freelancer prestando serviços para várias empresas. Além disso, tem a possibilidade de escolher atuar de forma remota, não sendo obrigados todo dia a cumprir carga horária presencialmente.

É notável que é uma área na qual oferece um leque de maneiras de atuação, assim facilitando aos seus profissionais se encaixarem no mercado e ganharem visibilidade.

A remuneração desses profissionais pode alcançar o teto salarial de R$8.116,85 dependendo da empresa e do nível de experiência do colaborador. Já a média salarial é de R$2.005,00.

Como está o mercado de trabalho para Designer Gráfico

Com o uso constante da internet várias dinâmicas foram surgindo, de tal forma que o visual ganhou cada vez mais importância. Com as mídias digitais se expandindo cada vez mais e com um maior número de usuários, muitas pessoas utilizam dela para promover a sua marca e imagem, até mesmo a pessoal. 

O Designer Gráfico é o responsável por estudar o mercado, produto, marca e até mesmo a pessoa que está contratando seus serviços, para apresentar algo autêntico e que seja capaz de demonstrar os principais aspectos. 

Desse modo, vários profissionais de Design Gráfico estão sendo contratados para elaborarem projetos que sejam capazes de atrair clientes e chamar atenção do público. Também é comum encontrar nas empresas setores de marketing que tenham designers gráficos para atender as demandas e necessidades da companhia. 

Não há dúvidas, que uma boa publicidade pode otimizar o ganho de uma empresa e promover mais a aceitação do público. Dessa forma, o Designer gráfico criará estratégias visuais e gráficas através dos seus serviços.

Nesse sentido, o mercado de trabalho para o profissional de Design Gráfico é bastante promissor, oferecendo várias formas de atuação e abrangendo diversos setores.

Quem se forma em Design Gráfico trabalha onde

É comum encontrar esses profissionais atuando em vários setores, já que muitos necessitam de divulgação para ganhar destaque e é imprescindível uma identidade visual para estabelecer uma marca.

Confira alguns dos segmentos:

  • Agências de publicidade;
  • Editoras;
  • Departamentos em empresas;
  • Emissoras de TV;
  • Empresas de embalagens;
  • Gráfica;
  • Produtoras de vídeos;
  • Empresas cinematográficas.

É evidente que o mercado de trabalho nesta área é vasto, possibilitando que os profissionais de Design Gráfico possam atuar no mercado sem se limitar somente a uma área.

Vale ressaltar que há aqueles que optam em trabalhar na modalidade autônoma, com mais flexibilidade e maior oportunidade de atender mais clientes.

Principais áreas de atuação do Designer Gráfico

Por ser uma carreira que pode ser vinculada a vários setores e ser usada como uma fonte para atrair novos clientes, é comum encontrar esses profissionais em quase todo negócio, sendo contratado ou como freelancer.

Muitos profissionais estão optando por oferecer seus serviços sem precisar se vincular a uma empresa e ser exclusivo dela. É uma maneira de atender um número maior de clientes, e elaborar mais projetos. Além de adquirir sua independência profissional.

Diante disso o número de vagas para esses funcionários cresce ainda mais, por causa da sua importância no mercado e como a sua atuação tem o poder de alavancar um negócio. Veja as principais atuações:

Design digital

Neste setor vai atuar na parte visual de plataformas e sites na internet, por exemplo blogs, e-commerce e redes sociais,projetando sua funcionalidade, estética e sua manutenção, levando em conta o visual no momento da programação para que possa oferecer aos seus usuários uma boa experiência.

Identidade Visual

Conhecida como branding sua funcionalidade é reunir questões da marca com estratégias visuais para atrair o público, também para determinar a autenticidade das suas ações. Através de logotipos, paletas de cores entre outros pontos que são levados em conta para atingir o objetivo esperado, sendo usados nos materiais da empresa, por exemplo cartões de visita.

Desenho de embalagens e produtos

O designer gráfico tem a possibilidade de atuar no ramo da indústria nos layouts criativos das embalagens ou dos produtos para chamar atenção dos consumidores, trazendo a marca como destaque. 

Designer de interface

Seu foco não será somente na programação técnica, sua maior preocupação é criar um contato do usuário mais atraente, por meio de uma observação do seu público, assim criando uma experiência de acordo com a personalidade deles. Dessa forma, as transições, layouts, botões e teclas tem um designer específico e são colocados conforme o comportamento do público que vai acessar.

Programação Visual

Neste ramo, a responsabilidade do designer é conseguir trazer uma mensagem através de um meio gráfico, levando em consideração as percepções dos usuários. Atuando diretamente com o marketing, para estabelecer uma logomarca, identidade visual e etc.

Perfil do profissional de Design Gráfico

O Designer Gráfico tem atributos singulares para sua profissão. Por ser uma das profissões que promove o convencimento, grandes aspectos devem ser levados em conta no momento de elaborar um projeto. Por isso, é necessário que o profissional seja capaz de desenvolver habilidades específicas, capazes de contribuir com sua rotina profissional. De tal maneira, que os seus projetos sejam autênticos e inovadores.

Dessa forma, o profissional precisa ter uma visão aguçada unida com a criatividade, para que possa enxergar o que é necessário para impactar o público, utilizando da sua criatividade para tornar seus serviços originais.

O domínio da tecnologia é um diferencial para que o profissional possa otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade, já que  seu trabalho é desenvolvido com o auxílio de artefatos tecnológicos.

Curso de Design Gráfico da Unit

O curso de Design Gráfico pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial, que é uma das universidades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Com professores aptos para ministrarem aulas das matérias que são exigidas para o curso de Designer Gráfico, conheça algumas:

  • Comunicação e Linguagem visual;
  • Design para Mídias Digitais e Impressas;
  • Comportamento do Consumidor.

À proporção que o aluno ganhará mais aprendizado e técnicas que vão contribuir na sua rotina profissional, assim conseguirá ocupar os melhores cargos no mercado.

POSTS RELACIONADOS

emec