Mercado de trabalho para Psicologia: Atuação, perfil e mais!

A saúde mental e emocional é um dos cuidados que os seres humanos estão atentos, pois é importante para a realização de qualquer atividade.


A psicologia é uma área da saúde, focada no emocional e mental do indivíduo. Seu principal objetivo é proporcionar formas de viver uma vida mais leve, equilibrada e tranquila, sabendo enfrentar com maturidade os desafios.

A psicologia se mostra como um meio eficaz de evitar que certos aspectos se tornem recorrentes, já que é responsável por oferecer, através dos atendimentos especializados, estratégias eficazes para que o indivíduo supere traumas. 

Hoje em dia é comum encontrar esses profissionais atuando em equipes médicas de uma empresa. Além disso, também é possível encontrar psicólogos em escolas, faculdades e ambientes educacionais. 

Dessa forma, a formação em psicologia torna-se uma das mais desejadas, uma vez que pode ocupar vários espaços dentro da sociedade, o que garante um alto índice de empregabilidade.

Como está o mercado de trabalho em Psicologia

O mercado de trabalho para esses profissionais potencializou ainda mais após a pandemia, pois grande parte da população começou a reconhecer que necessita dos cuidados de um psicólogo. 

Aliado a isso, muitas empresas começaram a enxergar a importância do profissional da área para atuar em cenários como recrutamento e seleção de um time, aconselhamento da carreira e,  até mesmo, no desenvolvimento de campanhas, entre outras atividades.

Outro fator que está destacando a psicologia é o meio digital, já que muitos profissionais estão utilizando a rede social para apresentar seu trabalho e tirar dúvidas. Essa é uma ótima maneira para expandir ainda mais a profissão, alcançando um público maior que pode tornar-se a vir, consequentemente, pacientes.

Outro ponto positivo que a profissão trouxe para a profissão é o surgimento dos atendimentos on-line, que tem possibilitado  aos psicólogos atenderem pacientes de diversos lugares.

Nesse sentido, não existem mais barreiras para que aconteça um atendimento psicológico, o que  colabora para o crescimento e reconhecimento da profissão.

Quem se forma em Psicologia trabalha onde

A relevância de um psicólogo em vários lugares está sendo cada vez mais notória e fundamental para ajudar um indivíduo ou equipe. Sua atuação pode ser em:

  • Consultórios;
  • Empresas;
  • Escolas;
  • Hospitais, etc. 

Os profissionais também podem atuar de forma autônoma em seus próprios consultórios ou atendendo on-line.  

Principais áreas de atuação do Psicologia

Ao decorrer do tempo a importância da psicoterapia está sendo mais visível e por isso os psicólogos estão ganhando mais espaço.

O psicólogo não é restringindo a só uma área de atuação, podendo atuar em alguns segmentos. Confira!

Psicologia Clínica 

É o ramo mais popular da profissão. Consiste  na aplicação de técnicas e abordagens psicoterapêuticas com a intenção de ajudar o paciente na resolução de um conflito ou transtornos mentais. Atualmente, muitas pessoas estão utilizando da Psicologia Clínica como um caminho para o autoconhecimento e inteligência emocional.

Psicologia social

O seu objetivo não é focar nos dilemas de somente um indivíduo. Aqui, a atuação é em grupos de apoio ou em ONGs, ajudando grupos a se entenderem para ter um convívio mais saudável. 

Psicologia Hospitalar

Uma das tendências de mais crescimento. Sua atuação é em hospitais colaborando com  equipe multidisciplinar,com a finalidade de contribuir com uma assistência psicológica a pacientes que vão passar por algum procedimento cirúrgico ou que estão em tratamentos de doenças crônicas. 

Nesses casos, os pacientes estão passando por um momento delicado e o estresse causado pela situação pode deixá-los frágeis e desanimados, portanto, o psicólogo vai criar estratégias que o ajudarão a passar por esses momentos com mais tranquilidade e confiança.

Psicologia Educacional ou Escolar

Nesta área, o psicólogo vai contribuir para que o aluno possa se desenvolver diante das suas dificuldades de aprendizagem. 

Assim, agirá conforme a necessidade do aluno e o avaliará, checando ainda se é necessário a ajuda de outro especialista, como um fonoaudiólogo, psicopedagogos, entre outros.

Psicologia Organizacional ou do trabalho

Ambientes corporativos estão contratando psicólogos para ajudar nos recrutamentos e até mesmo na inserção desses novos colaboradores na unidade. 

Além de se manterem atuantes para ajudar os colaboradores a criar um plano de carreira, baseado nas ofertas dadas pela empresa.

Perfil do profissional de Psicologia

O psicólogo é o profissional que tem a habilidade de compreender os dilemas humanos e ajudar os indivíduos a encontrar meios de resolvê-los. Diante disso, certos aspectos devem ser encontrados no psicólogo, para que de fato ofereça um atendimento qualificado e com resultados. Conheça algumas das principais características de um psicólogo:

  • Empatia: Se não tiver sensibilidade para compreender a dor do outro, o psicólogo não vai conseguir oferecer um bom atendimento. No entanto, a empatia deve ser praticada de forma racional e intencional, para não se envolver mais do que o necessário;
  • Ética: É crucial que o psicólogo aja com diplomacia, não polarizando situações e muito menos enxergando fatos com preconceitos;
  • Ser analítico: O psicólogo precisa enxergar a situação como um todo, não somente a fala do paciente. Para isso, sua atenção deve estar voltada aos gestos e expressões, ou seja, a comunicação não-verbal;
  • Boa comunicação: Através dos relatos do paciente e das suas colocações o psicólogo precisa comunicar e apontar o que foi notado e com a intenção de motivar o seu paciente a tomar uma decisão. 

Além dessas características, é importante gostar de ler, já que é uma profissão que requer muito estudo do comportamento humano. Acompanhar as mudanças da sociedade e acontecimentos que estão impactando a dinâmica de vida da população também é crucial.

Curso de Psicologia da Unit 

O curso de Psicologia pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial. A instituição  é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Dispõe de uma infraestrutura exemplar e moderna, como:

  • Sala Multimeios;
  • Laboratório de Dinâmica de grupo;
  • Clínica de Psicologia;
  • Laboratório Virtual;
  • Laboratório de Fisiologia e Anatomia;
  • Laboratório de Técnicas de Exames Psicológicos. 

Colaborando para o desenvolvimento da prática profissional, os estudantes têm a sua disposição a clínica de psicologia para a realização de estágios supervisionados, além das parcerias com instituições para o estágio curricular, tudo isso com orientação de professores qualificados.

Durante a graduação, os alunos terão contato com matérias que o ajudarão a se capacitar para exercer a profissão, como:

  • Psicopatologia;
  • Psicodiagnóstico;
  • Avaliação Psicológica;
  • Neuropsicologia;
  • Teorias e Sistemas em Psicologia: Psicanálise;

A Unit apresenta aos seus estudantes as mais variadas atualizações de conhecimento, os capacitando para ser psicólogos qualificados e reconhecidos em seu meio.

POSTS RELACIONADOS

emec