O mercado em expansão da Nutrição: Oportunidades e desafios para profissionais da área

Cuidar da alimentação ganhou grande atenção na sociedade graças aos diversos benefícios, por isso, é interessante conhecer o mercado de Nutrição. Acesse!


O nutricionista é o responsável por orientar os pacientes, através de avaliações para que possam ter uma boa alimentação.

Atualmente as pessoas estão mais preocupadas com a alimentação, ou seja, estão mais conscientizadas com a saúde do corpo, procurando um melhor condicionamento físico e qualidade de vida. 

Desse modo, o mercado de Nutrição está em crescimento, além disso,  por ser uma área que sua preocupação é o bem-estar das pessoas, pode ser encontrado em vários meios, como: indústrias, hospitais e até mesmo em restaurantes. 

Hoje em dia alguns restaurantes renomados buscam ajuda dos nutricionista para elaborar pratos mais saudáveis, nutritivos e que não deixem de ser saborosos.

Dessa forma, com tantas oportunidades de exercer a profissão, o nutricionista tem ocupado mais espaço no mercado e tornando uma das atuações com mais ascensão.

Com isso, a tendência é o aumento da visibilidade da área.

Como está o mercado de trabalho em Nutrição 

Já fazem alguns anos que a mídia tem colaborado para disseminar informações sobre o cuidado com o corpo, o que impacta positivamente no mercado de Nutrição.

Com isso,muitos dos nutricionistas estão usando o meio digital para propagar o seu trabalho e orientar as pessoas a procurar ajuda e melhorar os cuidados com a saúde. 

Dessa forma, os profissionais estão tendo mais oportunidade de chegar ao público e conquistá-los como futuros clientes.

Outro fator que está aumentando o número de empregabilidade dos nutricionistas é o grande volume de empresas contratando para auxiliar na reeducação alimentar dos seus colaboradores. 

Quem se forma em Nutrição trabalha onde

Os nutricionistas podem atuar em ambientes da rede privada ou pública. Na segunda opção, é através de concursos que possibilitam sua entrada em um cargo público. Conheça onde o nutricionista pode atuar:

  • Ambulatórios;
  • Postos de saúde;
  • Clínicas;
  • Indústria;
  • Hospitais, etc.

Além disso, o nutricionista pode optar pela modalidade autônoma, oferecendo consultorias aos seus clientes, sem necessariamente estar vinculado a uma organização.

Essa é uma ótima oportunidade de atuar na área com mais independência, juntamente com o auxílio das redes sociais, que são um dos mecanismos mais utilizados por esses profissionais autônomos, já que podem divulgar os seus serviços e alcançar o público com mais veemência.

Principais áreas de atuação do Nutrição

Nutrição é uma das áreas da Saúde que engloba vários segmentos, dessa forma, pode estar inserida em diversos tipos de atuação, como:

Indústria Alimentícia

O número de nutricionistas procurados para atuar nesta área cresce cada vez mais, pois são responsáveis por:

  • Observar a qualidade dos produtos;
  • Avaliar como está sendo o processamento de matéria-prima;
  • Contribuir com o marketing. 

Para entrar neste ramo é mais fácil se o nutricionista elaborar pesquisas em laboratórios e se manter atualizado nas preferências dos consumidores. 

Nutrição esportiva

Na modalidade esportiva, o nutricionista visa melhorar o condicionamento físico dos jogadores através da alimentação. Desse modo, vai elaborar um cardápio nutritivo, designado ao aumento de bons resultados. 

Nesta área, o nutricionista pode participar da instrução de uma equipe ou de somente um atleta.

Nutrição Coletiva 

Neste ramo, o profissional vai atuar focado em soluções para fatores que afetam a saúde, como obesidade.

Por isso, sua atuação é mais presente em ambulatórios, postos de saúde e clínicas médicas.

É mais aconselhável que os profissionais dessa área se especializem em um fator específico, pois aumentam as chances de crescimento profissional e, consequentemente, a procura.

Nutrição Clínica

Neste campo, o nutricionista atende pacientes com objetivos específicos, como:

  • Ganhar massa muscular;
  • Perder peso;
  • Ter uma alimentação equilibrada. 

Também atuando como um agente de orientação para os seguintes casos:

  • Doenças renais e Cardiovasculares;
  • Gastronomia Funcional;
  • Nutrição em Idosos;
  • Adultos;
  • Idade Escolar e Adolescência;
  • Recém-nascidos;
  • Gestação e Lactação.

Esses profissionais vão atuar principalmente em lugares de pronto atendimento, clínicas especializadas ou até mesmo consultórios particulares.

Nutrição comportamental 

O nutricionista vai atuar juntamente com um psicólogo, porque a reeducação alimentar vai ser baseada em vários aspectos, como:

  • Emocionais;
  • Culturais;
  • Familiares;
  • Sociais, etc. 

A atuação do nutricionista não é baseada em enxergar os alimentos somente com uma rede de nutrientes, mas sim abrangendo a memória e as sensações que eles podem proporcionar.

Perfil do profissional de Nutrição

Assim como todas as outras profissões, os nutricionistas também têm aspectos importantes nas características que contribuem para o seu desempenho profissional. 

Um nutricionista precisa conhecer todas propriedades dos alimentos mais utilizados pela população, por isso deve ter uma visão analítica para compreender como cada propriedade pode se comportar quando é misturada com outra. 

Além disso, quem tem interesse em ingressar no mercado de Nutrição, atuando diretamente como nutricionista, precisa ser bastante paciente e persistente, pois não são todos os pacientes que vão aceitar rapidamente realizar a dieta e seguir fielmente.

Criar estratégias para tornar a dieta algo confortável para o paciente será necessário, já que o ajudará a manter uma certa disciplina na sua alimentação.

Outro quesito importante para crescer na área é manter-se atualizado, já que constantemente várias novidades e mudanças na área nutritiva estão aparecendo.

É crucial que o nutricionista esteja estudando e avaliando as técnicas que serão necessárias aplicar em sua rotina de trabalho. 

Faculdade de Nutrição da Unit

A faculdade de Nutrição pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial.

A instituição é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Também está à disposição dos alunos uma biblioteca com os variados tipos de conhecimentos da área. Na Unit, os estudantes vão ter à disposição um complexo de atividades práticas, como:

  • Avaliação e semiologia nutricional;
  • Anatomia humana;
  • Biologia celular;
  • Parasitologia;
  • Fisiologia humana;
  • Bromatologia.

Com ambulatório destinado à nutrição e com atendimentos gratuitos à comunidade local, a Unit busca contribuir com as práticas dos estudantes e fornecer oportunidade e qualidade de vida à população da redondeza.

Saiba mais sobre nossa faculdade de Nutrição, e se for a carreira dos seus sonhos, não perca tempo, inscreva-se! 

POSTS RELACIONADOS

emec