Professor de Educação Física: atuação e tendências no mercado de trabalho

Atividades físicas são uma oportunidade de ter um bom condicionamento físico e aumentar a expectativa de vida. Acesse nosso blog e saiba mais!


O educador físico é um dos aliados para a promoção da saúde e também da estética, já que algumas pessoas o procuram com um desses objetivos.

Na promoção de saúde seu foco é proporcionar aos indivíduos uma série de atividades que possam proporcionar um estilo de vida melhor. Para isso é necessário desenvolver um olhar multidisciplinar para ter uma abordagem ampla.

Na estética é comum encontrá-los como personal trainer, planejando exercícios que modele o corpo do cliente e o ajudem a melhorar a autoestima. Nesse sentido, há várias maneiras de crescimento dessa área, uma vez que podem está atuando em diversos âmbitos e com objetivos específicos. 

No entanto, no final sempre o foco é melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida dos pacientes e oferecer mais segurança em si mesmo. Um dos benefícios que a prática do exercício pode gerar. 

Como está o mercado de trabalho em Educação Física

Com a pandemia a procura por esses profissionais aumentou ainda mais, visto que as pessoas ficaram isoladas e precisavam manter o corpo na ativa. Dessa forma, foram atrás dos educadores físicos para auxiliar a montar um cronograma de exercícios para enfrentar esse tempo que passariam somente em casa. 

Além disso, durante o covid o número de pessoas que o usou as redes sociais de forma ativa aumentou, por essa razão os profissionais de Educação Física aproveitaram o ensejo para promover informações e também dar dicas de exercícios. 

Dessa forma, usava isso como uma maneira de divulgar o seu trabalho e alcançar um público em potencial a se tornarem clientes. Não só a divulgação de informações na rede social foi benéfica para eles, mas também pessoas publicando sua rotina de exercícios. 

Através disso, estimula outras pessoas a fazer o mesmo, mostrando os resultados que fizeram muitas pessoas desejar também ficar daquela forma. 

Devido a todos esses fatores o mercado de Educação Física entrou em um processo de ascensão e as possibilidades de crescimento para os profissionais dessa área cresceu bastante. Além de ser possível traçar um plano de carreira de sucesso nesse campo. 

Quem se forma em Educação Física trabalha onde

Atualmente o número de informações relacionadas a saúde mental e física está chegando a uma grande parte da população, de tal forma que estão sendo conscientizados. 

Por essa razão os educadores físicos, estão atuando em diversos locais, tais como:

  • Academia;
  • Empresas;
  • Colônias de Férias;
  • Hospitais;
  • Clínicas;
  • Equipes de esportes.

Como também podem oferecer seu trabalho de forma autônoma, aumentando suas possibilidades de alcançar uma quantidade maior de clientes. 

Principais áreas de atuação de Educação Física

A Educação Física permite aos seus profissionais trabalhar de diversas formas, por ser uma área que abrange alguns fatores, desse modo permite uma maior atuação. Conheça algumas delas:

Ensino nas Escolas 

Para aqueles formados em Educação Física e desejam estar na sala de aula, sua formação desse curso deve ser em Licenciatura.

Desse modo, vão poder ministrar aulas no ensino básico, fundamental ou médio. Caso queira está inserido no superior, é preciso uma especialização, como uma pós graduação, mestrado ou doutorado. 

Na área do ensino visa através dos momentos em sala de aula, principalmente do ensino básico, mostrar aos alunos os motivos principais para estarem praticando uma atividade física.

Esporte

No esporte sua presença é imprescindível para melhorar o condicionamento físico do atleta, além de ajudar nas técnicas para o aperfeiçoamento de suas habilidades para as competições.

Além disso, muitos educadores físicos podem ter a chance de ocupar a posição de treinador.

Lazer

Nessa função de promover lazer é realizado como instrutores de exercícios em parques, monitores de colônia de férias.

Com a intenção de promover atividades recreativas e acompanhar a performance do público durante sua realização e além de proporcionar entretenimento.

Saúde 

Sendo instrutor de academia, desenvolve atividades para o seu paciente que busca perder peso ou ganhar, além de ajudar a fortalecer o músculo. 

Também pode estar inserido em uma equipe interdisciplinar que avalia o paciente e o orienta a treinamentos e cuidados com a saúde. 

Aliás, são importantes para pacientes que estão passando por um momento de reabilitação de acidente ou de doenças.

Ginástica Laboral

Muitas empresas estão contratando Educadores físico, sua gestão está se conscientizando da longa jornada de trabalho com movimentos repetitivos. 

A fim de diminuir o impacto dela nos seus profissionais, contrataram esses profissionais para atuar juntamente com outros profissionais. 

Sua responsabilidade é elaborar atividades simples que possam melhorar o condicionamento físico e ativar o músculo.

Perfil do profissional de Educação Física

O Educador Físico precisa ter certos aspectos que o ajudarão a exercer sua profissão com um bom desempenho e com resultados satisfatórios. 

Logo, o seu objetivo maior é entregar resultados, tanto aos pacientes quanto aos clientes. 

Veja uma das principais qualidades que esses profissionais devem ter:

  • Ser exemplo: A princípio não adianta nada motivar ao paciente ou cliente praticar exercícios, se a sua vida é toda desregulada. O melhor portfólio desses profissionais é uma vida saudável e de prática de exercícios;
  • Poder de Convencimento: Não são todos os que vão entender de cara a importância da atividade física, podem passar um bom tempo resistindo a cumprir o planejamento. Por essa razão, é relevante o educador manter um diálogo capaz de apresentar a importância de uma vida ativa;
  • Persistência: Juntamente com o poder de convencimento, esses profissionais precisam ter paciência com os seus clientes, porque muitos deles podem não pegar o ritmo já de cara ou no decorrer do tempo desistir. É crucial ser perseverante para motivar os seus alunos. 

Além disso, é importante estar atento às novidades da atividade física, como também a novas maneiras de praticá-la.

Design sem nome (2)

Curso de Educação Física da Unit 

O curso de Educação Física pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Com uma grade curricular voltada ao funcionamento do corpo e aos seus processos fisiológicos, com aulas das disciplinas cadastradas em uma plataforma digital (AVA).

Além de apostilas e questionários que servem como um meio de aumentar o aprendizado dos alunos e contribuir com o desenvolvimento de técnicas e habilidades.

POSTS RELACIONADOS

emec