Profissões do futuro: um guia para escolher a melhor opção

Explore as profissões do futuro e obtenha um guia valioso para escolher a melhor opção de carreira em um mundo em constante evolução


O avanço tecnológico tem feito surgir as chamadas “profissões do futuro”, carreiras que estão surgindo ou que já estão em vigor e que merecem notoriedade. Confira quais são!

O cenário profissional atual anda muito dinâmico, com mudanças tecnológicas e demandas do mercado que estão redefinindo as carreiras, criando as chamadas profissões do futuro.

Nesse contexto, tomar decisões inteligentes sobre carreira se tornou bem mais crucial do que antes.

Segundo uma pesquisa recente da World Economic Forum, serão criadas aproximadamente 97 milhões de novas vagas em áreas emergentes e transformadoras. O que inclui áreas que já estão em vigor no Brasil, mas que para muitos ainda são desconhecidas.

Diante desses números promissores, é imprescindível que profissionais e estudantes se mantenham atualizados sobre as tendências do mercado de trabalho para identificar as oportunidades promissoras.

Neste texto, abordaremos algumas dessas profissões do futuro, destacando as habilidades exigidas, as áreas de atuação em ascensão e como se preparar para trilhar um caminho de sucesso em um mundo em constante evolução.

Profissões do futuro

guia das profissões do futuro

Dentre as carreiras promissoras do futuro, existem cenários em várias áreas do conhecimento. Por isso, vamos separá-las para que possa identificar qual área mais combina com você:

Biológicas

  • Engenheiro de Bioprocessos: desenvolve processos industriais baseados em biotecnologia e bioengenharia (Curso indicado: Engenharia de Bioprocessos).

  • Nanomédico: aplica nanotecnologia em pesquisas médicas, diagnósticos e tratamentos inovadores (Curso indicado: Biomedicina e/ou Medicina com especialização em Nanomedicina).

Exatas

  • Engenheiro de Energias Renováveis: desenvolve soluções sustentáveis para produção e gestão de energia a partir de fontes renováveis (Curso indicado: Engenharia Elétrica e/ou Engenharia de Energias Renováveis).

  • Cientista de Dados em Saúde: analisa dados na área da saúde para identificar tendências, padrões e insights para o desenvolvimento de tratamentos e políticas de saúde (Curso indicado: Ciência de Dados com especialização em Saúde ou, apesar de não serem cursos de Exatas, Biomedicina e Medicina com especialização). 

  • Engenheiro Aeroespacial: projeta e desenvolve tecnologias para a indústria aeroespacial, como foguetes, satélites e aeronaves (Curso indicado: Engenharia Aeroespacial).

  • Especialista em Inteligência Artificial (IA): uma das profissões em alta já na atualidade, que desenvolve soluções baseadas em IA para aprimorar processos e criar produtos inovadores (Curso indicado: Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial).

  • Engenheiro de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR): cria experiências imersivas para aplicativos, jogos e treinamentos usando tecnologias de VR e AR (Curso indicado: Engenharia da Computação com especialização em VR e AR).

  • Cientista de Dados e Ética Digital: é possível que o cientista de dados seja uma das profissões do futuro mais importantes. Esse profissional analisa dados em geral e aplica a ética digital para garantir o uso responsável das informações e a proteção da privacidade (Curso indicado: Ciência de Dados com foco em Ética Digital).

  • Especialista em Cibersegurança: protege sistemas e dados contra ameaças digitais, desenvolvendo estratégias de segurança avançadas (Curso indicado: Segurança da Informação ou Ciência da Computação com especialização em Cibersegurança).

  • Designer de Experiência do Usuário (UX): cria interfaces e experiências digitais intuitivas e atraentes para os usuários (Curso indicado: Design Gráfico com foco em UX/UI).

Humanas

  • Analista de Dados: essa profissão do futuro é responsável pela coleta e análise de dados para auxiliar na tomada de decisões estratégicas em empresas e instituições (Curso indicado: Ciência de Dados, Análise de Sistemas ou Administração).

  • Gestor de Recursos Humanos 4.0: utiliza tecnologias avançadas para otimizar processos de recrutamento, treinamento e desenvolvimento de pessoal (Curso indicado: Gestão de Recursos Humanos ou Administração com ênfase em RH).

  • Psicólogo Virtual: realiza terapias e atendimentos psicológicos online, utilizando plataformas digitais (Curso indicado: Psicologia com especialização em atendimento virtual).

Quais são as faculdade do futuro?

Pensando nas carreiras mencionadas acima, há de se perguntar quais serão as formações responsáveis em produzir os profissionais. Algumas delas já existem e ainda ganharão maior importância; outras poderão surgir daqui a alguns anos:

  • Inteligência Artificial e Ciência de Dados: cursos que já existem e possuem demanda. É com eles que ocorre o aprendizado sobre máquina e análise de dados para atender à crescente procura por tecnologias avançadas.

  • Economia Verde e Sustentabilidade: o que hoje é compreendido em parte pela Engenharia Ambiental, capacitaria profissionais para promover o desenvolvimento econômico alinhado com a preservação ambiental e práticas sustentáveis.

  • Gestão da Experiência do Cliente (Customer Experience): prepara especialistas em proporcionar experiências memoráveis e personalizadas para os clientes, impulsionando o sucesso das empresas.

  • Cibersegurança e Proteção de Dados: já em vigor, oferece conhecimentos essenciais para combater ameaças digitais e garantir a segurança dos sistemas e informações. O que hoje possui enorme importância dada a informatização de praticamente tudo.

  • Engenharia Biomédica e Nanomedicina: aborda avanços tecnológicos na Medicina, combinando Engenharia e ciências da saúde para criar soluções inovadoras.

  • Gestão de Projetos Ágeis: ensina metodologias de gestão ágil, permitindo maior flexibilidade e eficiência na execução de projetos em diversas áreas.

  • Psicologia Organizacional e do Trabalho Remoto: explora a adaptação das relações de trabalho em ambientes virtuais, visando o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.

Esses cursos podemos chamar de emergentes, pois refletem tendências e desafios do mundo atual, preparando os estudantes para ocupar as profissões do futuro.

Não deixe de conferir agora a nossa página de cursos de graduação e comece quanto antes a se preparar para as oportunidades profissionais que estão surgindo a todo o momento!

 

Algo poderoso

Conte mais para o leitor

O título e o subtítulo contam para nós o que você está oferecendoe o título do formulário confirma. Aqui, você pode explicar por que sua oferta é tão boa que vale a pena preencher um formulário por ela.

Lembre-se:

  • Marcadores são ótimos
  • Para explicar os beneícios e
  • Transformar visitantes em leads.

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec