emec

Saiba como criar um currículo pelo celular!

Saiba como montar um bom currículo e inserir informações essenciais, tudo pelo seu celular e muito rápido!


Essencial para quem está a procura de estágios e empregos, o currículo é um resumo de tudo que faz parte da formação do indivíduo: o que ele estudou, participou ativamente ou atividades gratificantes que exerceu profissionalmente durante sua vida.

O seu perfil profissional e o seu perfil comportamental precisam ser descritos no currículo,  alguns dados pessoais, como nome completo, idade, gênero com qual se identifica, moradia, dados para contato, etc. Assim, é importante lembrar ou juntar todas as informações necessárias. 

Aliás, você aprenderá a fazer um currículo substancial diretamente do celular usando aplicativos, e sem precisar de um computador. 

Primeiro passo: O que deve ter no meu currículo?

Saber o que inserir e o que deixar de fora do currículo é primordial para se apresentar como uma pessoa capaz de descrever a si mesma e mostrar quais são seus objetivos profissionais. 

Outras informações importantes para se inserir em um  currículo são: conquistas profissionais, formações, perfil comportamental, como por exemplo as soft skills e hard skills.

Além desses dois tipos de informação, é preciso inserir nome completo e uma seção para suas formações — contendo datas, nome das instituições de ensino e detalhes sobre o curso, bem como qual a formação.

Essas são as informações essenciais a serem inseridas. Um complemento interessante, principalmente para os jovens, é o de uma seção para destacar seus objetivos de vida. Não estamos falando sobre “viajar para o exterior” — isso é muito vago.

Dê preferência a um sonho: um objetivo a longo prazo, de caráter profissional ou estudantil, que valha como uma experiência intelectual construtiva ou financeiramente atrativa para a carreira.

Um ótimo exemplo, tanto para jovens quanto adultos, é o de realizar uma pós-graduação em uma instituição renomada. É um objetivo altamente fruitivo na aquisição de conhecimento, agrega valor ao trabalho do profissional e destaca o indivíduo dos demais profissionais de sua idade.

Além disso, esse tipo de curso direciona a formação de concepção de seus entrevistadores: nossas formações traçam nossa trajetória intelectual junto à profissional, e um mestrado ou doutorado são uma prova da resiliência em defender aquilo pelo que se trabalha.

Sendo assim, dê prioridade para destacar boas formações e deixar muito bem expressas as minúcias e pormenores daquilo que foi exercido durante a sua pós-graduação. 

 

Como montar um currículo sem experiência profissional? Caso seja jovem, o que seria relevante?

Aprendizados extracurriculares — como idiomas, etc — até mesmo esportes ou cursos de arte são relevantes a um currículo de pessoas muito jovens. Denotam o tipo de comportamento e foco intelectual de alguém no momento inicial do seu crescimento.

Aqueles que buscam uma oportunidade como jovem aprendiz devem considerar incluir atividades que mostrem afinco pelo engajamento, pensamento criativo, inovação, tecnologia e muitas outras características pertinentes a áreas específicas.

Cursos complementares, como os citados acima, ou um ensino médio técnico são ótimas atividades a serem destacadas: denotam um apreço pela construção de experiências mais complexas durante a própria vivência.  

Segundo passo: como fazer um currículo pelo celular?

Dissemos que o passo anterior era o mais complexo porque, graças à tecnologia, é possível criar arquivos de texto e imagem de um celular de maneira muito descomplicada.

Há opções variadas de se fazer isso. Uma delas é através dos recursos da Google. 

Com o Google Docs é possível criar documentos de texto diretamente do celular. Você pode utilizar essa ferramenta para separar e categorizar informações necessárias e, então, editar um currículo básico em formato de texto corrido.

Porém, essa é uma opção básica — ela pode ser melhor aproveitada caso exista o interesse em  organizar de maneira clara e objetiva. Um ótimo currículo também passa uma noção de organização. Por isso, é preciso criar um que atenda às expectativas do recrutador.

Um currículo  apenas em texto é considerado muito rústico, básico, mas não que seja ruim, existem setores que ainda preferem esse modelo de currículo. Portanto, pense em utilizar a tecnologia disponível em aplicativos mais dedicados a um currículo agradável, com aspecto profissional.

Para isso, é possível utilizar alguns aplicativos intuitivos e gratuitos, com funcionalidades muito robustas para sua facilidade de acesso. Recomendamos o uso de um deles, em específico, por conter diversas funcionalidades muito úteis para o smartphone.

O Canva, que já estava disponível em versão desktop, também possui um aplicativo para smartphones. Disponível para ambas as plataformas (iOS e Android), é uma excelente pedida para criar um currículo estilizado e completo.

Ele permite criar arquivos de imagem, onde possibilita a inserção de outras figuras geométricas, caixas de texto, imagens via upload do próprio dispositivo (para inserir uma foto) e muito mais.

Uma das funcionalidades padrão do Canva é a possibilidade de criar um documento a partir de um modelo padronizado — e, ainda por cima, há um tipo de modelo específico para currículos.

Criar o seu através do app é muito simples: se já tiver organizado suas informações, basta substituir ou inserir caixas de texto no modelo (conforme necessário), copiar o seu conteúdo nas mesmas e ajustar o tamanho do bloco para a dimensão do seu currículo.

Utilize-o. É um aplicativo que possibilita compartilhar o arquivo virtual e diretamente, em diversos formatos, desde o PNG ou PDF, via DropBox ou e-mail — econômico à memória do seu aparelho!

POSTS RELACIONADOS