Trader de Investimentos: atuação, mercado de trabalho e mais!

A bolsa de valores é uma boa oportunidade de otimizar os investimentos. Descubra o mundo do trade de investimentos e como ganhar dinheiro.


A economia é um dos principais agentes da sociedade e profissões que são totalmente ligadas ao gerenciamento dela, têm sempre grandes chances de sucesso. Uma delas é o Trader de Investimentos, profissionais que lidam com operações financeiras, principalmente de curto prazo, na bolsa de valores. 

Basicamente, sua atuação está centrada na procura de alternativas para ganhar rentabilidade na bolsa, ou seja, ganhar mais lucro. Muitas empresas voltadas ao aumento das suas ações ou expansão das vendas têm setores qualificados para isso.

Portanto, há departamentos responsáveis por promover suas ações e comprar de outras empresas também. Além disso, com o crescimento desse mercado,  algumas empresas estão voltando seu foco exclusivamente a esse tipo de serviço.

Como está o mercado de trabalho em Trade de Investimentos

Com a expansão das mídias digitais e o uso constante de usuários nas redes sociais, muitos Traders de Investimentos encontraram a ocasião correta para divulgar os seus serviços.

Além disso, se tornou o ambiente propício para influenciar pessoas a entrarem na onda do investimento, já que muitas não sabem como investir nem por onde começar. Dessa forma, o trabalho dos profissionais especializados é crucial. 

Por isso, para  aqueles que têm afinidade com o mundo econômico, é uma excelente oportunidade de sair do tradicional e ousar em algo novo, moderno e com grandes chances de crescimento.

Trader de Investimentos

Quem se forma em Trade de Investimentos trabalha onde

Os Trader de Investimentos são os profissionais que mexem diretamente com a economia ou que a utilizam para realizar investimentos em diferentes cenários e para diversos públicos, como:

  • Empresas;
  • Pessoas físicas;
  • Autônomo.

Na modalidade autônomo, pode ser através de investimentos com o seu próprio capital e com consultorias para outras pessoas ou empresas, usando do capital do outro para investir e ganhando por meio de porcentagem

Principais áreas de atuação do Trade de Investimentos 

O Trader de Investimentos pode atuar de algumas formas no mercado financeiro, contribuindo com melhores possibilidades de aumentar o capital investido. Conheça as principais:

Trader autônomo

Nessa especialização, o Trader vai operar seu próprio capital, seguindo um planejamento criado por ele e com objetivos focados somente em sua rentabilidade. Nesse sentido, vai usar o dinheiro dos seus investimentos e aplicar na bolsa de valores, através de estudos, técnicas e estratégias que o possibilitem alcançar um bom resultado. 

Para atuar nesta área, é crucial entender o seu tipo de Trader, ou seja, qual é o que mais prevalece no momento em que você está investindo. A partir daí, deve se aprofundar mais e buscar conhecimento para ter sucesso nas suas aplicações, evitando riscos exacerbados.

Atuar em instituições

Como foi dito, muitas empresas e organizações a fim de aumentar seus ganhos querem atuar na bolsa de valores. No entanto, não sabem como executar e por isso oferecem um setor para profissionais dessa área.

Nesse sentido, a responsabilidade do profissional é ficar atento como o mercado está se comportando de acordo com os interesses das empresas, assim conseguirá agir de maneira mais rápida e eficaz. 

Neste ramo, a responsabilidade acaba sendo bem maior, já que o profissional vai lidar com recursos da empresa e, por isso, deve ter cautela, organização e discernimento. 

Prestando consultoria

Seu maior objetivo será analisar e indicar a compra e venda de ativos de curto a longo prazo aos seus clientes. Sobretudo, segundo as normas da legislação brasileira, nenhum profissional pode apontar quais ativos devem ser comprados. 

Dessa forma, esses profissionais no momento de indicar, precisam deixar bem claro que não estão apontando o que devem ser comprados, somente estão apresentando alternativas de compra. 

A princípio, sua função de consultoria é ajudar os seus clientes a se desenvolverem no mercado e conseguir ter noção de como é o comportamento da economia.

Perfil do profissional de Trade de Investimentos

O Trader de Investimentos é visto no mercado como alguém bastante ousado e, na realidade, é mesmo. Isso acontece, principalmente, pelo fato da economia ser muito oscilante, ou seja, não tem como prever o que pode ocorrer daqui alguns segundos. 

Por isso, é crucial entender bem como a sociedade e o mercado estão se comportando e quais são as tendências mais permanentes. Confira outras características:

  • Observador: É preciso está sempre atento para não cometer erros e ter prejuízo, por essa razão, é necessário enxergar detalhes que outras pessoas não estão vendo;
  • Raciocínio lógico: Pensar rápido é importante para o Trader de Investimentos, pois suas ações devem ser ágeis, uma vez que o mercado muda a todo instante e é necessário estabelecer estratégias com assertividade. 
  • Afinidade com os números: A todo momento em sua função, o profissional vai estar de frente com números, sendo assim, é crucial possuir facilidade com exatas. 

Um fator determinante de sucesso para o Trader de Investimentos é a busca constante por especializações e novidades do mercado e da sociedade. A partir daí, conseguirá definir como serão seus próximos investimentos.

Curso de Trade de Investimentos da Unit 

O curso de Trader de Investimentos pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

A instituição disponibiliza, ao decorrer da graduação, disciplinas como

  •  Sistema Financeiro; Mercado de Capitais;
  •  Análise de Viabilidade;
  • Econômico-Financeira;
  • Precificação de Ativos;
  • Avaliação de Riscos;
  • Análise Técnica;
  • Análise Fundamentalista, etc.

Todo o acesso do aluno com os conteúdos acontece através de uma plataforma digital com aulas atualizadas, conhecida como AVA, ferramenta moderna e fácil de ser manuseada. Além disso, também tem a sua disposição materiais didáticos digitais atualizados, servindo de aprofundamento dos conteúdos aprendidos em sala de aula. 

O aluno só precisa ir ao polo da instituição para realizar as provas todo final de período.  Essa é uma forma de se organizar melhor para quando precisar comparecer presencialmente à instituição. Trazendo o benefício para o aluno de não precisar se locomover constantemente para a instituição, evitando gastos com a viagem. 

Além disso, a Unit oferece aos seus alunos a oportunidade de aprender o conteúdo por meio de videoconferências com os colegas e  tutores, aproximando os futuros colegas de profissão que, juntos, vão adquirir ainda mais aprendizados.  

POSTS RELACIONADOS

emec