Mercado de trabalho para Mídias Digitais

A mídia digital se tornou um campo de atuação, possibilitando aos seus profissionais crescimento e reconhecimento. Confira mais sobre o mercado de trabalho


A internet é um dos facilitadores para a propagação de informações e propagandas. Com isso, o  profissional de Mídias Digitais utiliza dos seus artefatos para focar na produção de conteúdos para o meio digital, sendo eles:

  • Sites;
  • Portais;
  • Redes Sociais;
  • Revistas;
  • Rádios;
  • Canais de TV Digital. 

Mas para oferecer bons conteúdos e interativos nesse meio é importante dominar o comportamento atual da sociedade, para produzir de acordo com o que interessa ao público-alvo.

Hoje em dia vários meios estão precisando da atuação desses profissionais, porque o meio digital é um meio de conquistar ao público, em uma publicidade quando é usada um conteúdo interligando com a propaganda, estimula mais o consumidor. Porque além de consumir o conteúdo oferecido no final vai ser influenciado a adquirir ou se comportar conforme o que foi enfatizado no conteúdo. 

Ao decorrer do tempo essa profissão vai ser destaque e suas funções serão imprescindíveis em qualquer departamento, por ser considerada uma das profissões do futuro.

Como está o mercado de trabalho em Mídias Digitais

As profissões ligadas à tecnologia e, principalmente, a internet, têm grandes perspectivas de crescimento. De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional, realizada pelo Governo Federal, apontou que 65,6 milhões de domicílios são conectados à internet, superando a quantidade de 2019, que foi aproximadamente 5,8 milhões.

A partir desse dado é notável como o crescimento dos domicílios que fazem o uso da internet está em alta. 

Com isso, a população tem passado mais tempo nos meios digitais, por essa razão, tornando-se  o melhor meio para influenciar e convencer  pessoas. 

Logo que o seu contato com as pessoas está sendo mais baseado por intermédio das redes sociais do que com o contato direto. 

Nesse sentido, várias empresas e principalmente do setor de marketing de qualquer segmento estão buscando os profissionais de mídias digitais para proporcionar conteúdos interessantes para o seu público.

Quem se forma em Mídias Digitais trabalha onde

Os profissionais de Mídia Digital podem  oferecer seus serviços para empresas privadas ou organizações públicas que usam o meio digital para propagação de informações. Confira onde o social media, pode estar:

  • Agências de publicidade;
  • Departamento de Marketing;
  • Assessoria a pessoas públicas;
  • Órgãos do Governo. 

É muito comum profissionais desse ramo trabalharem de forma autônoma, já que preferem trabalhar em Home office, controlando sua rotina e comandando os seus horários.

Principais áreas de atuação de Mídias Digitais

Os profissionais que atuam na mídia digital podem usá-la para diversos fins e trabalhar de acordo com o seu propósito. Confira algumas possibilidades de atuação: 

Redes Sociais

Esses profissionais podem atuar nas criações de redes sociais, por exemplo, planejando e realizando a gestão da comunicação. Também podem usá-la como um meio para o marketing digital, promovendo propaganda e conteúdos.

Edição de texto

Neste ramo, são os responsáveis pela criação de textos e hipertextos para sites, blogs, portais e redes sociais ou qualquer meio digital. 

Muitos deles estão à frente de uma equipe responsável pelos textos ou também fazendo parte de alguma equipe multidisciplinar. Vale ressaltar que para trabalhar nessa área, é importante dominar as regras da língua portuguesa..

Edição de som 

Neste ramo, sua dedicação é voltada para a edição de vídeo, inserindo músicas, diálogos ou até mesmo vinheta, tudo isso de acordo com o intuito do conteúdo. A intenção por trás disso é  torná-lo mais atrativo, fazendo a junção da imagem com o som.

Tecnologia da mídia

Já nessa área, o profissional de mídia digital precisa ter afinidade com a tecnologia de uma forma mais profunda, já que vai manusear  equipamentos e softwares, definindo e acompanhando a instalação deles.

Computação Gráfica 

Nesta área, pode trabalhar na criação de interfaces para  cinema, músicas digitais, TV, jogos eletrônicos etc. 

É importante saber manusear sistemas computacionais e softwares, a fim de  entender a linguagem computacional e exercer com maestria sua função. 

Designer Digital

Neste setor, vai coordenar equipes de designers, desenhistas, ilustradores, diagramadores para desenhos de sites.

Seu foco estará voltado  em criar um visual equilibrado da composição dos textos e imagens. Para isso,é preciso ter conhecimento das ferramentas de computação gráfica.

Perfil do profissional de Mídias Digitais

O profissional dessa área é sem dúvidas alguém com muita criatividade e autenticidade, porque é através do que produz que poderá chamar atenção do público. Ele precisa usar essas características a seu favor:

  • Comunicação: Saber comunicar de forma clara através da escrita ou de imagem o que o cliente deve entender, utilizando isso para convencer;
  • Sociável: É preciso saber trabalhar em equipe para aceitar ordens e também unir os pontos fortes de cada uma para ter bons resultados;
  • Flexibilidade: Em alguns momentos o cliente ou a empresa que o contratou pode não gostar de cara do que foi entregue, vai ser necessário refazer de novo. Por isso é preciso ter humildade para encarar suas falhas. 

Quem trabalha no mundo digital é obrigatório prestar atenção às novidades e procurar especializações, só assim terá sucesso.

Curso de Mídias Digitais da Unit 

O curso de Mídias Digitais pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

A grade curricular da Unit para Mídias Digitais em EAD é uma das mais completas, contando com disciplinas como:

  • Produção de Conteúdo para novas mídias;
  • Captação e Edição de Vídeo Mobile;
  • Marketing Digital. 

Levando-se em consideração que até o final do curso vai ser abordado frequentemente sobre o comportamento do consumidor e sobre publicidade e fotografia.

Todas vídeo-aulas e conteúdos de aprofundamento do conteúdo como os questionários também, vão estar em uma plataforma (AVA) planejada para isso.

Além disso, o aluno só precisa comparecer à instituição para a realização das provas no final do período e também tem a sua disposição videoconferência com os colegas e tutores.

Sendo uma das formas de fortalecer ainda mais o conteúdo e criar um bom networking.

POSTS RELACIONADOS

emec