Mercado de trabalho para Terapias Integrativas

As terapias integrativas estão em alta e oferecem diversas oportunidades no mercado de trabalho. Conheça as áreas de atuação e como se capacitar.


No oriente, as pessoas preferem tratamentos medicinais e terapias integrativas para tratar  doenças físicas ou emocionais. Atualmente, essa opção está sendo bastante conhecida e optada pelos brasileiros. Por causa disso, o mercado de Terapias Integrativas está em expansão. 

Além disso, é uma área que pode estar presente em vários ambientes, principalmente aos da saúde e até em SPAs e hotéis. O mercado hoteleiro, a fim de promover aos seus hóspedes uma estadia completa e relaxante, oferecem Terapias Integrativas, que é uma excelente maneira de descansar e de amenizar dores. 

Além disso, muitos médicos e psicólogos estão receitando aos seus pacientes que procurem profissionais da área, para estarem usufruindo desse método natural, mesmo aqueles que já fazem uso de remédio. 

Como está o mercado de trabalho em Terapias Integrativas

Um dos fatores que está colaborando com a propagação e bons resultados fornecidos pelas Terapias Integrativas é a tecnologia. Muitos profissionais da área estão adquirindo equipamentos que possam otimizar ainda mais os benefícios ofertados aos pacientes através dessas práticas milenares. 

Com as redes sociais, muitos profissionais estão utilizando-a como forma de promover seu trabalho, dessa maneira, os especialistas em Terapias Integrativas também estão fazendo o mesmo. 

Sendo uma forma de informar dos benefícios e também de conquistar mais clientes, hoje em dia as mídias sociais são uma excelente forma de atrair o público. 

Além disso, dentro da clínica médica é comum encontrar profissionais especializados em Terapia Integrativa, estando ainda mais perto do paciente. 

Não há dúvidas que é um ramo com grande tendência de crescimento, por essa razão muitos profissionais estão surgindo e conquistando o público.

Como está o mercado de trabalho em Terapias Integrativas

Quem se forma em Terapias Integrativas trabalha onde

Hoje em dia, vários lugares estão solicitando a presença do Terapeutas Integralistas, dessa forma se torna mais fácil encontrá-los no mercado em ambientes como:

  • Clínicas;
  • Consultórios;
  • Spas;
  • Hotéis;
  • Resort. 

E a perspectiva é aumentar ainda mais os locais em que esses profissionais podem estar inseridos. Além disso, muitos atuam de forma autônoma e prestando serviços a domicílio. Essa é uma ótima alternativa para aqueles que não podem estar se locomovendo, tendo a oportunidade de ser atendido.

Principais áreas de atuação do Terapias Integrativas

A forma de atuação desses profissionais pode estar focada a uma só terapias ou a várias, ou seja, ele pode atender oferecendo só uma ou juntamente com outras . Conheça as principais:

Terapias Ayurveda

É responsável pela integração do corpo, mente e espírito com o meio, usando de técnicas como Abhyanga, Udwartana, Shirodhara e Pinda Sweda, agindo para promover qualidade de vida e tranquilidade ao paciente.

Aromaterapia 

Nela, utiliza-se óleos essenciais vindo diretamente das plantas para estimular áreas do cérebro, promovendo tranquilidade e alívio. 

A partir do cheiro e da textura, o terapeuta vai realizar massagem relaxante. 

Cromoterapia 

É uma das mais diferentes. Vai usar cores como amarelo, azul, laranja e vermelho para restaurar o equilíbrio físico, mental e energético a partir de um padrão vibracional.

Em geral, é bastante utilizada em pessoas com pressão alta e depressão, promovendo um bem-estar. 

Auriculoterapia

Uma das mais populares, a Acupuntura Auricular estimula pontos energéticos nas orelhas e é usada principalmente para o tratamento de enxaqueca, ansiedade e depressão. 

Técnicas de Banho e Terapias Termais 

Nela, são usadas propriedades térmicas, físicas, químicas e radioativas, também através dos óleos essenciais. Essa é uma excelente oportunidade para trazer alívio e bem-estar através do banho. 

Terapia Floral

Usam as flores como um meio de estabelecer equilíbrio emocional e mental aos seus pacientes, por meio da essência das flores através de um ambiente sereno e agradável. 

Terapias Quântica

Uma das que mais gera curiosidade, já que usa da energia do ser humano para promover bem-estar e autoconhecimento aos seus pacientes. Dessa forma, utilizando de conhecimentos de física quântica e de alguns equipamentos tecnológicos, como sensores electrodérmicoseletrodérmico para captar estímulos electromagnéticos do organismo.

Perfil do profissional de Terapias Integrativas

Os profissionais de Terapias Integrativas vão lidar com pacientes que estão enfrentando um momento difícil ou de pessoas que estão em busca de alívio e bem-estar. 

Por essa razão, devem se comportar de maneira que torne mais confortável o procedimento. É preciso empatia para entender a dor do paciente para agir de acordo, sempre com paciência, pois estão passando por momentos difíceis. 

Como também devem ser atenciosos, porque muitos que vão para essas terapias, ficam conversando com o profissional, desabafando. 

E não é legal agir com desinteresse e ignorando o que o paciente está falando, é importante mostrar que se importa com o seu bem-estar. Levando em consideração a ética, já que estão lidando com a vulnerabilidade do outro. 

Não há dúvidas que a busca por especializações e novidades constantes é uma ótima maneira de garantir o sucesso na área.

Curso de Terapias Integrativas da Unit 

O curso de Terapias Integrativas pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Os estudantes têm à sua disposição aulas com os principais assuntos da área ,por meio de uma plataforma digital com aulas atualizadas. 

São disponíveis para os alunos materiais didáticos digitais atualizados, servindo de um aprofundamento dos conteúdos. 

Alguns encontros presenciais são para visitas e também para avaliação das técnicas das terapias estudadas, como também  para a realização das provas todo final de período, assim é uma forma de se organizar melhor para quando precisar comparecer. 

Também são ofertados aos alunos meios para  videoconferências com os colegas e com os tutores, com a intenção de aproximar e contribuir para a formação de um bom networking. 

De tal forma que sai da graduação capacitado para realizar os procedimentos e técnicas e com bons contatos profissionais.

POSTS RELACIONADOS

emec