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Pós-graduação em
Design e Interação de Artefatos Digitais

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Formar e aprimorar o conhecimento de estudantes e profissionais de diversas áreas, no que tange os processos de desenvolvimento de interfaces interativas para artefatos digitais. Com foco nos desafios de novas tecnologias, e atendendo as complexidades do mundo atual e perspectiva de inovação.

Nesse contexto, o Design e Interação de Artefatos Digitais se mostra uma poderosa ferramenta que possibilita aos gestores uma visão mais completa sobre as informações auxiliando nas tomadas de decisões para os mais variados campos, tais como: controle da informação, consolidação dos dados, previsão de risco, relatórios gerências, além de possibilitar criação de acesso aos conteúdos a todo instante, com o advento da internet.

Ao concluir as disciplinas, não é necessário entrega de TCC de acordo com RESOLUÇÃO  Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018 que; Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós graduação Lato Sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior;

📍UNIT Pernambuco

Encontros Quinzenais
 Sextas-feiras de 19 h às 22 h
 Sábados de 8h às 12h / 13h às 16h

Conheça mais sobre o nosso curso de Design e Interação de Artefatos Digitais

Formar e aprimorar o conhecimento de estudantes e profissionais de diversas áreas, no que tange os processos de desenvolvimento de interfaces interativas para artefatos digitais. Com foco nos desafios de novas tecnologias, e atendendo as complexidades do mundo atual e perspectiva de inovação.

Nesse contexto, o Design e Interação de Artefatos Digitais se mostra uma poderosa ferramenta que possibilita aos gestores uma visão mais completa sobre as informações auxiliando nas tomadas de decisões para os mais variados campos, tais como: controle da informação, consolidação dos dados, previsão de risco, relatórios gerências, além de possibilitar criação de acesso aos conteúdos a todo instante, com o advento da internet.

Ao concluir as disciplinas, não é necessário entrega de TCC de acordo com RESOLUÇÃO  Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018 que; Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós graduação Lato Sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior;

📍UNIT Pernambuco

Carga horária
360 horas

Encontros Quinzenais
 Sextas-feiras de 19 h às 22 h
 Sábados de 8h às 12h / 13h às 16h

Quais são os diferenciais
dessa pós-graduação?

Vivências de casos reais com aumento da visibilidade para a Empregabilidade;

Infraestrutura que proporciona a aprendizagem colaborativa para o desenvolvimento de competências desejadas pelo Ecossistema;

Maior Networking: Relacionamento e integração com profissionais / estudantes de outros cursos e até de outras áreas;

Possibilidade de empreender e construir startups a partir dos projetos trabalhados.

Confira as disciplinas

Modelo de Negócios em Cenários de Mudanças. Empresas Startup:conceito, diferenças e panorama geral de evolução. Lean Startup e o valor das ideias de negócio. MVP – Minimum Viable Product. Startups e Tecnologia. Customer Development. Criação de valor. Open Innovation. Estratégia Empresarial.

Resolução de problemas complexos. Pensamento crítico. Criatividade e Inovação. Liderança e gestão de pessoas. Trabalho em equipe. Inteligência emocional. Julgamento e tomada de decisões. Orientação a serviços. Negociação. Flexibilidade cognitiva.

Pitch: o conceito, o objetivo e a duração. Exemplos de pitch. Dicas. Oficina prática; Reconhecer o comportamento do público a quem se destina sua apresentação.

Concepção de Produtos Digitais. Problema. Visão do Produto. O que o produto: É / NÃO É/ FAZ / NÃO FAZ. Objetivos do Produto. Personas. Brainstorming de Funcionalidades. Nivelamento das Funcionalidades. Revisão Técnica, Negócio e UX. Jornadas de Usuário. Sequenciador de Funcionalidades. Canvas MVP.

Prática de Mercado para Montagem de Squads. Resolução de Desafios Reais. Aplicação Prática dos Componentes do Núcleo de Convergência. Acompanhamento dos projetos através de Mentorias/Preceptoria. Pitch para apresentação dos resultados desenvolvidos.

Interação humano computador. Metodologias de design para artefatos digitais. Usabilidade e ergonomia de interface. Interface; Usabilidade;
Acessibilidade; Interatividade; Hipertexto. Design centrado no usuário e design de interação. Dispositivos móveis. Tópicos especiais em novas tecnologias.

Criação e organização de interfaces gráficas. Associação da estética a uma boa usabilidade e experiência para o usuário. Melhoria da interação do usuário com aplicativos e/ou softwares.

Apresentação de gerência de projetos. Metodologia de gerência de projetos ciclo de vida da gestão de projetos. As práticas de gerência apresentadas no PMBOK; Project management body of knowledge. PMI. Prototipação. Técnicas para planejamento de projetos objetivos e abrangência, organização do trabalho, cronograma, PERT, recursos e custos. Uso de ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos. MS Project. Prática da gerência motivação de equipes e a gestão de pessoas. Estilos de gerência, princípios de negociação e tratamento de conflitos no projeto. Administração do tempo e reuniões. Gerência por processos.

Experiência de usuário na interação com um produto. O usuário como centro de todas as decisões de design e desenvolvimento. Testes de usabilidade. Identificação de problemas e descoberta de oportunidade de aprimoramento durante o processo de construção do produto.

Conceito de Usabilidade. Usabilidade web. UX clara e fácil. Conceito de acessibilidade e suas relações com a perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência.

Conceito de Internet das Coisas (IoT). Conexões e compartilhamento de dados. Gadgets domésticos inteligentes e ferramentas de tecnologia industrial. Playable como experiência de interação entre o design de jogo e o desempenho de tarefas cognitivas. Conceitos e aplicações de Smart Cities.

Mecânicas e características de jogos para engajamento, motivação de comportamentos e facilitação de aprendizado de pessoas em situações reais. Storytelling.

Aplicações de neurofisiologia para compreensão do impacto das tecnologias da informação e comunicação na interação dos indivíduos com os sistemas de informação e artefatos tecnológicos.

Formação de Squads (Hipster, Hacker e Hustler). Desafios reais propostos por Empresas; Aplicação Prática dos Componentes do Núcleo de Formação Específica. Acompanhamento dos projetos: mentores e sponsors das empresas. Apresentação Final do Projeto (Pitch/Defesa). Premiação e Incubação dos Melhores Projetos.

Investimento

MATRÍCULA *

PARCELAS DE

Benefícios

**Matrícula a partir de * e 15% de bolsa nas parcelas até o final do curso, sendo parcelas de totalizando

**Matrícula a partir de * e 20% de bolsa para EGRESSOS UNIT nas parcelas até o final do curso, sendo parcelas de totalizando


**Consulte condições de bolsa, parcelamento e cursos elegíveis em unit.br/regulamentos.

Conheça alguns professores

Coordenação

Cloves Rocha
Cloves Rocha

Mestre em Ciência da Computação pela UFPE (2017); Gestor de TI desde 2014;
Professor Universitário de Dados Interinstitucional. Professor de Pós-Graduação de BI,
Análise Preditiva e Inteligência Artificial - IA. Usa Fireflies, ChatGPT, Murf, DALL-E2 e
Genesys DX. Inteligência de Negócios - BI, Power BI, Tableau e Google
Consultor Master e Empreendedor, atuando nas áreas:
Data Science; Machine Learning; Bioinformatics.

Cloves Alves

Corpo Docente

Carlos Absalão
Lattes
Carlos Absalão

Pós-graduado em Business Analytics e Ciência de Dados pela Universidade Católica de Pernambuco (2023), com formação complementar em Engenharia e Arquitetura de Dados pela Faculdade XP Educação (cursando) e Governança e Auditoria em TI pela Universidade Celso Lisboa (conclusão em 2024). Possui também especializações em Gestão de Qualidade em TIC (IFPE, 2019), Gestão de Projetos (UFPE, 2017), e Segurança da Informação (UNIBRATEC, 2016), além de graduação em Tecnologia em Redes de Computadores pela UNIFG (2013). Atua como Analista de Governança de Dados Sênior na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, contribuindo para a gestão estratégica de dados e otimização de processos organizacionais. Possui sólida experiência em Governança de TIC, Segurança da Informação, Gestão de Projetos e Arquitetura de Sistemas, além de certificações como ITIL V3 Foundation, Scrum Foundation e Associate Cybersecurity Analyst.

Arlindo Correia
Lattes
Arlindo Correia

Mestre em Design de Artefatos Digitais pela UFPE, Web Designer pela Faculdade Marista-PE; Designer UX/UI e Designer de Interação pela I2Mobile Solution e pesquisador na área de Técnicas criativas em Produtos Digitais. Coordenador e Professor dos cursos de Ciências da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Grupo Tiradentes – UNIT PE.

Gustavo Rodrigues
Lattes
Gustavo Rodrigues

Mestre em Design Profissional; Pós-Graduação em Web Apps com Tecnologias Front- End UNIBRATEC (2017). Graduado em Design Gráfico pela Faculdade de Tecnologia UBRATEC (2015). Experiência com Html5 , CSS3, JavaScript, Ionic, Angular e Node.js. Atua como UX/UI Design para aprimorar as experiências dos produtos digitais e serviços. Procurando sempre aperfeiçoar os conhecimentos a cerca das novas tecnologias; Desejo aprofundar continuamente e aprimorar minhas habilidades sobre usabilidade e desenvolvimento de interfaces centradas no usuário. Tenho amplo interesse nas áreas UX Design / Design de Interação / Desenho / Ilustração / Game Design.

Jonatham da Silva
Lattes
Jonatham da Silva

Graduado em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (2017) e Mestre pelo programa de Pós-Graduação de Engenharia da Computação (PPGEC) da Universidade de Pernambuco (2021) na área de Engenharia da Computação com linha de Pesquisa em Inteligência Computacional. Tem vasta experiência em Banco de Dados Relacionais, Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Atualmente, atuando como Analista de Sistemas (Banco de Dados) e Docente de Ensino Superior em graduação e pós-graduação de cursos de Tecnologia da Informação em Pernambuco. Também atua com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas com ênfase em Soluções de Aprendizado de Máquina para problemas no Domínio da Saúde e Soluções com Redes Neurais Artificiais para Sistemas Embarcados.

Tamires Maria
Lattes
Tamires Maria

Mestra em Design e Cultura, apaixonada por comunicação e inovação. Professora Auxiliar do Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unit PE - Centro Universitário Tiradentes, lecionando as disciplinas de UI/UX e Design de Artefatos Digitais. Mestra em Design pela UFPE – CAC- 2017 na linha de Design Sociedade e Cultura, graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste-2013. Especialista MBA em Gestão de Negócios e Marketing pela Unifavip Wyden | 2017 e Especialista em Educação Profissional Tecnológica pelo IFPE | UAB 2021. Possui experiência na área de Identidade Visual, Branding e UI/UX. Analista de Comunicação da Marie Mercié, indústria de vestuário feminino, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Fonte das Informações: Pós-Graduação UNIT PE Professora Universitária, desde 2018 em Núcleos de Comunicação e Coordenação Acadêmica de Cursos Superiores Tecnólogos das Áreas: Economia Criativa, Tecnologia e Comunicação, durante o ano de 2019.

Veja também outros cursos da área

Presencial 360 horas

Matrícula: R$ 69
21 PARCELAS DE:
R$ 780

Presencial 360 horas

Matrícula: R$ 69,90
24 PARCELAS DE:
R$ 481.39


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