A graduação em Educação Física habilita o aluno para a promoção da saúde por meio do ensino, esporte e lazer. Educação Física é o ramo responsável por desenvolver e aplicar as atividades que proporcionem vitalidade.
De acordo com um levantamento realizado em 2017 pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o Brasil possui mais de 34.500 academias. Devido ao grande número de unidades elas são uma das empresas com mais demanda de educadores físicos. Nelas, o profissional pode desde auxiliar alunos na correta execução dos exercícios até preparar um plano individual de treinamento e ministrar aulas coletivas.
O graduado em Educação Física pode se tornar personal trainer e também preparador físico para atletas de alto rendimento de diversas modalidades esportivas, incluindo luta, dança, jogos, entre outras.
Mas o universo da Educação Física vai além das academias. O bacharelado em Educação Física permite atuar em clubes, spas, institutos, centros de treinamentos e em atividades lúdicas realizadas em hotéis, colônias de férias, parques, entre outros.
O bacharel em Educação Física pode trabalhar em hospitais e clínicas com recuperação de pessoas com necessidades especiais, crianças, idosos e aqueles cuja mobilidade está prejudicada, inclusive em pós-operatórios.
Durante o curso de graduação em Educação Física, os alunos aprendem sobre anatomia, fisiologia, biologia, ortopedia e desenvolvimento humano. Também faz parte da grade curricular matérias relacionadas às questões socioculturais, éticas, estéticas e regras básicas de modalidades esportivas.
Na graduação em Educação Física categoria bacharelado, as aulas são focadas em técnicas que promovam qualidade de vida, uma vez que os bacharéis não podem ministrar aulas em escolas públicas e particulares.
O mercado de trabalho para os profissionais de Educação Física está sempre em expansão, já que a qualidade de vida está diretamente ligada ao bem-estar físico e mental. O profissional de Educação Física tem a possibilidade de conhecer, por meio das atividades, pessoas de todos os tipos e culturas, além de, em muitos casos, ter liberdade para trabalhar em horários alternativos.
Lisane Teixeira Dantas Menezes, Coordenadora do Curso de Educação Física da Universidade Tiradentes, possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Professor Adjunto III e tem 21 anos de experiência no magistério. É contratado em regime de trabalho de tempo integral, distribuída no período matutino e noturno, para efetiva dedicação ao curso. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física na Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Proposta Curricular para Educação Básica e Superior, Jogos e Brincadeiras.
Marcelo de Aquino Resende, Coordenador Adjunto do curso de Educação Física, possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (1995); Graduação em Educação Física pela Universidade Tiradentes (2005); Especialização em Exercício Físico aplicado a reabilitação cardíaca e a pacientes especiais pela Universidade Gama Filho (2006); Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2007) e MBA em Desenvolvimento Esportivo pelo Comitê Olímpico Brasileiro (2014). Atualmente é Doutorando em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes; PROFESSOR do ensino médio do Colégio Amadeus, Professor Universitário na Universidade Tiradentes - UNIT; Diretor Geral da Federação Atlética de Sergipe - FAES; Presidente da Associação dos Nadadores Master de Sergipe - ANMSE; Membro da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro - COB; Professor da Educação Física da rede básica de ensino do estado de Sergipe e Personal Trainner.
Presencial
Matutino | Noturno
Portaria MEC/SESU nº 2052, do MEC, de 29/11/2010
Bacharelado
Carga horária: 3.640 horas
Duração do curso: 08 semestres
____________________
Realize o seu cadastro!