emec

Aprenda como comprar ações

Aprenda de maneira prática como realizar transações no mercado de ações e comece a investir em empresas de capital aberto. Descubra mais!


O mercado de investimentos é uma realidade para cada vez mais brasileiros que desejam um futuro melhor. Descubra aqui como comprar ações e faça parte desse grupo!

Construir uma vida financeira saudável e ter a tranquilidade de que não passará por dificuldades quando a idade avançada chegar é o sonho da maioria das pessoas. Afinal, quem não gostaria de se aposentar sabendo que dinheiro não será problema?

E é por este motivo que muitos brasileiros estão buscando cada vez mais formas de investir o seu dinheiro para garantir um futuro mais despreocupado em relação a sua situação financeira.

Segundo a B3, bolsa de valores do Brasil, responsável pelo mercado de investimentos do país, entre julho de 2021 e junho de 2022 houve a entrada de 1,25 milhões de novos investidores, representando um aumento de cerca de 40%.

E analisando a faixa etária dos novos investidores, a B3 relatou que aproximadamente 48% deles possuem idade entre 25 e 39 anos. Isso mostra que a renda variável é uma ótima opção para construir um sólido patrimônio financeiro.

E para que comece também a investir o seu dinheiro, preparamos um passo a passo de como comprar ações, além de outras dicas valiosas para você aprender tudo sobre esse assunto.

Passo a passo de como comprar ações

Muitas pessoas acham que investir em renda variável é uma tarefa muito complicada e há quem pense que é necessário ter graduação em alguma área comercial, como o curso de Administração.

Porém, o procedimento para fazer os primeiros investimentos é bastante simples. E independente de utilizar o navegador da internet ou aplicativo de celular, o processo será o mesmo em qualquer instituição financeira.

Vejamos o passo a passo a seguir:

1- Criando uma conta em uma corretora

O primeiro passo é abrir uma conta em uma instituição com permissão para operar na B3. Essa instituição pode ser o seu próprio banco ou uma corretora, que é especializada em operações com ações.

É importante encontrar uma corretora de confiança e eficiente. Para isso, vale a pena conferir a avaliação de outros clientes, a reputação dela e mesmo como é a plataforma de operações disponibilizada pela empresa.

2- Descubra o seu perfil de investidoraprendendo-como-comprar-acoes-

O teste de perfil de investidor tem o objetivo de identificar qual o seu comportamento diante de um investimento, isto é, se você é alguém disposto a se arriscar mais para receber ou prefere ser mais cauteloso e ter ganhos mais modestos.

Normalmente, o teste é aplicado no momento da abertura da conta na corretora. Ele consiste em diversas perguntas para determinar as suas preferências e objetivos de investimento.

O perfil é traçado a partir da análise de três critérios:

  • Segurança: relativo ao risco que está disposto a correr
  • Rentabilidade: quanto deseja que o dinheiro renda
  • Liquidez: quando pretende resgatar os lucros

3- Faça o primeiro aporte

O aporte é a quantidade de dinheiro depositada na corretora com a qual vai comprar as suas primeiras ações. Geralmente, você pode fazer essa transação via boleto bancário, transferência TED ou DOC e também via PIX.

Vale ressaltar que a transação deve ser feita entre as contas de um mesmo titular. Não é possível, por exemplo, um pai mandar dinheiro para a conta da corretora do filho.

4- Decidindo as suas ações

Antes de realizar a compra de algum ativo, é importante realizar uma pesquisa minuciosa sobre a empresa. Conferir qual o ramo em que atua, qual o valor do ativo, qual a taxa de rentabilidade, são partes importantes para montar a sua carteira de investimentos.

5- Efetuando a compra dos ativos

Após decidir quais serão as ações que irá investir o seu dinheiro, basta realizar o seguinte procedimento.

  • Acesse o Home Broker da corretora, essa é a plataforma pela qual as transações de compra e venda de ações são realizadas.
  • Digite o código da ação (ele é composto de 5 dígitos, por exemplo, PETR4,BBAS3), a quantidade desejada e o valor da compra.
  • Clique em Efetuar ordem de compra/venda e pronto, ordem está concluída e tem até dois dias úteis para ser liquidada.

É importante estar atento quanto ao horário de funcionamento da bolsa de valores, que é das 10h às 18h apenas em dias úteis, pois não é possível realizar esse procedimento fora do horário permitido.

Com ser bem sucedido na bolsa de valores

Saber como comprar ações é fundamental para começar a investir o dinheiro para construir um patrimônio financeiro que garanta aquela tranquilidade tão sonhada por todo brasileiro.

Mas para garantir o sucesso, obtendo mais lucros do que perdas, é necessário estar sempre acompanhando o mercado financeiro, as notícias sobre as empresas em que investiu o dinheiro, além de estudar um pouco sobre o mercado.

Uma boa alternativa para isso, é acompanhar sites que tratam especificamente sobre economia e investimentos, como o InfoMoney, Exame, entre outros. E há também diversos canais no YouTube que tratam sobre o tema de forma muito compreensível.

E para quem deseja se aprofundar no mercado financeiro ou mesmo fazer disso a sua profissão, o curso de Trader é uma ótima opção. Com ele, você aprenderá tudo sobre investimentos, ações e renda variável, para aumentar os seus lucros.

 

Leia mais:

O que é trader e como funciona?

O que é mentoria de carreira?

10 características de um líder de sucesso

POSTS RELACIONADOS