O que é trader e como funciona?

Uma profissão que tem conquistado bastante destaque é a de trader, mas para atuar com competência é necessário ter conhecimentos técnicos além de economia.


Você conhece a nova forma de investimento que está cada vez mais popular no Brasil? Descubra aqui tudo sobre o que é trader e como funciona!

Quando falamos em vida financeira é muito comum que a maioria das pessoas fiquem desconfortáveis. E isso decorre de motivos diversos, como dificuldade em controlar os gastos, receber um salário abaixo do necessário ou mesmo aumento do custo de vida.

Independente de qual seja o motivo específico de cada pessoa, o fato é que cada vez mais as pessoas buscam por formas alternativas ao trabalho principal para fazer uma renda extra.

Um indicativo deste cenário é a pesquisa feita pela fintech Acordo Certo, ligada ao Boa Vista SCPC, com base nos clientes cadastrados em sua plataforma digital. Segundo a empresa, cerca de 70% confirmaram querer uma renda extra para poder pagar as dívidas.

Ainda de acordo com a pesquisa, aproximadamente 4 em cada 10 pessoas disseram já possuir algum tipo de trabalho secundário para poder complementar a renda mensal.

Neste cenário, um dos modos de ganhar dinheiro extra que mais tem crescido é o trabalho como trader, inclusive, muitas pessoas estão fazendo deste o seu trabalho principal.

Pensando nisso, reunimos aqui todas as informações para você saber o que é trader e como começar nessa modalidade de trabalho.

O que é trader?

O termo trader vem do inglês e não tem uma tradução literal, o mais próximo seria “negociador”, ou seja, uma pessoa especializada em efetuar transações comerciais. Porém, em nosso caso, são transações específicas no mundo financeiro.

O trader é um investidor que trabalha realizando operações de compra e venda de ações dentro do mercado de ações.

A chamada bolsa de valores é a entidade jurídica que coordena o mercado, no Brasil a bolsa de valores oficial é a B3, sediada na cidade de São Paulo.

O foco do trading, termo que se refere a atuação do trader, é realizar transações de compra e venda em um curto espaço de tempo e conseguir o maior lucro possível. É a busca por comprar ações pelo menor valor e vendê-las quando atingirem o maior valor possível.

Ainda é comum encontrar pessoas que consideram esse tipo de atividade arriscada, mas com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente e o comprometimento em aprender sobre o ramo, é possível adquirir ótimos ganhos.

Os tipos de trader

Apesar de todo trader ter o mesmo objetivo, existem pequenas diferenças em como cada um gosta de atuar para alcançar a meta desejada. Com isso, temos a existência dos seguintes perfis:

Scalper

Especializado em transações em tempo curtíssimo, muitas vezes duram segundos.

Day trader

Esse é o mais comum dos perfis e o seu intuito é comprar e vender tudo no mesmo dia.

Swing trader

Esse perfil busca os melhores resultados ao longo de uma semana, eles compram e aguardam alguns dias para fazer a venda.

Position trader

Da mesma forma que o anterior, esse tipo espera até um mês para concluir a venda das ações.

Quanto ganha um trader?moca-pesquisando-o-que-e-trader

O rendimento de quem trabalha com trading é bastante variável, tendo em vista que a sua atuação é com a variação do preço entre o momento de compra e venda. Além disso, a renda também depende do conhecimento do mercado e da experiência do trader.

Contudo, traders com pouco tempo de atuação e atividade moderada conseguem obter rentabilidade entre 2% e até 10% por mês. Já os traders mais experientes estão entre as profissões mais bem pagas, com rentabilidade superior a 10% ao mês.

Como obter sucesso nas operações

Tão importante quanto saber o que é trader, é desenvolver a mentalidade adequada. Para isso, é importante seguir os seguintes pontos:

  • Gestão estratégica
    Como em toda atividade que busca o melhor rendimento, é preciso ter a melhor estratégia de atuação. Por isso é importante que o trader conheça muito bem o seu perfil de trabalho e as ferramentas de análise disponíveis.
  • Conhecimento
    Estudar é a chave do triunfo neste tipo de trabalho, é fundamental que a pessoa conheça sobre variados tipos de análises estatísticas, saiba interpretar gráficos, tabelas, além de conhecer e acompanhar questões econômicas gerais.
  • Controle emocional
    Operar no mercado de ações é uma atividade bastante volátil, ela nos leva da alegria à frustração em questão de segundos, pois não é possível controlar os movimentos do mercado.

    Diante dessa montanha russa de emoções, é imprescindível ter equilíbrio emocional para ser guiado mais pelo pensamento estratégico do que por um sentimento momentâneo.
  • Gerenciamento de risco
    Esse é um dos pilares de qualquer tipo de investimento, saber o risco de perda e o quanto está disposto a se submeter a ele. Saber a hora de começar e parar, independente do ganho ou perda é o que garantirá o seu sucesso como trader.

Como se tornar um trader?

Para começar a operar no mercado de ações é simples: basta abrir uma conta em uma corretora de ações com permissão para atuar na bolsa de valores nacional, a B3.

Mas se você deseja iniciar de modo seguro, dominando as ferramentas de análise e possuindo uma boa mentalidade, hoje existe a possibilidade de fazer o curso de trader, aprender com aprofundamento e exercitar na prática o que é trader.

Assim, você pode garantir um modo de aquisição de renda muito eficaz e que, dependendo do seu perfil, pode definir sua carreira profissional.

 

Leia mais:

Me formei, e agora?

LinkedIn: 12 personalidades inspiradoras para seguir

Tecnologia da informação: o futuro do mundo

POSTS RELACIONADOS