Atuações do Profissional de Educação Física no mercado de trabalho

O papel fundamental do profissional de Educação Física na promoção da saúde e bem-estar da população. Conheça as possibilidades de atuação e mais.


O educador físico é responsável por prescrever o treino para o aluno das atividades físicas, vai orientar e acompanhar o aluno, assim ele vai sempre conferir se as atividades estão sendo executadas de maneira correta e com o passar do tempo se vai ser necessário adicionar mais exercícios ao treino. 

Além disso, ele faz uma análise da pessoa que vai acompanhar para poder desenvolver um treino que gere os resultados esperados pelo aluno, já que cada pessoa tem um compleição física distinta.

Ademais, esse profissional pode atuar na prática desportiva, treinamento e performance. Assim, pode prestar serviços como técnico de atletas ou preparador físico. Então, ele vai realizar toda a preparação e desenvolver um treinamento específico para o atleta, pois os atletas de alta performance precisam de capacitação específica  para poder superar seus limites e alcançar seus objetivos. .

O mercado de trabalho para esse profissional é muito amplo, assim ele pode atuar em vários segmentos. Sendo assim pode realizar suas funções em uma academia, dando orientação aos alunos e montando treinos. Além desse ambiente, o profissional da educação física pode também trabalhar em hospitais ou em centros de fisioterapia, assim ele atua em conjunto com médicos e fisioterapeutas realizando a reabilitação de pacientes.

O que faz um profissional de Educação Física

O profissional da educação física vai ser responsável por desenvolver o treino, ajudar o aluno na correta execução dos exercícios e realizar o acompanhamento para que caso seja necessário possa fazer adaptações e melhorias no treinamento. 

No mais será o encarregado de prestar o suporte, sanando as dúvidas dos dos alunos da academia e além disso, ele pode trabalhar em escolinhas de futebol treinando crianças e adolescentes.

No mais o profissional da Educação Física pode realizar pesquisas científicas para desenvolver métodos e soluções para melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Ele também será o responsável por desenvolver um treinamento específico para as pessoas que estão no processo de reabilitação, com o intuito de ajudá-las a se recuperar mais rápido, nesse caso ele vai trabalhar em parceria com outros profissionais como médicos e fisioterapeutas.

No mais esse profissional pode trabalhar em empresas privadas ou públicas fazendo o treinamento para os colaboradores e assim desenvolver nos mesmo o hábito da realização de ginástica laboral. Dessa forma, combatendo o sedentarismo e doenças que podem ser ocasionadas durante o trabalho nos casos em que o funcionário não faz exercícios.

Como atua um profissional de Educação Física

Este profissional tem várias áreas de atuação, assim pode realizar a função de técnico em um time de futebol, vôlei, basquete, dentre outras áreas do esporte. Sendo um treinador ele terá como função a elaboração de esquemas táticos tanto de ataque como de defesa caso atue em uma equipe de futebol, também também atua no desenvolvimento físico e psicológico dos jogadores.

Esse profissional pode atuar como um Personal Trainer, assim ele vai primeiro avaliar os pontos fortes e fracos do seu cliente, assim como os objetivos do cliente, para depois dessa análise desenvolver um treinamento que possibilite ao cliente conquistar os objetivos pretendidos. 

Além disso, nessa área o profissional atua de forma personalizada, dando total atenção ao cliente e ele será o responsável por garantir que o aluno realize o treino de forma correta e não sofra nenhuma lesão durante as práticas esportivas.

Onde atua um profissional de Educação Física

O mercado de trabalho para o profissional da Educação física é bem diversificado e ele pode atuar em vários segmentos. Assim ele pode trabalhar em empresas privadas, realizando e incentivando os colaboradores a realizar ginástica laboral. 

Nesses ambientes ele pode desenvolver o treinamento, acompanhar a execução e tirar dúvidas dos funcionários referentes aos exercícios, a sua correta execução e sobre seus benefícios.

Ademais, esse profissional pode prestar serviços para academias auxiliando os alunos na realização do treino. Também pode realizar suas funções em centros de esporte realizando o treinamento de atletas ou pode até mesmo se dedicar ao esporte sendo um atleta. No mais pode trabalhar em spas, hotéis, clubes, entre outros ambientes realizando atividades recreativas e estimulando a prática de esportes.

Conheça o curso de Educação Física da Unit

O curso de Educação Física é do tipo bacharelado, na Unit tem duração de 4 anos, possui 8 semestres, tendo uma carga horária total de 3.120 horas aula, sem contar com as aulas das matérias optativas, e o aluno pode estudar no período vespertino. 

Nesse curso o discente tem contato com disciplinas que abordam conhecimentos voltados ao corpo humano, biologia, modalidades esportivas diversas, aspectos históricos dessa área do conhecimento, nutrição, dentre outras. Tudo isso com o intuito de capacitar o aluno a realizar suas funções sendo capaz de atender a demanda do mercado de trabalho.

A faculdade de Educação Física possui conteúdos voltados para a análise do comportamento do corpo humano, questões anatômicas e prática de atividades físicas. Segue abaixo algumas das matérias presentes no curso da Unit, sem levar em conta as matérias optativas que são disponibilizadas durante o curso:

  • Abordagem Didática da Educação Física e Esporte;
  • Fundamentos Antropológicos e Sociológicos;
  • Saúde Coletiva em Educação Física;
  • Cultura do Movimento Corporal em Esportes;
  • Cultura do Movimento Corporal em Dança, Jogo e Brincadeira;
  • Práticas Corporais em Aventuras e Meio Ambiente;
  • Atividade Física, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida;
  • Atividade Física e Esporte para Pessoas com Deficiência;
  • Atividade Física e Esporte e Envelhecimento;
  • Métodos e Técnicas do Esporte;
  • Fisiologia Humana;
  • Políticas de Saúde, Esporte e Lazer, dentre outras matérias.

No mais, a faculdade possibilita aos alunos cursos de de inglês, espanhol, francês e Libras que podem ser realizados em horários alternados, para que o aluno possa frequentar as aulas da graduação e as aulas dos cursos de idiomas. 

Ademais, a faculdade também conta com uma infraestrutura que possibilita o aluno a ter aulas práticas e assim pode aliar o que aprende na teoria com a prática e para poder concluir o curso o discente tem que apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC) no final.

POSTS RELACIONADOS

emec