Cientista da Computação: como é a profissão, onde estudar e mais!

A ciência da computação transformou o mundo moderno, saiba quais são as habilidades necessárias para se tornar um cientista da computação de sucesso.


O profissional especializado em Ciência da Computação trabalha na criação de programas de informática e elaboração de ferramentas e programas mais complexos, que são usados no processamento de informações ou no gerenciamento de produção. 

O cientista da computação além de desenvolver estruturas e soluções computacionais,  também trabalha na infraestrutura dos sistemas, implantação de redes, controle da internet, desenvolvimento de aplicativos, gerenciamento de equipes, instalação de programas e muito mais.

A graduação em Ciência da Computação prepara o futuro profissional para que o mesmo desenvolva uma visão ampla do exercício da profissão, trabalhando conceitos de criação e administração de software. O curso trata de pontos específicos do se gmentocomo hardware, programação e algoritmo.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Cientista da Computação, como é o curso e sua grade curricular, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes sobre esse profissional.

Como é a profissão de Cientista da Computação

O profissional graduado em Ciência da Computação atua na elaboração de programas de informática, criando desde ferramentas simples, como um aplicativo de uso diário para necessidades pessoais, ou até programas mais complexos de gerenciamento de produção ou de processamento de informações.

Além de atuar como desenvolvedor ou programador, o cientista da computação pode trabalhar como:

  • Analista de Sistemas – responsável por elaborar documentos e alguns modelos que especificam os requisitos para o desenvolvimento de um software;
  • Arquiteto de Software – Modela os sistemas e a infraestrutura que o software precisa para funcionar;
  • Gerente de TI – Gerencia os projetos de software, coordenando equipes e planejando o desenvolvimento de sistemas;
  • Docência ou Pesquisa – Trabalha como professor em instituições de ensino ou desenvolve pesquisas tecnológicas.

Mercado de trabalho para o Cientista da Computação

Atualmente, profissionais da área da computação encontram um mercado de trabalho bastante amplo no país, pois qualquer empresa que utiliza algum tipo de tecnologia para desenvolver suas atividades, independente do porte da empresa, precisará do auxílio de computadores para melhor organizar seu negócio e não ficar estagnada no tempo.

Portanto, esse profissional formado em Ciência da Computação pode trabalhar em qualquer empresa que utilize uma rede de computadores. O setor industrial costuma empregar grande maioria dos profissionais formados nessa área. 

Além disso, tem os profissionais que trabalham como autônomos, prestando serviços para particulares ou empresas de forma terceirizada e ainda os profissionais que decidem seguir a carreira acadêmica, sendo que atuar em universidades é preciso dar continuidade nos estudos de pós-graduação, como mestrado ou doutorado.

Como é o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação faz parte da modalidade de bacharelado, possui diversas disciplinas de Matemática e boa parte da estrutura curricular é composta por matérias destinadas ao entendimento das linguagens de programação.

A graduação forma profissionais qualificados para desenvolver programas e sistemas de informática, desde o planejamento do projeto até a implantação e gerenciamento do software.  Ao decorrer do curso, o estudante será capaz criar de ferramentas mais simples com computadores pessoais até sistemas complexos como os de processamento de informações e redes corporativas.

Como é a grade do curso de Ciência da Computação

A Grade Curricular do Curso de Ciência da Computação oferece uma abordagem abrangente que combina fundamentos teóricos e práticos em diversas áreas da computação e ciências exatas. Confira aqui a matriz curricular completa dessa graduação!

Onde estudar Ciência da Computação 

O curso de Ciência da Computação pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.

Dessa forma, a Unit tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam  o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Dessa forma, quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Ciência da Computação da Unit

O principal objetivo da faculdade de Ciência da Computação da Unit é formar profissionais capacitados para trabalhar com as tecnologias da informação, onde poderão atuar através do desenvolvimento e instalação de sistemas de computador e aplicativos, além de gerenciamento de banco de dados. 

Atualmente, o segmento de tecnologia da informação encontra-se em amplo crescimento, o que proporciona ao bacharel em Ciência da Computação uma vasta oportunidade de atuação no mercado de trabalho.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!

POSTS RELACIONADOS

emec