O que faz um cientista da computação

Descubra o papel essencial de um cientista da computação: solucionar problemas, desenvolver softwares e impulsionar a inovação tecnológica


Apesar das muitas oportunidades no mercado de trabalho, é preciso difundir mais sobre as profissões da tecnologia, bem como o que faz o cientista da computação.

Nos dias atuais, o Brasil oferece um cenário muito produtivo para os profissionais da tecnologia, de tal forma que as instituições de ensino do país não tem conseguido suprir o número de profissionais que o mercado precisa.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) o Brasil tem formado 53 mil profissionais anualmente, o que já é um número considerável, mas que está longe da demanda necessária, que é em torno de 159 mil

A pesquisa ainda estima que entre 2021 e 2025 a demanda será de 797 mil oportunidades no mercado de trabalho para esse segmento.

Diante disso, essa demanda requer pessoas que se identifiquem com as profissões relacionadas e, também, busquem a formação necessária para que tenham a instrução teórica e prática que as oportunidades já exigem. 

Assim, se faz necessário apresentar algumas dessas profissões tanto para saber do que se tratam quanto para gerar engajamento e identificação de pessoas que desejem ingressar na carreira.

Este é o caso dos profissionais da Ciência da Computação, que apesar de já terem um nome estabelecido, podem ser novidade para muitas pessoas e é por isso que vamos explicar o que faz um cientista da computação. Acompanhe a leitura!  

Antes de tudo, o que é a Ciência da Computação?

Trata-se de um campo de estudo e prática que se dedica à compreensão dos princípios relacionados aos computadores e/ou sistemas computacionais.

Envolvendo, portanto, a resolução de problemas nos processos computacionais, o desenvolvimento de algoritmos, a criação de software e até outras questões que, hoje, também são áreas produtivas como a análise de dados, a segurança da informação e a exploração de novas tecnologias.

Como é possível notar, então, a Ciência da Computação abrange uma ampla gama de áreas e é uma disciplina que impulsiona a inovação tecnológica, tendo impacto em diversos setores da sociedade. Abaixo, listamos apenas algumas dessas áreas:

  • Redes de Computadores;
  • Teoria da Computação;
  • Visão Computacional;
  • Inteligência Artificial;
  • Aprendizado de Máquina (Machine Learning);
  • Ciência de Dados;
  • Segurança da Informação;
  • Engenharia de Software;
  • Algoritmos e Estruturas de Dados;
  • Banco de Dados;
  • Sistemas Operacionais;
  • Computação de Alto Desempenho;
  • Interface Humano-Computador.

O que um Cientista da Computação faz?

o que faz um cientista da computação

Listadas as áreas que são da profissão, fica um pouco mais simples de entender o que faz um cientista da computação. 

Sendo assim, vai caber ao cientista da computação projetar, desenvolver e implementar soluções computacionais que resolvam os problemas existentes. 

Além disso, são eles então que criam os algoritmos, que escrevem os códigos, realizam análises de dados, desenvolvem os softwares (programas de computador), realizam pesquisas, otimizam sistemas e até colaboram em equipes com profissionais distintos.

Os cientistas, portanto, precisam estar sempre atualizados sobre as últimas tecnologias e tendências para atender bem o mercado de trabalho da Ciência da Computação, seja para que ampliem seus conhecimentos, seja para que nunca fiquem atrasados diante dos desafios da indústria (e até da sociedade).

Como se tornar um Cientista da Computação?

Se a essa altura você já se identificou e tem interesse em se tornar um Cientista da Computação, o primeiro passo é começar os estudos na área para então poder se inserir no mercado de trabalho.

Dentre as formas mais comuns de ingressar nesse mercado de trabalho, inclusive, estão opções de estágio, indicação de colegas de curso, oferta de vagas em que as próprias instituições de ensino são informadas ou por ter as habilidades reconhecidas por um professor que atue na indústria.

Então, ao entrar na faculdade, existem algumas dicas que vão te ajudar a destacar seu currículo mesmo sendo estudante e/ou te farão ser percebido por profissionais e empresas interessados em um candidato para suas vagas: 

  • Desenvolva projetos pessoais: criar projetos de programação independentes para demonstrar suas habilidades é um começo bem natural na computação e ajuda a colocar em prática projetos apenas imaginados.

 

  • Contribua para projetos de código aberto: participar de projetos de código aberto contribui na habilidade prática de lidar com códigos, corrigir bugs, lidar com documentação e conhecer colegas de profissão.

 

  • Faça estágios voluntários: procure oportunidades de estágio voluntários para ganhar a experiência prática que as vagas exigem e, assim, construir um portfólio pessoal.

Crie um portfólio: como mencionado no tópico anterior, ter um portfólio é essencial, pois ele apresenta boa parte dos seus conhecimentos e prova sua capacidade, sendo muitas vezes o que destaca um candidato de outros em um processo seletivo. Nele, você pode incluir tudo o que estamos listando aqui nas dicas. Pode até começar tarefas da faculdade que achar interessantes, mas não deixe de lado a apresentação do seu portfólio, uma aparência agradável e leitura facilitada são sempre bem vindos. 

  • Participe de competições de programação: competições de programação (como hackathons ou desafios de programação) servem muito para aprimorar suas habilidades em resolver problemas e trabalhar em equipe

  • Faça networking: participe de eventos, conferências e grupos de discussão da área para conhecer profissionais da indústria, fazer contatos e também aprender com profissionais já especialistas.

  • Busque certificações relevantes: obter certificados reconhecidos, como em linguagens de programação ou tecnologias específicas, tornam um currículo mais forte! E o melhor de tudo: essas certificações podem ser encontradas gratuitamente.

Além dessas dicas preciosas, outra coisa que ajuda muito é ter um perfil online como um site/blog pessoal ou até mesmo  fazer um perfil no LinkedIn (rede bastante usada para relações profissionais) que informe objetivamente suas habilidades, formações e experiências.

A comunicação é importante em qualquer área de atuação e ter esses tipos de perfis online te darão a possibilidade de receber mensagens e fazer contato com profissionais que admira ou contratantes em busca de um candidato. 

Por isso, uma dica adicional é que não basta realizar bem tudo o que faz um cientista da computação, uma vez que também é preciso se expressar bem, seja falando ou escrevendo. Afinal, são essas habilidades que vão transmitir suas ideias e conhecimentos para as pessoas.

Como é a faculdade de Ciência da Computação?

Uma faculdade de Ciência da Computação geralmente tem duração de 4 anos, onde os alunos estudam disciplinas teóricas e práticas relacionadas à programação, estruturas de dados, redes, sistemas operacionais e matemática aplicada.

Além dos conhecimentos da área já apontados aqui, o curso também desenvolve habilidades como o pensamento lógico e a análise de dados. 

Portanto, o perfil do aluno de Ciência da Computação é geralmente de alguém com curiosidade científica, observador e analítico, sempre disposto a aprender novas tecnologias e com bastante interesse em computadores.

Então, se esse é o seu perfil ou acredita que pode se identificar com a carreira, esperamos que as informações te ajudem a começar na carreira e se tornar um profissional competente e bem-sucedido. Aliás, que tal começar com o pé direito? Faça uma faculdade que ofereça a estrutura ideal e profissionais capacitados para te orientar: conheça nosso curso de Ciência da Computação!

Algo poderoso

Conte mais para o leitor

O título e o subtítulo contam para nós o que você está oferecendoe o título do formulário confirma. Aqui, você pode explicar por que sua oferta é tão boa que vale a pena preencher um formulário por ela.

Lembre-se:

  • Marcadores são ótimos
  • Para explicar os beneícios e
  • Transformar visitantes em leads.

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec