Faculdades na área de humanas: como escolher o curso certo

Veja como são algumas formações da área de humanas e saiba como escolher seu curso!


Completou o ensino médio e já está pensando em qual área escolher para atuar no mercado de trabalho? Pode acreditar, todos sabemos como é difícil escolher uma carreira para a vida toda, em um momento tão inicial em nossas vidas.

Falaremos de algumas vocações para você saber o que esperar da área de humanas, bem como as exigências de títulos e formações. 

Como escolher o curso certo para o seu perfil

Escolher o curso certo não é uma tarefa fácil, decidir qual graduação seguir é importante para o futuro, porém, existem diversos fatores que contribuem para essa tomada de decisão. Listamos algumas dicas que podem auxiliar na sua escolha.

  • Faça um teste de aptidão profissional;
  • Analise o curso do seu interesse;
  • Pesquise as profissões do seu interesse

Curso de administração

Faça um teste de aptidão profissional

Para fazer um teste de aptidão profissional, é necessária muita sinceridade nas respostas às perguntas, uma vez que esse teste pode fazer diferença na hora de tirar sua dúvida entre qual curso escolher. O teste poderá indicar se a área de humanas é para você ou não, a ideia é mostrar qual personalidade e associar com o curso. Por isso, é importante ter respostas sinceras, pois o diagnóstico pode decidir o seu futuro.

Analise o curso do seu interesse

Dentro da área de humanas, existem vários cursos que podem ter relação com o seu interesse, por isso, foque em analisar todos os cursos que você tenha uma aproximação, pois, muitas vezes a grade curricular ofertam conteúdos que você provavelmente não imaginava que o curso ofertará.

Pesquise as profissões do seu interesse

Associe os cursos a profissão, dentro da área de humanas existem diversos cursos que oferecem áreas de atuação que provavelmente você não imaginava, portanto, pesquise sobre cada área de atuação, como será o dia a dia do profissional e as oportunidades que o mercado de trabalho oferece para profissão.

Saiba se a área de humanas é a ideal para você

Você sabe o que é um teste vocacional? São recursos pensados para  ajudar na escolha profissional, a partir dos interesses e aptidões profissionais,  mas, muito mais do que isso: com o auxílio de um profissional psicólogo, este teste pode levar você a conhecer diversos perfis que guiam sua aptidão por uma área.

O perfil (técnico, acadêmico ou artístico) atribuído ao indivíduo é determinante de uma série de qualidades que podem se adequar melhor a profissões de uma área ou outra. Portanto, ele é um excelente método para se basear quando escolher qual curso superior fazer.

Neles é possível descobrir a sua melhor escolha possível para ingressar numa profissão — seja ela a que você busca ou a que você não sabia ser tão alinhada a seus interesses e motivações!

Já comentamos sobre  algumas profissões da área de  humanas nesta outra leitura. Agora, descubra como são os cursos e profissões de um perfil mais artístico ou acadêmico e educacional, com foco na docência, cultura e pesquisa.

 

O que se estuda na faculdade de Humanas

O mais comum de se pensar a respeito deste segmento da ciência é que são estudos voltados à educação. Não é incorreto e trataremos deste aspecto em primeiro lugar nesta leitura, mas é um pensamento incompleto.

O número de profissões advindas das formações em ciências humanas é muito variado. Entenda que, sempre, é uma área voltada para a ação humana — melhor dizendo, refletir acerca das ações humanas sobre si mesma, a sociedade e o que produz no mundo.

Sendo assim, as faculdades de menor teor técnico e maior foco acadêmico são a concentração deste objetivo; procuram zelar pela produção, disseminação, de ciência e compreensão da sociedade enquanto mantendo o profissionalismo na pesquisa e docência. 

Cursos educacionais, artísticos e acadêmicos de Humanas

  • Arquitetura e Urbanismo
  • História, Geografia e Letras
  • Jornalismo

Descubra muito mais sobre as faculdades de humanas

A Unit quer ajudar você muito além de uma simples leitura: nós criamos um hub de conteúdo feito exclusivamente para ajudar a concretizar sua decisão sobre qual área é a melhor para você! Acesse aqui e tenha a sua disposição ferramentas como quizzes e testes de aptidão instantâneos. 

Não se esqueça de conferir mais sobre as outras formações de perfil técnico na área de humanas, também, que estão listadas com suas áreas e muito mais aqui nesta leitura.

POSTS RELACIONADOS

emec