Gerontologia e Bem-Estar: mercado de trabalho, oportunidades e mais!

Gerontologia é a ciência que estuda o envelhecimento humano. Conheça as melhores práticas de bem-estar para uma vida saudável na terceira idade.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), em 2020 a expectativa de vida no Brasil subiu para 76,8 anos. Diante disso, a presença da Gerontologia e Bem-estar é crucial, já que é a área responsável por estudar as etapas do envelhecimento e seus aspectos.  

Após essas observações, é mais fácil desenvolver meios para promover qualidade de vida cada vez maior aos idosos, ao mesmo tempo que buscam mantê-los em uma vida ativa.Esses profissionais podem estar atuando a serviço do governo ou de redes privadas.

Com o número de idosos crescendo, hospitais, casas de apoio e centros de pesquisas estão buscando mais profissionais qualificados da área, com a intenção de suprir a demanda que tem. 

Como está o mercado de trabalho em Gerontologia e Bem-Estar

Ao passo que a expectativa de vida dos brasileiros está aumentando, a área de Gerontologia e Bem-estar ganha mais espaço e ênfase no mercado de trabalho. Diante da larga demanda, a facilidade de empregabilidade direcionada a esses profissionais também acompanha esse crescimento. 

Além disso, a população, principalmente os idosos, estão se conscientizando em viver a  terceira idade de forma ativa e saudável. Por isso, os profissionais desse ramo estão sendo cada vez mais procurados e a sua presença em ambientes que atendem os idosos tem sido mais pertinente. 

Ao decorrer do tempo, o número de pessoas que vão procurar essa área para se especializar vai ser maior, visto que é uma das profissões do futuro. Por isso quanto mais rápido garantir sua formação nela, melhor ainda.

Quem se forma em Gerontologia e Bem-Estar trabalha onde

A Gerontologia e Bem-estar pode estar presente em todo ambiente que busca promover qualidade de vida aos idosos. Veja quais são:

  • Centros de apoio;
  • Hospitais;
  • Clínicas;
  • Instituições de ensino.

Também têm aqueles que podem optar por prestar consultorias, tanto ao idoso quanto à família, ajudando a encarar essa nova fase da vida.

Principais áreas de atuação de Gerontologia e Bem-Estar

A Gerontologia e Bem-estar, como o próprio nome sugere, é a qualidade de vida dos idosos. Esses profissionais vão criar meios e estratégias que possam mantê-los ativos e participando da vida em comunidade. Confira algumas áreas de atuação:

Educação Comunitária

Seu objetivo principal é a inserção desses idosos na comunidade e, em alguns casos, ajudando-os a voltar a estudar, atuando no desenvolvimento de habilidades, como oficinas e cursos especializantes. 

Assim, o idoso pode contribuir com a dinâmica social e ter um convívio ativo com outras pessoas que vão além do ciclo familiar.  

Reabilitação 

Alguns idosos, por vezes, sentem-se à margem da sociedade, já que muitos consideram-se fracos para ser independentes. Neste caso, o gerontólogo vai ajudá-lo a melhorar o condicionamento físico, auxiliando na procura de profissionais qualificados na área de educação física. 

Pesquisa 

Neste ramo, vai contribuir nos estudos relacionados ao envelhecimento, por exemplo na produção de medicamentos e nos hábitos alimentares, pois são fatores que possibilitam o crescimento da expectativa de vida.

Apoio Psicológico 

Entrar em uma nova fase da vida não é algo fácil. Por isso, esse profissional vai colaborar para a entrada na terceira idade sem muitas cobranças e entendendo as transformações físicas e emocionais que podem causar.

No entanto, sua participação não é somente no início. Eles estarão presentes durante toda a jornada da terceira idade, como no processo de aceitação da perda da mobilidade, mortes de amigos, entre outros fatores recorrentes.

Ensino

Aqueles com afinidade com a licenciatura e que desejam estar em sala de aula podem optar por uma educação continuada e buscar especializações como: pós-graduação, mestrado e doutorado, possibilitando a inserção no ensino superior, além da participação ativa em pesquisas de campo relacionadas ao envelhecimento.

Perfil do profissional de Gerontologia e Bem-Estar

O profissional em Gerontologia e Bem-estar precisa de algumas características específicas para ter sucesso na carreira e mais facilidade ao executar suas funções. 

Como vão lidar com pessoas que estão em processo de transição, estarão constantemente diante de alguns desafios, principalmente a falta de aceitação que os idosos podem ter em relação a nova modalidade de vida que precisam ter. 

Por essa razão, sentem mais dificuldade em se adaptar à nova fase. Para amenizar essas situações, o gerontólogo precisa ser flexível e paciente para lidar com a teimosia. Além disso, é fundamental usar a comunicação a seu favor para convencer os idosos a adotar os métodos necessários e não se desleixar com os cuidados que devem ter.  

Ou seja, estimular a procurar meios de permanecer ativo e contribuir com a sociedade, tendo uma vida saudável e significativa. 

Curso de Gerontologia e Bem-Estar da Unit 

O curso de Gerontologia e Bem-estar pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD. A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

O curso de Gerontologia e Bem-Estar da Unit dispõe de  grade curricular ampla, formada por matérias de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, disponibilizadas através de uma plataforma digital moderna. 

Além disso, os estudantes têm acesso a materiais didáticos digitais atualizados, garantindo um maior aprofundamento dos conteúdos aprendidos.

Durante a graduação em EAD de Gerontologia e o Bem-estar, o aluno não precisa se locomover diariamente para a instituição, devendo fazer isso somente em dias de avaliação, ou seja, todo final de período. Isso garante que o estudante tenha controle de sua rotina, podendo se organizar com antecedência.  

Além disso, oferece aos seus alunos videoconferências com os colegas de classe e com os tutores, com a intenção de aproximar os futuros colegas de profissão e, juntos, adquirirem mais aprendizados.

POSTS RELACIONADOS

emec