Tecnologia da Informação: o que é e porque se tornou tão importante

Entenda o que é Tecnologia da Informação e por que se tornou tão importante nos dias atuais. Descubra as principais áreas de atuação e oportunidades no mercado


Essa área surgiu a pouco tempo, mas já se tornou essencial em todos os ramos da economia. Conheça aqui o que é Tecnologia da Informação!

A Tecnologia da Informação (TI) é uma das áreas mais promissoras e dinâmicas do mundo atualmente. Com a rápida evolução das tecnologias digitais e a sua crescente importância em diversos setores da economia, a demanda por profissionais de TI só tende a aumentar.

De acordo com dados do site de empregos Catho, a média salarial para profissionais de TI no Brasil é de R$ 3.800,00 com variações que podem chegar a mais de R$ 16.666,67 para cargos mais especializados e de liderança.

Além dos bons salários, o mercado de trabalho para TI oferece muitos benefícios, como home office, assistência médica, gympass, day-off de aniversário e muito mais. Há muitas oportunidades de emprego para aqueles que desejam iniciar nesta área.

Afinal, o que é Tecnologia da Informação? 

A área de Tecnologia da Informação é responsável por lidar com a utilização de tecnologias de informação para gerenciamento, manipulação, armazenamento e transmissão de dados e informações.

Essas ações envolvem uma série de conhecimentos e técnicas específicas, que vão desde o desenvolvimento de software até a administração de redes e sistemas. A TI é um setor muito dinâmico, com novidades surgindo a todo momento.

Dessa forma, ela é fundamental para o funcionamento de empresas, organizações e até mesmo governos, pois, além de proporcionar soluções tecnológicas para melhorar processos, aumenta a eficiência e a produtividade da máquina pública, gerando redução de custos.

A TI também está relacionada com a criação de novos produtos e serviços, como aplicativos, softwares de computador, Inteligências Artificiais e centenas de outros dispositivos informatizados que são utilizados diariamente pelas pessoas.

O que se faz na Tecnologia da Informação

Saber o que é Tecnologia da Informação ajuda a compreender como é a sua atuação no mercado de trabalho. A área é responsável por lidar com a utilização de tecnologias para gerenciamento, manipulação, armazenamento e transmissão de dados e informações. 

Os profissionais de TI são responsáveis por desenvolver, manter e gerenciar sistemas de informação, redes de computadores, software, banco de dados e outras tecnologias para garantir o correto funcionamento e a segurança das informações. 

Além disso, eles também trabalham com análise de dados, gestão de projetos, suporte técnico e segurança da informação, sendo, portanto, cada vez mais necessários para empresas de todos os ramos econômicos.

Essas funções são o que faz o profissional de TI um elemento de vital importância para a economia que, atualmente, se desenvolve melhor com o uso de tecnologias digitais.

Quais são as áreas de TI? 

mulher trabalhando em área da tecnologia da informação

A Tecnologia da Informação é uma área ampla que engloba diversas especializações e áreas de trabalho. Algumas das principais áreas de trabalho em TI incluem:

  • Desenvolvimento de software: profissionais que criam programas, aplicativos e sistemas de acordo com as necessidades das empresas e usuários.
  • Suporte técnico: prestam suporte e soluções para problemas técnicos relacionados a equipamentos e sistemas de TI.
  • Administração de redes: equipe que cuida da infraestrutura de redes de computadores, garantindo sua segurança e eficiência.
  • Análise de dados: especialistas que trabalham com dados e informações para fornecer insights valiosos para as empresas e tomadores de decisão.
  • Segurança da informação: profissionais que protegem as informações e dados da empresa, garantindo sua integridade e confidencialidade.

No fim das contas, essas são apenas algumas das principais áreas de trabalho, mas existem várias outras, como: arquitetura de sistemas, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e muito mais.

Como é o curso de TI?

A graduação em Tecnologia da Informação é um dos cursos superiores mais procurados por quem deseja trabalhar com computador e tecnologia. 

O principal objetivo é formar profissionais com habilidades técnicas para atuar no desenvolvimento de sistemas e softwares, gestão de projetos, segurança da informação, entre outras áreas da tecnologia.

O que se estuda no curso de TI?

As aulas são divididas em teóricas e práticas, buscando sempre proporcionar aos alunos uma formação completa. Algumas das disciplinas que compõem a grade curricular, são:

  • Linguagem de programação;
  • Banco de dados;
  • Sistemas Operacionais;
  • Redes de Computadores;
  • Engenharia de Software;
  • Segurança da Informação;
  • Inteligência Artificial.

No entanto, como a área tecnológica está em constante evolução, é comum que as disciplinas sejam atualizadas e novas áreas de estudo sejam adicionadas ao currículo.

Além disso, durante o curso, os alunos têm a oportunidade de participar de projetos interdisciplinares, onde podem aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e vivenciar situações reais de trabalho na área de TI.

Qual a duração do curso de TI?

A duração do curso de graduação em Tecnologia da Informação pode variar de acordo com a instituição de ensino. Em geral, os cursos de bacharelado podem durar de 4 a 5 anos. 

Saber inglês é obrigatório para cursar TI?

Embora não seja obrigatório, o conhecimento de língua inglesa é importante para melhorar o desempenho e o acesso a novos programas e publicações atuais. Contudo, não é necessário o domínio total do idioma, apenas um conhecimento técnico.

A área de Tecnologia da Informação já se tornou vital para a sociedade e seus profissionais serão cada vez mais valorizados. Confira um dos nossos cursos na área, como a faculdade de Sistema de Informação, e faça parte desse grupo que está revolucionando o mundo!

Médico: profissão, onde estudar e mercado de trabalho
Jornalista: como é a profissão, onde estudar e mais!
Gestor Hospitalar: profissão, onde estudar e mercado de trabalho

POSTS RELACIONADOS

emec