Matemático: Oportunidades, perspectivas, atuação e mais!

O matemático é um profissional que utiliza lógica e abstração para solucionar problemas e compreender fenômenos naturais e sociais. Acesse e saiba mais!


Geralmente, as pessoas ligam os matemáticos à docência, no entanto, esses profissionais não estão somente limitados a essa área de atuação.

Hoje em dia é comum encontrar esses profissionais atuando juntamente com equipes multidisciplinares compostas por engenheiros, economistas, arquitetos, etc.

Nesse sentido, potencializa os números de empregabilidade dessa área, uma vez que o matemático pode atuar juntamente com outros profissionais.

Além disso, suas contratações em setores industriais também estão aumentando, principalmente no setor tecnológico, graças à presença  dos cálculos que precisam ser realizados durante a produção de equipamentos e de software. 

Portanto, aqueles que não tem afinidade com a docência, podem optar por uma formação de bacharelado em matemática, tendo oportunidade de exercer suas atividades em vários segmentos.

Como está o mercado de trabalho para Matemático

É comum encontrar os formados em matemática atuando na educação básica (fundamental, médio) ou no ensino superior, quando o profissional tem a especialização solicitada pela área, que é o mestrado e o doutorado. 

Com o avanço da tecnologia, os profissionais estão ganhando mais espaço, pois muitos estão sendo contratados para colaborar com a produção de equipamentos ou implementações de sistemas de software, já que possuem os requisitos básicos.

Além disso,  com novas formas de ensino sendo inserida na educação, a exemplo das aulas remotas, torna-se um novo cenário para os profissionais  oferecerem seus serviços na modalidade de ensino à distância. 

Quem se forma em Matemática trabalha onde

Atualmente, o matemático está conseguindo ganhar espaço em vários setores, visto que ganha também um leque de possibilidades para desempenhar suas funções.

É possível atuar tanto em rede privada, por contrato, ou pública, através de concursos. Confira quais são as principais áreas de atuação:

  • Indústrias;
  • Setores tecnológicos;
  • Empresas;
  • Instituições de ensino.

Além dessas possibilidades, os matemáticos podem optar por prestar consultoria de maneira independente ou ser professor particular, tendo mais flexibilidade em seus horários ao atuar de forma autônoma.

Principais áreas de atuação da Matemática

O profissional formado em matemática não está mais limitado somente à atuação em sala de aula.

Com informações surgindo a todo instante, esses profissionais estão começando a ser reconhecidos em outros setores. Confira as principais áreas de atuação do matemático:

Educação 

Um dos ramos mais exercido pelo o matemático é do ensino. Nele, vai estar à frente de ministração de aulas sobre conteúdos da exatas para a educação básica ou ensino superior. 

No entanto, para atuar como docente em graduação, é necessário uma especialização continuada, ou seja, mestrado e doutorado.

Dessa forma, vai estar apto para atuar também em pesquisas de campo e contribuir para a formação profissionalizante dos estudantes.

Produtor de material didático 

Sua responsabilidade é elaborar materiais como: 

  • Apostilas; 
  • Livros;
  • Jogos educativos, etc. 

Assim, vai reunir nesses materiais conteúdos conforme o ano escolar solicitado. É uma excelente oportunidade de trabalhar na educação sem precisar estar diretamente envolvido com os alunos.

Pesquisas

Todo instituto de pesquisa, empresa ou indústrias constantemente estão coletando dados sobre o seu funcionamento, de pesquisas sobre o mercado ou sobre a população.

Neste ramo, o matemático vai reunir esses dados coletados e analisá-los para organizar de acordo com o objetivo final e seguindo uma série de requisitos.

Biomatemática 

Esses profissionais também podem atuar na área da saúde recuperando imagens obtidas de exames, como tomografias ou ressonâncias, por intermédio da quantificação das imagens, conseguindo assim fazer uma leitura.

Ciências Computacionais

Nesta área, além de lidar com os números, o matemático precisa ter afinidade com tecnologia, já que vai ajudar na elaboração de softwares e traduzir os modelos matemáticos para a linguagem computacional.

Gerenciamento Ambiental 

A matemática pode ser usada como um meio estratégico para investigar os poluentes e promover a prevenção, pois através de escalas e projeções, elaborados por meio de dados coletados, podem ter uma noção melhor sobre a área prejudicada.

Para aqueles que sentem afinidade com a ciência e querem uni-la à matemática, é uma excelente oportunidade.

Perfil do profissional de Matemática

O profissional de matemática vai lidar bastante com números, cálculos e resoluções de problemas, por isso, é importante ter afinidade com a área de exatas e um bom raciocínio lógico, assim conseguirá mais facilidade no desempenho das suas tarefas. Conheça outras características:  

  • Comunicação: Aqueles que optam pela docência, precisam se comunicar com clareza para que os seus alunos entendam o conteúdo, colocando-se a disposição  para explicar quantas vezes for necessário; 
  • Organização: Não importa qual foi o segmento da matemática, é preciso ser organizado para colocar em ordem os dados coletados; 
  • Concentração: Muitas vezes, o matemático não vai conseguir rapidamente entender um problema ou organizar um dado, por essa razão precisa manter-se concentrado para conseguir atingir seus objetivos. 

Qualquer profissional, não importa o setor que exerça, precisa constantemente buscar estudar sobre sua área e estar por dentro das novidades do mercado. O mesmo é esperado pelo matemático

Curso de Matemática da Unit 

O curso de Matemática bacharelado ou licenciatura pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial.

A instituição é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Com uma grade curricular com disciplinas teóricas e práticas, as matérias são ministradas por professores qualificados e com a didática apropriada para ajudar os estudantes a  compreenderem os conteúdos com mais facilidade. 

Ainda durante a graduação, serão aplicados projetos que utilizam Linguagem dos Computadores, ajudando o aluno na inserção do meio tecnológico.

Esse é um dos inúmeros diferenciais promovidos pela Unit, que contém uma estrutura moderna com laboratórios equipados para aulas práticas, tornando o ensino mais interativo, tecnológico e didático.

Portanto, se tem interesse em ingressar a carreira de matemático ou mesmo de professor de matemática, increva-se no nosso curso de Matemática!

POSTS RELACIONADOS

emec