Médico: funções, onde atua e mais!

O médico é responsável por diagnosticar, tratar e prevenir doenças, promovendo a saúde e bem-estar dos pacientes.


Dentre as profissões mais desejadas por muitos, ser médico é uma delas. Essa é uma profissão muito requisitada, tendo sua atuação voltada para a saúde das pessoas, desde a prevenção até o tratamento de doenças que afetam o bem estar das pessoas. Além disso, possui ótimas oportunidades no mercado de trabalho. 

Se você está pensando em ser médico é importante conhecer sobre essa profissão, continue lendo esse artigo e descubra tudo sobre.

O que faz um Médico

O médico é o profissional capacitado para diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes ou prevenir o desenvolvimento de alguma patologia, sendo assim ele solicita exames, prescreve medicamentos e em alguns casos realiza procedimentos cirúrgicos.

Ele pode atuar de forma generalista, como é o caso do clínico geral, ou de forma especializada em uma área específica. Vale ressaltar que a rotina de trabalho, independente se é generalista ou especializada, geralmente é bastante puxada com jornadas de trabalho longas.

Além disso, o médico pode realizar atendimento em consultórios, pronto-socorro, urgência e emergência. Conheça o que esse profissional faz em cada um desses locais de atendimento.

O que faz um Médico

Atendimento em consultório

Esse tipo de atendimento é realizado em consultório médico, geralmente com hora marcada. O médico irá ouvir as queixas dos pacientes, solicitar exames e prescrever medicamentos.

Atendimento em Pronto Socorro

Diferente do atendimento em consultório, no pronto socorro a equipe médica fica à disposição dos pacientes que chegam com alguma queixa e não podem esperar uma consulta médica, necessitando de atendimento imediato. Geralmente os médicos que trabalham em pronto socorro atuam em regime de plantões.

Atendimentos de urgência e emergência

Os médicos podem atuar fora do ambiente hospitalar e do consultório médico, desenvolvendo um trabalho junto com as equipes de resgate, ou seja, ele irá até o local onde o paciente se encontra, um exemplo desse tipo de atendimento são os profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Diferentes áreas de atuação de um Médico

Como citado anteriormente, o médico pode atuar de duas formas (generalista e especializada), quando ele decide se especializar em alguma área, se depara com uma ampla variedade de opções, cada uma com um aprofundamento específico. Veja a seguir algumas especializações:

Dermatologia

Quando o profissional opta por essa área de especialização, seus estudos estão mais destinados para pele, cabelos, unhas, mucosas, pelos e glândulas.

Ortopedia

Nesse tipo de especialização, o foco é mais relacionado com doenças e traumas ósseos e musculares, como por exemplo, fraturas, problemas de crescimento e alterações nos ossos. Ele atua do diagnóstico ao tratamento ou prevenção de problemas que dificultem ou gerem dor ou desconforto durante a locomoção.

Gastrenterologia

O foco aqui são disfunções e doenças relacionadas  ao aparelho digestivo, ou seja, a boca, o cólon, o esôfago, o estômago, o fígado, o íleo, os intestinos grosso e delgado, o pâncreas e a vesícula biliar, estudando desde o diagnóstico até a prevenção.

Neurologia

O médico especializado em neurologia foca os estudos e as pesquisas no sistema nervoso que envolve o cérebro, cerebelo, medula espinhal, nervos e tronco encefálico, além da junção neuromuscular, que é a relação entre nervos e músculos. O neurologista cuida de patologias como: mal de Alzheimer, mal de Parkinson, convulsões e desmaios, entre outras.

Pediatria

Essa é a área de atuação é focada no desenvolvimento infantil, nas doenças e tratamentos para crianças e adolescentes.

Hematologia

O foco é nas doenças relacionadas ao sangue, medula óssea, linfonodos e baço. O profissional irá procurar e identificar quais os prováveis desequilíbrios nos componentes sanguíneos para que o possível tratamento seja iniciado.

Geriatra

Assim como as crianças, os idosos também possuem uma especialidade médica voltada para essa faixa etária, sendo assim o foco é a saúde do idoso. Vale ressaltar que associar esse tratamento a outras especialidades médicas é fundamental.

O que precisa para se tornar um Médico

Se você deseja ser um médico, é necessário possuir o diploma no curso superior de Medicina, sendo assim tem que ingressar em uma universidade, pública ou particular, que seja reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação (MEC).

Mas não basta apenas possuir o diploma, é preciso também estar adequadamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado onde atua.

Como foi visto anteriormente, essa profissão possui vários segmentos para se especializar, sendo assim é interessante fazer algum tipo de especialização, a qual pode ser feita através de uma pós-graduação que possui duração entre 2 a 5 anos, dependendo da área escolhida ou residência médica que é um tipo de especialização que garante o título de especialista, mas recebe bolsa de residência médica, além disso, também é importante estar sempre se atualizando através de cursos e congressos.

Conheça o curso de Medicina da Unit

O curso de Medicina na Unit tem como objetivo capacitar os futuros médicos para que atuem com responsabilidade, seriedade, ética, garantindo atendimento humanizado.

O curso tem duração média de 6 anos (12 semestres), sendo realizado em período integral na modalidade de Bacharelado, além disso conta com um ensino de excelência, onde o todo aprendizado é baseado no método de Aprendizagem Baseada em Problemas, o PBL, ou seja, o aluno é o protagonista de seu aprendizado.

Em relação às disciplinas que compõe a grade curricular estão:

  • Morfologia;
  • Fisiologia;
  • Imagem;
  • Habilidades clínicas;
  • Habilidades terapêuticas;
  • Habilidades de interpretação clínica.

Além disso, é necessário realizar o trabalho de conclusão de curso (TCC) e o estágio obrigatório supervisionado, em regime de internado, o qual é realizado em locais que possuam convênios ou parceria com a instituição.

POSTS RELACIONADOS

emec