Medo de falar inglês? Confira 5 dicas infalíveis!

Quer saber como falar inglês de um jeito fácil? Descubra 5 dicas para aprender inglês e perder o medo de falar lendo nosso post!


O medo de falar inglês é mais comum do que você imagina, seja por falta de confiança, conhecimento ou acesso a um método eficiente de aprendizagem. Mas… assim como os demais medos, você pode enfrentar esse bloqueio para estar mais apto a correr atrás de grandes oportunidades, tanto na sua vida profissional como pessoal.

Para te ajudar a melhorar o seu inglês, existem vários métodos diferentes e eficientes que também podem ser bastante divertidos!

Confira abaixo dicas maravilhosas que vão acabar com esse medo e te deixar fluente na língua mais falada do mundo:

 

1. Descubra a causa do seu medo de falar em inglês

O primeiro passo para perder o medo de qualquer coisa é descobrir os motivos dele existir.

Dessa forma, é primordial que você reflita consigo mesmo o motivo de possuir esse bloqueio.

Por exemplo, digamos que o seu medo de falar inglês tenha surgido após você ter dito uma pronúncia estranha durante um diálogo. Para resolver isso, intensifique os seus treinos acerca da sua pronúncia, utilizando ferramentas online.

Uma vez superado esse problema, você irá perceber que não há porque ter receio de falar inglês e descobrirá várias vantagens incríveis.

 

2. Trabalhe os seus pontos fracos

Imagine que você está percorrendo um caminho que deve ser apenas de pedras amarelas e durante o percurso encontra algumas pedras pretas.

O que você faria? Desistiria da caminhada ou pintaria aquelas pedras de amarelo?

(Se eu fosse você, preferiria a segunda opção, afinal, você já deu muitos passos para voltar atrás.)

E o mesmo acontece com os seus pontos fracos: ao invés de desistir de aprender inglês (e alimentar ainda mais esse medo), supere esses desafios! Ou seja, utilize algumas horas a mais para trabalhar as suas habilidades menos desenvolvidas, de forma a igualá-las com as demais.

Após resolver esse problema, basta continuar a caminhar tranquilamente até o final da trilha!

 

3. Confie na sua capacidade

A confiança é a chave para você conquistar várias coisas, inclusive a capacidade de se comunicar em inglês fluentemente.

Afinal, pode até ser que você já possua um nível alto de conhecimento nessa língua, que está bloqueada pelo medo de errar.

Portanto, a nossa terceira dica para te ajudar a melhorar o inglês é justamente confiar em você mesmo e nos seus conhecimentos! Até porque, aprender uma segunda língua é uma tarefa extremamente difícil e só de você conseguir falar algumas frases em outro idioma já é uma grande vitória.

Por isso, dê um up na sua confiança e supere de vez esse medo de falar inglês!

 

4. Consuma conteúdos em inglês

Sabe o que é melhor do que perder o medo de falar inglês? Fazer isso enquanto consome conteúdos do seu interesse!

Afinal, é possível aprimorar os seus conhecimentos nesta língua assistindo filmes e séries, ouvindo músicas, podcasts e até mesmo lendo os livros que você mais gosta.

Contudo, cada tipo de conteúdo requer uma tática diferente.

 

  • Filmes e séries

Por exemplo: teste assistir filmes e séries em inglês com legendas e em seguida, quando estiver mais confiante, assista sem legenda. 

Assim, você força o seu cérebro a raciocinar nessa língua, entender melhor a pronúncia das palavras e interpretar os contextos envolvendo o idioma. 

Uma dica excelente é assistir filmes e séries infantis, pois a pronúncia dos atores e dubladores costumam ser mais pausadas e sem muitas gírias.

 

  • Livros

Mas… se o conteúdo escolhido for livros, então, nossa dica é ter um dicionário e um caderno ao seu lado.

Essas ferramentas servem para, respectivamente, consultar o significado das palavras que você não conhece e anotá-las, facilitando a memorização delas.

 

  • Músicas e podcasts

Em relação aos podcasts, nossa dica é a mesma dos filmes e séries: evite ler a transcrição deste conteúdo, somente quando, de fato, você não compreender o que foi dito.

E as músicas também se encaixam nessa dica? Com certeza!

Basta colocar no repeat várias vezes, até que a letra esteja grudada na sua cabeça.

Vale lembrar que os conteúdos com aúdio te ajudam a aprender a pronúncia correta das palavras, assim como fazer as suas devidas conexões.

 

5. Treine bastante a sua pronúncia

Dentro os medos relacionados a falar inglês, o da pronúncia é o mais comum.

Mas… saiba que superar esse temor específico pode ser mais fácil do que você imagina! Afinal, uma das formas mais eficientes de enfrentar esse desafio é falar sozinho em casa!

Pode ser tanto diálogos inventados, como a leitura em voz alta de textos teatrais ou até mesmo de livros de seu interesse.

Pensar em inglês: uma ótima estratégia de aprendizado

Não se esqueça de, sempre que criar o diálogo, fazer com que a sua mente pense em inglês, em vez de pensar em português para depois traduzir, pois essa estratégia te ajuda a naturalizar o inglês em sua mente, o igualando ao português.

Afinal, você não nasceu pensando em português, essa habilidade foi aprendida por seu cérebro após um longo tempo convivendo com essa língua.

Na mesma lógica, quanto mais você pensar em inglês e conviver com ele, mais enraizada essa língua estará na sua mente.

Ah, cantar músicas em inglês também vale para treinar essa habilidade!

 

email-ebook-01-guia-viagem

 

Por que é importante saber falar inglês?

1. É a língua mais falada do mundo

Um dos fatores que pode te ajudar a amenizar a insegurança de falar inglês é saber a importância desse idioma, sobretudo no mundo moderno e globalizado.

Afinal, a língua inglesa é conhecida por ser universal, uma vez que é utilizada por pessoas em vários países do mundo, independente da mesma ser oficial ou não.

Inclusive, esse é o idioma mais falado de todo o mundo, superando a gigantesca China, com mais de 1,132 bilhões de falantes do mandarim.

2. Garante excelentes oportunidades de emprego

Por esse motivo, ser fluente nessa língua é requisito para vagas de emprego em empresas de turismo, aeroporto e demais serviços relacionados ao contato com estrangeiros.

Isso sem falar nas multinacionais e demais empresas de grande porte, que solicitam essa habilidade, sobretudo nos cargos de maior importância.

Dessa forma, falar inglês te ajuda a abrir portas para ótimas oportunidades de trabalho não somente no exterior, como também aqui no Brasil.

3. Te faz explorar o mundo ao máximo

Além disso, caso o seu sonho seja fazer um mochilão pelo mundo ou simplesmente visitar outros países, ter um conhecimento básico na língua inglesa te ajudará a ter uma hospedagem tranquila.

4. Conteúdos exclusivos em primeira mão

Outra vantagem de saber falar inglês é que muitos conteúdos e artigos técnicos costumam ser primeiramente lançados nesse idioma.

Assim, ao entender inglês, você consegue ter acesso a esse conhecimento muito mais rápido, sem precisar esperar meses ou anos pela tradução!

 

banner-semana-influencia-ingles-blog

 

Aprender inglês é essencial

Aprender a falar inglês te insere no mundo moderno e globalizado, mas isso só vai acontecer se você deixar esse medo de lado. Por isso, siga as dicas acima e comece a estudar inglês. Afinal, um mundo de oportunidades incríveis te espera de braços abertos!

E se você deseja saber falar inglês: venha para o Unit Idiomas! Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos cursos.

 

Gostou desse artigo? Então, leia também:

5 dicas para melhorar seus estudos

Os 10 idiomas mais falados no mundo

Inglês, espanhol e francês: 57 formas de se comunicar em outro país

 

email-ebook-01-guia-viagem

Qual é o melhor lugar do mundo para ir? 🌎

Descubra isso e muito mais com a versão premium de um dos nossos Guias mais acessados! Nele você encontra tudo o que precisa para conhecer esse mundão.

Preencha para acessar agora mesmo!

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec