Mercado de trabalho para Escrita Criativa: como funciona e mais!

O mercado de trabalho para Escrita Criativa oferece oportunidades em áreas como publicidade, roteirização, produção editorial e jornalismo literário.


Os Escritores Criativos estudam o comportamento do público que querem atingir, dessa maneira tem noção de quais palavras e formação de frases são mais comuns em seu público. 

Todo segmento quer informar algo de um jeito inovador, que não seja cansativo, assim o Escritor Criativo têm possibilidades de atuar em vários setores. Por exemplo, no marketing, vai ajudar a combinar as palavras para atingir o público de uma forma chamativa e convincente. 

Além disso, muitas empresas estão usando do meio digital para promover sua marca e, com isso, precisam do trabalho qualificado de um Escritor Criativo, que vai ser o responsável por desenvolver textos informativos relacionados a empresa.

Como está o mercado de trabalho em Escrita Criativa

Com inúmeras informações na internet, as pessoas buscam fontes confiáveis que possam informar de maneira rápida e fácil. Desse modo, muitos sites estão à procura de profissionais que possam escrever um texto de acordo com as expectativas do público. 

Por causa disso, o número de pessoas dessa área que estão se empregando no ramo é alto, já que a todo momento vários ambientes virtuais precisam de mão de obra para os seus conteúdos. Além disso, os Escritores Criativos podem se dedicar a escrever um livro ou até mesmo trabalhar em uma editora nas correções.

E aqueles com fluência no inglês ou em outro idioma, são capazes de traduzir para o português ou do português para a língua do país que o livro vai ser vendido. 

Um fato importante e que não pode ser ignorado é a tendência de crescimento para os formados em Escrita Criativa, que possuem a oportunidade de  alavancar cada vez mais sua carreira, visto que a era de hoje é regida por informações. 

Mercado de trabalho para Escrita Criativa

Quem se forma em Escrita Criativa trabalha onde

O mercado de trabalho para os Escritores Criativos está bastante satisfatório, ou seja, os profissionais podem se envolver em vários setores do mercado. Conheça os principais:

  • Editoras;
  • Cinema;
  • Emissora;
  • No setor de marketing;
  • Sites e blogs, etc. 

Além disso, os profissionais podem prestar consultoria ou promover cursos de escrita, sendo uma forma de atuar na área como autônomo ou freelancer. 

Principais áreas de atuação da Escrita Criativa

A formação em Escrita Criativa permite atuar em várias áreas. Além disso, outros profissionais fazem o curso para escrever com mais desenvoltura e conseguir passar suas informações com mais clareza e convicção. Conheça como um Escritor Criativo pode exercer sua profissão:

Na Produção de Conteúdo 

Várias plataformas como redes sociais, sites, blogs, são muito usados por empresas e pessoas, já que lá concentra-se  uma grande quantidade de público.

Assim, é uma excelente oportunidade de promover os seus produtos ou serviços. Diante disso, o Escritor Criativo vai organizar quais os conteúdos mais adequados para cada  plataforma e como podem atingir de forma positiva o público-alvo específico.

Revisão

Os Escritores Criativos precisam ter um bom domínio da linguagem e, por isso, são capazes de corrigir os textos para ficar de acordo com a norma culta. Dessa forma, podem estar presentes nas revisões de trabalhos, artigos, livros, roteiros, anúncios e entre outros. 

Edição

Nas editoras, tem uma grande equipe que é responsável pela edição do livro. Nela, também estão presentes os Escritores Criativos, que vão auxiliar na edição do material.

Cursos e Mentorias 

Muitas pessoas têm o desejo de escrever melhor, mas não tem tempo suficiente para se dedicar a uma graduação da área. Cientes disso, os formandos em Escrita Criativa podem promover cursos, principalmente on-line, ou mentorias para ajudá-las nesse processo.

Resenhas Críticas 

Atualmente, a rotina das pessoas estão cheias de afazeres e muitas desejam ter tempo para ler um livro, assistir um filme ou série. 

Contudo, não querem ter o desprazer de assistir algo que não seja tão cativante, por isso procuram resenhas críticas da obra para ter noção do que se trata a história.

A função do Escritor Criativo é reunir, em um resenha, os fatos mais importantes da obra e apontar os tópicos principais, dando ao leitor uma visão ampla do conteúdo abordado.

Perfil do profissional de Escrita Criativa

O perfil de um Escritor Criativo é uma das ferramentas mais importantes para ter sucesso na área. 

Conheça alguns dos atributos dos Escritores Criativos:

  • Ter apreço pela leitura: Para escrever é preciso ler, então os Escritores Criativos devem desenvolver apreço pela leitura. Aliás, antes de começar a redigir um texto, é necessário ler sobre o assunto e, após a realização do texto, ler para revisar se conseguiu expor de forma clara aquilo que foi previamente idealizado;
  • Criatividade: A arte de escrever ressalta muito da criatividade do indivíduo, dessa forma, os escritores devem ser pessoas criativas para conseguir construir um texto que demonstre singularidade e prenda a atenção do leitor;
  • Organização: Esse fator é essencial para organizar pontos cruciais, como ideias e prazos, pois o escritor precisa saber conduzir o texto, tendo em mente aspectos que determinam como ele  vai começar e terminar o conteúdo.  Além disso, a organização também é importante para que o profissional consiga entregar os seus trabalhos no prazo estabelecido.

A fim de se manter atualizado perante o mercado, é importante procurar aperfeiçoar-se sobre novas técnicas, tanto em termos de escrita, quanto ao comportamento do público. 

Curso de Escrita Criativa da Unit  

O curso de Escrita Criativa pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Os estudantes têm à sua disposição aulas com os principais assuntos da área por meio de uma plataforma digital moderna e atualizada. 

Contam ainda com a disposição de materiais didáticos digitais atualizados, servindo como uma alternativa de aprofundamento dos conteúdos aprendidos em sala de aula. 

Durante a graduação em EAD de Escrita Criativa, o estudante vai estar em contato com tópicos como teorias literárias, relembrar normas da língua portuguesa e aprender sobre questões de oralidade, direito autoral e propriedade intelectual. 

Nas suas disciplinas, vai estar presente técnicas fundamentais para ter um bom desempenho na área, como:

  • Literatura Infantil e juvenil;
  • Neuromarketing;
  • Teorias de comunicação;
  • Semiótica, etc.

A ida do aluno a um polo da instituição só precisa ocorrer para a realização das provas todo final de período. Assim, o aluno consegue se organizar com antecedência e evitar contratempos em sua rotina.

A Unit também  oferece aos seus alunos videoconferências com os colegas e tutores, com a intenção de aproximar os estudantes e, juntos, adquirirem mais aprendizados.

POSTS RELACIONADOS

emec