Nutricionista: como é a profissão, onde estudar e mais!

Descubra como um nutricionista pode ajudar a melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Vamos abordar os benefícios de contar com esse profissional.


Atualmente, a população está cada vez mais interessada em possuir um estilo de vida saudável. Por essa razão, a profissão de nutricionista tem sido bastante procurada. Esse profissional é responsável por se dedicar à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Nutricionista, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.                                                                       

Como é a profissão de Nutricionista

O nutricionista é o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Dentre as principais atividades realizadas pelo profissional graduado em Nutrição, têm-se:

  • Elaborar diagnóstico nutricional dos pacientes.
  • Prescrever dietas e suplementos nutricionais para pessoas sadias ou com problemas de saúde.
  • Fazer controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios.
  • Desenvolver e avaliar produtos que possam ser utilizados na alimentação humana.

Mercado de trabalho para o Nutricionista

Com frequência as pessoas associam essa profissão ao trabalho em clínicas e hospitais, bem como a prescrição de dietas para os pacientes, porém o mercado de trabalho para quem faz faculdade de nutrição é muito abrangente e permite trabalhar de diversas formas, pois, atualmente, a população está cada vez mais interessada em possuir um estilo de vida alimentar saudável.

Esse profissional pode atuar em áreas como: 

  • Nutrição clínica;
  • Nutrição esportiva; 
  • Marketing nutricional; 
  • Pesquisa;
  • Indústria alimentícia; 
  • Atuando em hospitais;
  • Clínicas;
  • Indústrias de alimentos;
  • Academias;
  • Laboratórios de análise alimentar, entre outras áreas.

Portanto, independentemente, qual seja o caminho profissional escolhido após a formação, é possível ter sucesso nessa carreira de nutricionista, desde que haja estudo e dedicação na área, que tem se mostrado promissora em diversos segmentos.

Para exercer a profissão de nutricionista é obrigatório ter o diploma de bacharel em Nutrição, em uma instituição reconhecida pelo MEC, e também obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). 

Como é o curso de Nutrição

O curso de Nutrição é do tipo bacharelado, tem duração média de quatro anos, e é dividido em oito semestres, distribuídos entre aulas e estágios. 

A graduação possui uma formação multidisciplinar, apresentando  matérias da área da saúde como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, e também de disciplinas específicas relacionadas à Nutrição, como por exemplo, Dietética, Avaliação Nutricional e Composição de Alimentos, entre outras.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Nutrição deve contemplar as seguintes principais áreas:

  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciências Sociais, Humanas e Econômicas;
  • Ciências da Alimentação e Nutrição; 
  • Ciências dos Alimentos.

Desse modo, o curso de Nutrição possui uma carga horária de atividades práticas em laboratório e, para concluir a graduação, o estudante precisa realizar estágio supervisionado obrigatório, além de elaborar e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Nutrição

O curso de Nutrição pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). 

A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.

Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

O curso possui duração de quatro anos com a obrigatoriedade da realização de estágios supervisionados em áreas como Nutrição Social, Nutrição Clínica e Unidades de Alimentação e Nutrição.

Curso de Nutrição da Unit

O principal objetivo do curso de Nutrição da Unit é formar profissionais qualificados, proporcionando ensinamentos práticos e teóricos que capacitam o aluno a orientar e prestar assistência aos pacientes. 

Sobre o ofício, o nutricionista atua na prevenção de enfermidades, na manutenção da qualidade de vida e na recuperação da saúde do paciente, avaliando a saúde nutricional dos indivíduos.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!

POSTS RELACIONADOS

emec