emec

Freelancer: o que é e como conseguir

Hoje é possível ter trabalhos muito flexíveis sem mesmo sair de casa. Para isso, é preciso entender o que é Freelancer e como conseguir trabalhos do tipo.


Entenda o que é freelancer e saiba como ele pode ser uma renda extra ao final do mês ou mesmo a sua principal fonte de renda!

O mercado de trabalho brasileiro foi bastante impactado nestes últimos dois anos devido a pandemia do Covid-19. O número de desempregados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, chegou a cerca de 10,1 milhões no início de 2022.

Já a renda dos que conseguiram manter seus empregos durante este período, diminuiu consideravelmente devido a alta dos preços provocada pela inflação. Assim, a busca por trabalho formal e outras formas de complementar a renda também cresceu bastante.

Diante deste cenário, o número de pessoas cadastradas em plataformas de divulgação de trabalhos autônomos cresceu de forma muito intensa, sobretudo no último ano, chegando a representar um aumento de 64,58% em alguns casos.

Seja como fonte de renda principal ou apenas como uma forma de levantar um dinheiro temporariamente, o freelancer passou a ser uma alternativa muito buscada.

E se você ainda não sabe o que é freelancer, este artigo irá te mostrar tudo sobre ele e, principalmente, como conseguir esse tipo de trabalho.

Descobrindo o que é freelancer

Popularmente chamado de “frila”, o termo em inglês freelance faz referência a um tipo de trabalho em que o profissional presta serviço para mais de uma empresa, independente do ramo dela, e não possui vínculo empregatício formal com o cliente.

Portanto, o freelancer é um trabalhador independente que atua em diversas empresas, sendo o seu salário o resultante dos pagamentos de cada serviço prestado. Mas não confunda, não se trata apenas de fazer um “bico”.

Normalmente, o bico é aquele trabalho extremamente pontual, sem muita especialização do trabalhador. Por exemplo, ajudar no comércio de um amigo em um fim de semana mais movimentado.

O freelance, ao contrário, demanda mais responsabilidade, comprometimento e conhecimento por parte do prestador do serviço. Não é obrigatório ter uma formação técnica na área, mas devido a grande concorrência, ajuda a se destacar no mercado.

E, por outro lado, quando as empresas buscam esses profissionais é por necessitarem de um serviço específico ou por não poderem contratar de modo efetivo uma pessoa, optam por um autônomo por um curto período em que o serviço é essencial.

Algo que está se tornando cada vez mais comum é a exigência do profissional possuir cadastro como MEI, Microempreendedor Individual, para fazer a emissão de Nota Fiscal da prestação de serviços.

O mercado para freelancer é bastante amplo, possuindo oportunidades em inúmeras áreas diferentes, mas algumas delas se destacam por oferecerem naturalmente um maior número de trabalhos.

Áreas com mais oportunidades

Por suas características, esses ramos possuem uma alta demanda por freelancer e por isso são ótimas oportunidades para quem deseja entrar nesse mercado.

Fotografia

Apesar de hoje ser muito popular as pessoas possuírem smartphones com câmeras especiais, o trabalho do fotógrafo profissional ainda é bastante valorizado e essencial em diversos segmentos.

Por ser especialista em fotos e filmagens, as empresas buscam por eles para atuar em congressos, comemorações, entre outros. É possível também trabalhar para modelos e influencers produzindo ensaios específicos.

Design Gráficoimagem de cima de uma moça designer gráfica mexendo em um computador com muitos desenhos à mesa representando o que é freelancer

O designer gráfico é responsável por planejar e criar elementos visuais comunicativos em diferentes aplicações, como sites, jogos eletrônicos, vídeos, aplicativos, embalagens de produtos, enfim, qualquer produto que envolve imagem e comunicação.

Pela especificidade dos programas, fazer um curso de Design Gráfico é uma ótima forma para conhecer quais as ferramentas digitais e aprender mais sobre comunicação visual.

Redator

O redator freelancer é um profissional muito procurado por portais, revistas e blogs empresariais.

Trata-se de uma profissão que não precisa de uma formação em específico, o importante é ter um bom domínio da língua portuguesa e saber trabalhar bem as normas gramaticais e os diferentes formatos textuais.

Social Media

Outra profissão muito requisitada para trabalhos freelancer é o de social media, profissional responsável pela administração e uso de estratégias nos principais veículos de mídia social (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube e outros).

O que engloba desde a interação com o público, o planejamento e agendamento de publicações e o acompanhamento de performance para a melhoria.

Uma vantagem no caso dos profissionais de social media é que a necessidade de manutenção das redes do cliente (seja marca, empresa, produto ou até um profissional), é como a necessidade de ações mais duradouras visando a manutenção dos perfis, ou seja, o que começa como um freela, pode se tornar um trabalho PJ (pessoa jurídica).

Como conseguir trabalhos como freelancer?

Mais importante do que conhecer o que é freelancer, é saber como procurar e obter um trabalho. Por isso, separamos algumas dicas para facilitar a sua busca.

Networking

Ter uma boa rede de contatos profissionais é essencial para conseguir novas oportunidades como trabalhador autônomo. Por ser comum acontecer indicações de serviço entre os contatos de um networking, eventualmente as pessoas irão te indicar.

Por isso, é importante manter diálogo com trabalhadores de outras áreas, com clientes antigos e outros conhecidos para ter uma rede sempre funcional e atualizada.

Redes sociais 

As redes sociais são parte integrante da vida pessoal e profissional, não só para compartilhamento de momentos especiais, mas também para vagas de trabalho.

Há diversos grupos e comunidades de trabalho freelancer que atualizam diariamente oportunidades em diversas áreas. 

Sites especializados

Com o crescimento da demanda por trabalhadores autônomos, muitas plataformas online se especializaram nesse tipo de vaga e possuem diversas oportunidades de trabalho para todas as áreas profissionais.

É fundamental ter um cadastro em cada um dos sites especializados e manter sempre seus dados atualizados para poder conseguir novas vagas.

Portfólio

Saber como mostrar o seu trabalho pode ser o que falta para conseguir mais trabalhos, principalmente se você quer trabalhar com produção visual e textual. E não basta apenas descrever como é o seu trabalho e citar alguns exemplos.

Hoje existem diversas plataformas que oferecem modelos de sites prontos que podem ser configurados como um portfólio, com páginas dedicadas para sua descrição profissional, seus trabalhos detalhados e outras informações que forem importantes mencionar.

Com o crescimento do mercado do freelancer, há espaço para quem quer apenas levantar dinheiro e também para quem quer fazer dele a sua renda principal com flexibilidade.

Seja qual for a sua opção, fazer uma faculdade pode ajudar a conseguir melhores oportunidades, conseguindo experiência e podendo comprová-la. Por isso, confira o vestibular online e entre já no curso que tanto deseja.

 

Leia mais:

Como fazer um portfólio?

Como criar um bom perfil no LinkedIn?

Dicas para Entrevista de Emprego

banner-jornada-do-sucesso

Como construir uma carreira de sucesso?

Nossos especialistas produziram conteúdos incríveis para que você possa descobrir como construir uma bela jornada no mercado de trabalho e uma carreira inovadora.

Inscreva-se agora

MAIS LIDAS DO MÊS

10 características de um líder de sucesso
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD
Transferência entre universidades:  4 erros que você não pode cometer
5 dicas infalíveis para conseguir aumento salarial
Inglês instrumental: já ouviu falar?
4 bons motivos para cursar Engenharia Mecatrônica

POSTS RELACIONADOS