Gestor Financeiro: explorando as oportunidades no mercado de trabalho

Descubra as inúmeras oportunidades de carreira como Gestor Financeiro e como essa profissão pode impulsionar o seu futuro. Acesse nosso blog e saiba mais!


O Gestor Financeiro vai controlar gastos e acompanhar o fluxo de caixa da organização, além de investigar os ganhos e avaliar os melhores investimentos, estabelecendo uma estratégia financeira. 

Não importa o porte da empresa, esses profissionais são cruciais para um bom acompanhamento das finanças empresarial, visando a redução de custos e o aumento do lucro. 

Atualmente muitas empresas estão ingressando na bolsa de valores e a maioria não sabe como gerenciar seus recursos e é responsabilidade do gestor financeiro elaborar balanços, como também ganhar escuros no mercado de ações e saber quando recuar. 

Principalmente, saber como o mercado está se comportando para auxiliar como deve ser o desempenho e o investimento da empresa.

Portanto, não importa qual é a especialidade de uma empresa, para o seu crescimento financeiro precisa contar em seu quadro de funcionários com a presença do Gestor financeiro.

Como está o mercado de trabalho em Gestão Financeira

Com a pandemia, o mercado precisou lidar com essa nova realidade, de tal maneira que as empresas precisam contornar suas ações para não ter prejuízo. Diante disso, o gestor financeiro desempenhou grande responsabilidade.

Uma vez que ele precisou entender como a pandemia afetaria a economia e encontrar quais eram os caminhos para evitar malefícios para a saúde empresarial. 

Com isso precisou estudar e avaliar quais seriam os pontos mais afetados e através dessa avaliação propor estratégias que ajudassem os gestores a evitar a falência e a demissão dos seus funcionários. 

Por isso, as empresas com gestores financeiros qualificados tiveram crescimento no mercado apesar da crise, pois tiveram orientações específicas de como deveriam ser seu comportamento em uma sociedade que estava passando por um momento crítico. 

Nesse sentido, o reconhecimento desses profissionais aumentou e muitas empresas começaram a contratar ainda mais profissionais dessa área para receber direções que possam melhorar o financeiro da organização. 

Quem se forma em Gestão Financeira trabalha onde

Esses profissionais vão estar em qualquer ambiente no qual tenha recursos financeiros para ser administrado. Por isso, podem ser encontrados em:

  • Empresas;
  • Indústrias;
  • Clínicas;
  • Instituições, etc. 

Com a finalidade de auxiliar nas suas aplicações e rendimentos, facilitando o crescimento financeiro da organização. Ao decorrer do tempo muitas empresas vão aumentar o número de contratação desses profissionais, visto que o mercado têm grandes chances de expansão e por causa disso é necessário uma boa quantidade de mão de obra para lidar com esse crescimento.

Principais áreas de atuação de Gestão Financeira

O Gestor Financeiro tem áreas específicas que vão atuar para o benefício da empresa em relação a sua saúde empresarial, principalmente ao que se diz respeito ao financeiro. Veja uma das áreas de atuação desse profissional:

Gerente Orçamentário:

É sua obrigação avaliar os pontos mais importantes do empreendimento e saber os seus gastos e lucro, para definir quais são os gastos que podem ser realizados. 

Também sendo responsável por realizar documentos sobre os recursos e os objetivos da organização, como sendo uma orientadora para outras ações.

Análise de Investimentos

O crescimento da empresa depende do quanto ela investe para se manter sempre ativa, por isso o analista vai verificar quais são os melhores investimentos.

Como também vai acompanhar a entrada e saída dos recursos e determinar quais devem ser as decisões. Além de criar meios para atrair mais pessoas interessadas no negócio. 

Gerente de contas 

Juntamente com a contabilidade vai acompanhar a entrada e saída do dinheiro e auxiliar no planejamento de técnicas e identificar possíveis ameaças. 

Em resumo, vai acompanhar a entrada e saída do capital, como também verificar como está sendo a relação com os clientes. 

Analista do Mercado Financeiro

Para uma empresa expandir e alcançar bons resultados é importante estar atenta ao comportamento do mercado financeiro.

Por essa razão os gestores financeiros vão acompanhar e verificar como está o andamento e ajudar aqueles que querem apostar na bolsa de valores.

Ou seja, acompanhar as operações, buscando evitar ações de risco que possam resultar em prejuízos. Por isso é importante ter bastante domínio sobre o mercado financeiro para entender melhor.

Design sem nome (12)-1

Perfil do profissional de Gestão Financeira 

O gestor financeiro é um dos responsáveis por uma empresa saudável nas suas finanças, é da sua responsabilidade controlar o que entra e sai e avaliar as melhores oportunidades de investimentos. Por essa razão é importante algumas habilidade para cooperar na sua performance, como:

  • Domínio das exatas: Esses profissionais vão lidar no seu dia a dia com números a todo instante, dessa forma é importante ter domínio e compreender as operações;
  • Perspicácia: Precisam ser ágeis para investir no momento certo e também na hora de retirar o investimento, principalmente quando envolve bolsa de valores que é muito oscilante e imprevisível;
  • Responsabilidade: Lidar diretamente com as finanças da empresa é de grande importância, por isso saber ser responsável nos prazos e também nas prestações de contas, garantirá sucesso na sua área. 

Além disso, com um mercado cada vez mais competitivo e oscilante é importante estar atento às novidades e buscar meios de acompanhar para se destacar.

Curso de Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Com disciplinas voltadas ao capital e como o financeiro de uma empresa pode reagir de acordo com mudanças do mercado, sendo acessadas através da plataforma digital (AVA) com questionários e apostilas atualizadas sobre o assunto. 

Além de videoconferência com tutores e colegas para um momento de troca e de mais aprendizado.

A ida ao aluno só precisa ocorrer para a realização de provas no final do período, colaborando com a sua logística de locomoção. Ao final do curso o aluno vai está preparado para lidar com as tarefas de um gestor financeiro com chances de ser reconhecido em sua área e elaborar um bom plano de carreira.

POSTS RELACIONADOS

emec