O que faz um Cientista da Computação: Como trabalha, onde atua e mais!

Descubra as habilidades necessárias e as áreas de atuação do cientista da computação, desde desenvolvimento de software até inteligência artificial.


Esse profissional é responsável por desenvolver e gerenciar softwares, algoritmos e modelos computacionais, com o objetivo de melhorar o sistema. O Cientista da computação pode elaborar sistemas, determinar a interface gráfica, realizar a codificação dos programas computacionais, realizar a gestão de dados e implantar decisões tecnológicas. 

Além disso, pode criar aplicativos para computadores e aparelhos móveis, que podem ser tanto voltados para melhorar o desempenho das atividades de uma empresa ou para o lazer, como por exemplo criar um aplicativo de um jogo.

O Cientista da Computação pode atuar como analista de tecnologia da informação, cientista da computação, programador, com pesquisas acadêmicas, segurança da informação, banco de dados, dentre outras áreas. Esse profissional pode também trabalhar em equipe dentro de uma empresa ou sozinho e realizar suas atividades até em home office.

O mercado de trabalho para esse profissional é muito amplo, dessa maneira ele pode atuar prestando serviços para empresas, indústria, para o serviço público, para editoras, órgãos de pesquisa, agências, no departamento de informática de companhias públicas e privadas, dentre outros ambientes. Além desses ambientes o cientista da computação pode prestar seus serviços de maneira autônoma, realizando serviços para particulares ou empresas de forma terceirizada.

O que faz um Cientista da Computação

O cientista da computação vai ser responsável por desenvolver e gerenciar software, assim esse profissional vai desempenhar inúmeras atribuições como definir o escopo do software, realizar o planejamento do projeto, realizar estimativas de custos, gestão de recursos, agendamentos de tarefas, dentre outras atividades. Além de desenvolver o projeto ele vai acompanhar as etapas de criação, para que tudo seja realizado de acordo com o planejado e conforme o solicitado pelo cliente.

Além disso,  ele pode também ser o responsável por realizar melhorias no software, como por exemplo realizar a implantação de novas ferramentas no programa para que o mesmo consiga gerar mais resultados ou pode personalizar o software para o cliente e o tipo de negócio que ele possui. Ele também será o responsável por realizar as atualizações necessárias no programa computacional.

No mais esse profissional será o encarregado de realizar o suporte, sanando as dúvidas dos colegas de trabalho que utilizam o software, realizando reparos necessários no programa ou até mesmo prestando assessoria aos usuários na compra de programas e equipamentos, dentre outras funções.

Como atua um Cientista da Computação

Este profissional tem várias áreas de atuação dentro da ciências da computação, sendo assim ele pode atuar como um gerente de redes, ou seja, ele vai ser o responsável por realizar a manutenção, monitorar, acompanhar o funcionamento da rede de computadores, por projetar e manter uma rede de computadores em funcionamento, de acordo com o desejado.

Esse profissional pode atuar como um desenvolvedor de software e aplicativos, dessa forma, esse profissional vai fazer a criação de programas e jogos de computador, adaptando-os às necessidades do cliente. 

Assim, o Cientista da Computação que dedicar sua atuação para essa área tem que ouvir a ideia do cliente, colher as informações necessárias, criar protótipos do projeto, realizar os testes e fazer os ajustes necessários para que o projeto atenda às demandas do cliente ou do mercado. 

Além disso, caso o profissional deseje ele pode criar aplicativos de acordo com suas  ideias, não precisa ser para um cliente, assim ele pode desenvolver uma rede social, um aplicativo de jogo, dentre outras opções.

No mais, ele também pode atuar como Analista de Sistemas, assim este profissional cria soluções específicas em sistemas informatizados, desde a concepção. Para mais, ele é o encarregado de levantar requisitos de determinado projeto, ou seja, as demandas dos usuários que precisam ser atendidas, para desenvolver e realizar cada etapa da criação e da aplicação

Onde atua um Cientista da Computação

O mercado de trabalho para Cientista da computação é bem diversificado e ele pode atuar em vários segmentos. Assim ele pode trabalhar em empresas privadas, editoras, escolas, órgãos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, bancos, assessorias, agências, órgãos públicos. Nesses ambientes ele pode desenvolver, gerenciar e tirar dúvidas dos funcionários referentes ao uso dos softwares usados por essas empresas.

Ademais, um Cientista da computação que tenha um mestrado ou doutorado também pode ser professor universitário ou se dedicar a realização de pesquisas científicas, produção de artigos científicos e na escrita de livros. Também podendo realizar consultorias, e assim tirar dúvidas, por meio de análises, propondo soluções práticas aos problemas dos clientes.

Conheça o curso de Ciência da Computação da Unit

O curso de Ciências da Computação é do tipo bacharelado, na Unit tem duração de 4 anos, possui 9 semestres, tendo uma carga horária total de 3.680 horas aula e o aluno pode estudar no período vespertino. Nesse curso o discente tem contato com disciplinas que abordam conhecimentos voltados à lógica matemática, teoria, programação e estrutura lógica computacional, com o intuito de capacitar o aluno a desenvolver projetos capazes de atender a atual demanda do mercado de trabalho.

A faculdade de Ciências da computação possui conteúdos básicos e tecnológicos referentes à área geral e específicos da computação, sendo assim possui matérias diversificadas, segue abaixo algumas das matérias presentes no curso da Unit, sem levar em conta as matérias optativas que disponibiliza durante o curso:

  • Geometria Fundamentos de Matemática Computacional;
  • Cálculo para Computação I;
  • Fundamentos Antropológico e Sociológicos;
  • Sistemas Operacionais;
  • Sistemas Digitais;
  • Engenharia de Software;
  • Desenvolvimento e Análise de Sistemas;
  • Banco de Dados;
  • Redes de Computadores;
  • Inteligência Artificial;
  • Laboratório de Análise de Algoritmos;
  • Inteligência Artificial e redes neurais, dentre outras matérias.

No mais, a faculdade possui parcerias com empresas como: Microsoft, Amazon, Red Hat, Google for Education e Cisco, assim o aluno pode utilizar as plataformas acadêmicas dessas empresas de tecnologia. Essas parcerias possibilitam também que o aluno realize cursos, que possibilitam certificados nacionais e internacionais.

Ademais, a faculdade também conta com uma infraestrutura que possibilita o aluno ter aulas práticas e assim poder aliar o que aprende na teoria com a prática.No mais,  para poder concluir o curso o discente tem que apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC) no final.

POSTS RELACIONADOS

emec