O que faz um Esteticista, onde pode atuar e mais!

O Esteticista é responsável por cuidar da saúde e beleza da pele, utilizando técnicas de limpeza, hidratação, massagem e outros tratamentos estéticos.


Se você tem afinidade em cuidados com a pele, cabelos, unhas e cuidados corporais de modo geral, essa é uma área que vai te interessar.

O esteticista é um profissional que, através de técnicas e procedimentos, atende aos pedidos e necessidades de muitas pessoas, devolvendo na maioria das vezes uma autoestima procurada pelas mesmas. Isso porque é através da estética que acontecem mudanças ou prevenções de algo que incomoda no corpo, cabelo, unhas ou outras regiões.

Se você se identificou e quer saber mais informações sobre essa profissão, continue lendo o nosso artigo e fique por dentro de tudo sobre essa área profissional.

O que faz um Esteticista

A carreira de esteticista é bem ampla, e além de cuidados individuais em cada pessoa, esse profissional pode administrar seu próprio negócio em um salão ou estúdio. É o profissional responsável pelo tratamento de embelezamento corporal, facial e capilar, promovendo bem-estar para os clientes, através de técnicas e procedimentos diferenciados.

O esteticista desenvolve procedimentos diversos no corpo, desde suavizar linhas de expressão, hidratação, massagens, depilação, maquiagem, ou seja, os procedimentos podem ser com um prazo maior para ser executado novamente, ou procedimentos recorrentes. Além disso, esse profissional necessita ter uma boa comunicação, gestão e sempre buscar atualizações no ramo.

Além de seguir na área especificamente, alguns optam por lecionar cursos para outros profissionais, ou lecionar aulas em universidades, o que também se torna uma excelente alternativa e oportunidade de emprego.

Esteticista a profissão-2

Diferentes áreas de atuação de um Esteticista

São inúmeros os lugares que um esteticista pode prestar serviços, como salões, clínicas, consultórios, SPA, bem como as diferentes áreas de atuação, as quais serão procuradas de acordo com as necessidades de cada cliente. É uma profissão que tem sido cada vez mais reconhecida e procurada. Pode-se destacar dentre as áreas de atuação:

Terapia Capilar

Como o próprio nome já diz, está voltada para tratamentos com o cabelo e couro cabeludo. Em alguns casos esses tratamentos não estão associados apenas à parte estética, mas também às doenças causadas por algum fator psicológico ou biológico. Além disso, a busca pelo profissional de estética acontece também como prevenção, a exemplo da calvície.

Estética facial

Essa área está voltada para aplicação e realização de procedimentos na pele através de peelings e limpeza de pele, e consequentemente melhora a aparência de toda a face. Algumas pessoas buscam esses procedimentos como forma de prevenção do envelhecimento precoce, bem como para evitar rugas ou surgimento de linhas de expressão.

Podologia

A podologia tem um tratamento especial em cuidados com os pés, desde unhas, quando estão encravadas, por exemplo, ou até calos, e as famosas rachaduras nos pés também se tornam uma queixa comum. É uma das áreas que não tem apenas finalidades estéticas, pois ocorre o tratamento de infecções, micoses e verrugas.

Pré e pós-cirúrgico

Os procedimentos são realizados pelo esteticista antes do procedimento cirúrgico, com o objetivo de minimizar os possíveis efeitos de uma cirurgia, preparando a região. Já o pós operatório, tem objetivo de realizar o tratamento com os efeitos que a cirurgia pode ter causado. Vale ressaltar que os procedimentos podem ser com uma finalidade estética ou até mesmo relacionados à saúde.

Consultoria

Nessa área, o profissional atua de fato como um consultor, normalmente de produtos de beleza, ou equipamentos, indicando boas opções para outros profissionais, salões ou até mesmo para o público. O esteticista deve manter sempre atualizações e pesquisas, visando oferecer o que há de melhor no mercado, em quesitos de qualidade e preços.

Além dessas, existem diversas outras áreas de atuação, como: visagismo, estética corporal e massagem. E cada uma dessas áreas através dos diferentes procedimentos possuem valores de pagamentos diferentes, que variam de R$ 1.454,00 a R$ 3.664,00 no total. Além dos procedimentos e áreas, esses valores também variam de acordo com o tempo de formação, experiência e local de atuação.

O que você precisa para se tornar um Esteticista

Para se tornar um esteticista é necessário concluir o curso em uma faculdade de nível superior, de preferência que seja regulamentada pelo MEC ( Ministério da Educação). Em alguns casos pode acontecer no formato EAD ( ensino a distância), com apenas estágios e aulas práticas presenciais. Normalmente, o curso dura entre dois anos e dois anos e meio.

Após ter a conclusão, o profissional pode exercer a profissão, pois a mesma foi regulamentada pela lei nº 13.643/2018, e o profissional deve seguir alguns requisitos prescritos pela lei e seguindo registros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (Anvisa).

Conheça o curso de Estética na Unit

A Universidade Tiradentes capacita os futuros profissionais para o mercado de trabalho, e para que exerçam a profissão com excelência. Dentro da universidade os alunos praticam as técnicas em momentos de aulas práticas e estágios, favorecendo assim a capacitação. A grade curricular é baseada em disciplinas específicas do curso, bem como algumas encontradas em outros cursos, como empreendedorismo e ética.

A universidade disponibiliza o Laboratório Multidisciplinar de Estética, o qual permite aulas demonstrativas, bem como o Centro de Estética e Bem-estar no qual permite atendimento ao público externo e aproxima cada vez mais o futuro profissional da realidade.

Ao ingressar em um curso Estética é importante saber quais as disciplinas que serão ofertadas durante a graduação. São elas:

  • Anatomia Humana;
  • Bioquímica;
  • Farmacologia;
  • Microbiologia;
  • Fisiologia humana.

POSTS RELACIONADOS

emec