Mentoria acadêmica: como funciona um curso com mentoria?

A vida na faculdade e até profissional pode se tornar muito mais proveitosa com o auxílio de alguém que tem experiência com o que está lidando. Conheça!


Você sabia que a mentoria acadêmica pode ajudar a tornar a sua experiência na faculdade ainda mais enriquecedora? Descubra mais a seguir!

Os anos dedicados à faculdade tratam de um momento muito especial de todo universitário. Mesmo com inúmeras provas e horas de estudo, é aqui que muitas amizades são construídas, novas emoções são vividas e carreiras são iniciadas.

Contudo, é muito comum que em meio a essa trajetória do ensino superior, os alunos sintam dificuldades e indecisões que vão desde a escolha de disciplinas, passando pela produção do TCC até mesmo em como se inserir no mercado de trabalho.

Diante desse cenário, as instituições de ensino superior começaram a adotar um projeto de orientação para potencializar as experiências e os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a graduação.

Conhecendo a mentoria acadêmica

A mentoria acadêmica é um recurso que surgiu nas universidades para dar suporte aos graduandos, possibilitando uma visão mais ampliada acerca dos conteúdos aprendidos e também mais próxima do dia a dia e do mercado de trabalho.

A mentoria é uma prática muito popular no mundo do trabalho e que tem crescido significativamente nos últimos anos. Ela consiste em um projeto de desenvolvimento pessoal e profissional orientado por um mentor.

O mentor é um profissional de experiência e conhecimento consolidado em uma área de atuação e que se tornou especialista em transformar todo o seu know-how para auxiliar o crescimento de outras pessoas.

Em algumas universidades, a mentoria envolve toda a instituição. O mentor, que na maioria das vezes é algum aluno veterano, é escolhido pelo aluno calouro a partir de seus interesses e curso escolhido.

A partir de então, mentor e mentorado passam a ter encontros, que são espaços abertos e acolhedores em que o aluno calouro pode trazer suas questões, dificuldades e objetivos profissionais, para o mentor o ajudar durante toda a graduação.

Porque buscar a mentoria?

É muito comum que ao ingressar no  curso de graduação, nos percamos em meio a tantas novidades e prazos a cumprir. E com isso, surge aquela sensação de estar perdido.

Nesse momento, contar com um aluno veterano mais experiente para te ouvir e auxiliar, de modo personalizado, a planejar os seus passos e aproveitar todos os recursos da infraestrutura da faculdade, faz toda a diferença.

Benefícios da mentoria durante a faculdade

A mentoria acadêmica tem como objetivo principal acompanhar o aluno em seus primeiros passos dentro da instituição, incentivar a melhoria constante nas disciplinas e também a evolução do mentorado a partir de uma relação humanizada com o mentor.

Como o planejamento das reuniões entre mentor e mentorado é bastante personalizado, o aluno calouro tem maior liberdade para escolher os horários ideais e também ser livre para tratar sobre o tema que desejar.

Por exemplo, entre as aulas o mentorado pode marcar encontros e discutir tópicos das disciplinas para aprofundar o conhecimento. Assim, o mentor pode propor meios de estudo mais particulares para a assimilação do conteúdo em questão.

Ao longo destas reuniões, o mentor conhece o aluno e por meio de atividades com feedbacks, o auxilia a identificar os melhores recursos da faculdade para ajudar o calouro a se desenvolver de modo eficiente.

Assim, o mentor se configura não só como alguém que vai ajudar com organização de estudo e definição sobre o que e como fazer o TCC, mas como uma pessoa preocupada em extrair o maior potencial do aluno, direcionando-o no âmbito pessoal e profissional.

Para quem tem muitas dúvidas sobre os caminhos a seguir dentro e fora da instituição de ensino superior, a mentoria acadêmica é o recurso perfeito para obter orientação de quem possui conhecimento e experiência em ajudar pessoas.

Como conseguir um mentoraluno instruindo outra aluna atraves da mentoria academica

Como vimos anteriormente, ter um mentor durante a faculdade proporciona muitos benefícios, podendo ser a peça que faltava para alcançar o sucesso acadêmico obtendo a melhor experiência possível.

Foi pensando em tudo isso que selecionamos algumas dicas para te ajudar e facilitar o processo de encontrar um mentor

Evento de recepção dos calouros

Todo início de ano letivo, as universidades costumam realizar uma série de eventos acadêmicos para receber os novos alunos e apresentar um pouco sobre a instituição e os cursos de graduação.

Palestras, rodas de conversa, visita pelas instalações universitárias, gincanas de integração, enfim, são uma série de atividades voltadas para os calouros que envolvem professores e alunos veteranos.

Com isso, participar dessa programação é uma forma de você conhecer pessoas com mais experiência no seu curso e saber quem estaria apto a ser o seu mentor.

Programa de Mentoria da instituição

Algumas universidades possuem programas de mentoria em que professores e alunos veteranos se disponibilizam para mentorear os novos estudantes no início de suas trajetórias acadêmicas.

Esses programas, que costumam receber inscrições no início do período letivo, proporcionam integração entre os discentes, além de proporcionar ao calouro o desenvolvimento de habilidades fundamentais à vida acadêmica.

Na Unit, o Programa Mentoria existe há 5 anos e já fez a diferença na vida de dezenas de graduandos e graduandas, refletindo diretamente no desempenho acadêmico e no ambiente acolhedor e receptivo entre professores, funcionários e alunos.

Veja mais sobre o nosso vestibular online e conheça o Programa Mentoria que está revolucionando a vivência na faculdade.

 

Leia mais:

O que é mentoria de carreira?

Programa de mentoria: entenda como funciona

Desenvolva sua liderança com o Programa Mentoria da Unit

POSTS RELACIONADOS

emec