Saiba o que é MBA e qual é o curso ideal para sua carreira

Saiba o que é MBA e saiba como encontrar o mais adequado para o seu futuro profissional.


Neste blog post, você vai entender o que é o MBA, quais os tipos, as principais diferenças entre as outras pós-graduações e vai conferir dicas de como escolher o melhor curso para você. Acompanhe!

Possuir uma pós-graduação se tornou um diferencial competitivo no mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa da consultoria Robert Half, 42% dos líderes consideram o MBA extremamente relevante para o currículo

Entretanto, para escolher a pós-graduação adequada, é preciso conhecer quais são as modalidades, como funciona cada curso e o que ele lhe agregará ao longo da sua formação. 

Outro ponto importante é definir quais são os seus objetivos com aquela pós-graduação, afinal, como todo investimento, é algo que precisa ser feito com atenção. 

 

O que é MBA?

por-que-fazer-um-mba

O termo MBA, em inglês Master in Business Administration, se refere a um tipo de pós-graduação lato sensu destinada aos profissionais que buscam aprimorar as habilidades de gestão. 

Apesar da origem aglo-saxã (Reino Unido e Estados Unidos), o MBA tem ficado bastante popular no Brasil, tornando-se um fator bastante valorizado no mercado de trabalho.

Conforme pesquisa realizada pelo vagas.com, 70% das vagas de cargos de chefia cadastradas na plataforma exigem curso de especialização ou pós-graduação. Fato que contribui para que a especialização seja cada vez mais desejada pelos profissionais!

 

Como funciona o MBA?

Os cursos de MBA possuem duração mínima de 360 horas-aula – carga-horária mínima reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). E o processo de seleção varia de acordo com as instituições de ensino.

Porém, para poder cursar uma pós-graduação em MBA, é necessário ter finalizado um curso de graduação do nível superior, seja de licenciatura, bacharelado ou tecnólogo.

Nos cursos, as aulas giram em torno de debates da área de gestão e administração, trazendo temas sobre liderança, gestão de pessoas, tomada de decisão etc. 

 

Quais áreas possuem MBA?

Apesar de ser voltado para o mundo corporativo e das finanças, atualmente existem MBAs em áreas como:

  • marketing;
  • tecnologia da informação;
  • comunicação;
  • saúde;
  • agronegócio;
  • engenharia portuária;
  • gestão jurídica, entre outras.

 

Quais são os tipos de MBA?

Hoje, há duas modalidades de MBA que são mais comuns, o MBA Tradicional e o MBA Executivo. Entenda: 

 

MBA Tradicional

O MBA Tradicional, também conhecido como MBA em Gestão, é definido como uma especialização mais prática voltada para a rotina do mercado, sendo a gestão o principal fator analisado.

Considerado como uma das especializações mais populares no Brasil, o MBA em Gestão é indicado para os profissionais que já possuem algum tempo no mercado de trabalho e querem adquirir qualificação para a área de gestão.

 

MBA Executivo

O MBA Executivo é indicado para pessoas que já possuem experiência em liderança e gestão de pessoas e desejam alcançar cargos de nível executivo, sendo visto como uma especialização mais avançada que o MBA em Gestão. 

 

Qual a diferença do MBA para os outros cursos de pós-graduação?

 

As pós-graduações se dividem em dois tipos: stricto sensu e a formação lato sensu. A primeira  é direcionada aos cursos de mestrado e doutorado, que são alternativas mais voltadas para o campo acadêmico, enquanto a segunda é direcionada para a esfera mercadológica, como os MBAs. 

A especialização stricto sensu é indicada para profissionais que possuem o intuito de seguir a carreira acadêmica, atuando em projetos, pesquisas, dando aulas etc, ou seja, o mestrado e o doutorado possuem um viés mais teórico.

Já os cursos lato sensu, como dito anteriormente, têm o objetivo de desenvolver habilidades ligadas à gestão e conhecimentos específicos de determinada área.

 

Por que fazer um MBA?

 

o-que-e-mba

 

O mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais competitivo, diante disso o nível de exigência também aumentou. E, além de ampliar os conhecimentos, fazer um MBA expande as oportunidades de crescimento dentro de uma empresa.

Outra vantagem é a possibilidade de aumento do salário, visto que as organizações passam a valorizar ainda mais o profissional. Entre outros benefícios, estão: 

  • conhecimento mais aprofundado em determinada área;
  • resiliência e autonomia;
  • maiores oportunidades de crescimento;
  • melhores remunerações; e
  • aumento da eficiência profissional.

Como escolher o melhor MBA para a carreira?

Agora que você já conhece os benefícios que um MBA tem para a carreira, surge a principal dúvida: como escolher o curso ideal?

Por conta disso, elencamos alguns pontos que devem ser analisados antes da decisão. Veja:

 

Estabeleça os seus objetivos

Antes de selecionar qual é o curso ideal, é muito importante estabelecer quais são os seus objetivos com aquele curso, seja para promoção no trabalho, networking, aprendizado ou apenas um certificado. 

 

Certifique-se da carga horária e das exigências

Como foi citado, a carga horária mínima dos cursos de MBA é de 360 horas, entretanto existem programas que exigem mais tempo. O ideal é que antes do ato da matrícula, você avalie como conciliar todas as tarefas e defina o que seria melhor para sua rotina.

 

Pesquise sobre o programa e os professores

É muito importante se informar sobre a credibilidade da instituição de ensino escolhida, uma vez que fará toda diferença no seu currículo. Também é imprescindível se informar sobre a dinâmica das aulas, a metodologia e quem são os professores e coordenadores. 

 

▶ Quer saber como ter mais sucesso na área de gestão e de negócios? Se inscreva no formulário e descubra "O Poder do MBA".

 

Gostou do conteúdo? Leia também:

 

Quando investir em uma pós-graduação?

Saiba como conquistar uma promoção no trabalho

 

 

 

banner-email-ebook-o-poder-do-mba

Quer se tornar um profissional requisitado?

Confira esse passo a passo com as melhores dicas para você se manter atualizado no mercado e conquistar às melhores vagas. 🎯

👉 Preencha o formulário e acesse agora.

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec