Saiba como conquistar uma promoção no trabalho

Acesse agora e descubra as principais características dos profissionais que conquistam uma promoção no trabalho e saiba como conquistar o seu espaço!

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Todo profissional que inicia a sua carreira no mercado de trabalho deseja alcançar o sucesso na área escolhida, entretanto, para que isso ocorra mais facilmente, é essencial estabelecer estratégias e objetivos profissionais. 

 

A promoção no trabalho é o principal caminho para crescer na carreira, podendo conquistar um cargo superior que proporcione melhores salários e mais reconhecimento no ambiente profissional.

Porém, para ser promovido, é preciso atender alguns critérios gerais que demonstram se o profissional está apto para exercer determinada função. 

Neste blogpost, veja qual a importância da promoção no trabalho, quais os critérios fundamentais e aprenda a como pedir uma promoção.

Acompanhe! 

 

Qual a importância da promoção no trabalho?

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A promoção no trabalho, além de ser uma forma de reconhecimento à colaboração do profissional para a organização, é bastante favorável para a carreira, visto que valida a qualidade profissional do colaborador.

 

Esse progresso dentro da organização é visto como um recrutamento interno, sendo bastante comum, uma vez que 80% das vagas de trabalho não chegam ao público externo, segundo pesquisa do portal espanhol Expansión - ou seja, as pessoas que já estão no time possuem mais chances de serem escolhidas para as vagas. 

 

A ascensão dentro da instituição é importante, pois aproveita a vantagem da experiência e o entrosamento com os processos e a equipe. Também existe o risco da empresa não encontrar o profissional adequado fora da instituição. Logo, a promoção torna-se benéfica tanto para empresa quanto para o colaborador.

 

Como funcionam os planos de cargos nas organizações?

 

 

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Os planos de cargos são realizados para organizar toda a estrutura de remuneração e hierarquização da empresa. Através dessa definição, é possível entender qual a função do profissional dentro da organização e estabelecer a faixa de salário de acordo com as tarefas executadas. 

 

Com os planos de cargos é muito mais fácil desenhar como funciona a organização empresarial, as responsabilidades atribuídas à vaga, o conhecimento exigido e os demais requisitos, como as especializações, cursos etc. 

 

Geralmente, o setor responsável pelos planos de cargo é o de Recursos Humanos, afinal, desempenham um papel fundamental durante os processos, entendendo os objetivos dos funcionários atuais, o que desejam dos futuros colaboradores e analisando o cenário do mercado de trabalho.

 

Quais são os critérios para ser promovido no trabalho?

 

As empresas possuem autonomia para definir os próprios critérios a fim de promover os seus funcionários. Entretanto, existem especificações comuns que auxiliam os profissionais a estabelecerem um plano pessoal para alcançar a promoção.

 

  • Iniciativa

Iniciativa é um requisito essencial para conquistar uma promoção. Sendo assim, ajudar outros departamentos e pedir por mais responsabilidades pode ser uma excelente estratégia para estabelecer o seu valor para a organização.

 

  • Liderança

O líder, além de capacitado profissionalmente, possui um bom relacionamento com os outros colaboradores e respeita a todos, independentemente do cargo. Dessa forma, quanto mais atitudes de líder o colaborador possuir, mais chances ele terá de ganhar uma promoção.

 

  • Tempo na organização

O tempo que o funcionário possui na empresa é um outro fator importante, entretanto, entre as empresas privadas, não é mais uma condição relevante para as promoções, visto que esse critério só é associado ao mérito atestado durante a atuação do profissional.

 

  • Produtividade

Quanto mais produtivo for o funcionário, mais chances ele terá de conseguir uma promoção no trabalho. Afinal, a ascensão dentro da empresa se dá devido à dedicação do colaborador à instituição.

 

  • Qualificação

Um critério fundamental para a promoção é a qualificação profissional, principalmente para os cargos de gestão, sendo comumente exigido cursos de especialização, de MBA ou até mesmo de mestrado. Dessa forma, se você deseja crescer na empresa em que trabalha, é essencial se atentar a esse quesito.

 

Como pedir uma promoção no trabalho?

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  1. Para pedir uma promoção no trabalho, primeiramente é necessário estabelecer quais são os seus objetivos e, a partir disso, concentrar-se em desenvolver as habilidades necessárias para preencher o futuro cargo;


  2. Em seguida, dedique-se ao trabalho, cumpra as suas tarefas e se mantenha disponível, afinal, a proatividade é bastante valorizada pelas organizações. Após isso, também é importante demonstrar interesse – você pode fazer isso participando de palestras, workshops, fazendo cursos de especialização etc;

  3. É importante considerar que, apesar da disponibilidade no ambiente de trabalho ser algo reconhecido, também é necessário se preparar, estudar e buscar sempre adquirir novos conhecimentos, uma vez que o funcionário não é só promovido pelo talento;

  4. Como dito anteriormente, também é fundamental que você desenvolva habilidades de líder, como a autoconfiança, comunicação, empatia, trabalho em equipe, resiliência, entre outras;

  5. Outra questão importante é o networking, pois também pode ser uma excelente estratégia para conquistar novas oportunidades e ampliar a rede de contatos;


  6. E por último, faça um excelente marketing pessoal e invista na sua imagem, principalmente em como você fala e age, dado que a capacidade intelectual é um fator preponderante para valorizar a sua imagem diante dos gestores.

 

Por que fazer uma especialização vai ajudar a alavancar minha carreira?

 

Fazer uma especialização proporciona diversos benefícios para a sua vida profissional, veja: 

 

Ampliar os conhecimentos

Entre as vantagens de fazer uma especialização, está a de se aprofundar em uma área de conhecimento e desenvolver ainda mais as habilidades profissionais. Além disso, esse know-how será um diferencial no ambiente de trabalho. 

 

Mudar área de atuação

A especialização também dá a possibilidade de seguir caminhos diferentes da graduação, uma vez que é possível estudar uma área diferente.

 

Valorizar o seu currículo

Diplomas e certificados valorizam bastante o currículo, contribuindo para o progresso na carreira. Além disso, também é importante para o desenvolvimento pessoal. 

 

Aumentar o networking

Aumentar a rede de contatos é outra vantagem da especialização, afinal, muitos dos colegas ou professores são profissionais que já estão bem posicionados no mercado de trabalho.

 

Subir de cargo e aumentar o salário

Profissionais que se mantêm estudando possuem muito mais chances de avançarem de hierarquia nas empresas, tanto pelo conhecimento adquirido como pela iniciativa de ampliar os seus conhecimentos.

 

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