MBA, especialização e mestrado: saiba como escolher a sua melhor opção

Descubra cada tipo de pós-graduação, quais as vantagens e como escolher a opção ideal para você.


Neste blogpost, explicaremos como funciona cada tipo de pós-graduação, quais as vantagens e como escolher a opção ideal para você. Confira!

Quem possui um diploma de nível superior sabe da importância de manter os estudos após a graduação. No entanto, a principal questão é escolher entre as opções de pós-graduação: MBA, especialização ou mestrado.

E para definir a alternativa ideal, é indispensável identificar quais são os seus objetivos profissionais.

Quais os tipos de pós-graduação existentes no Brasil?

O Ministério da Educação (MEC) aprova duas modalidades de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu.

Os cursos da primeira modalidade são de especialização e MBA. Já os cursos da modalidade stricto sensu são o Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e o Doutorado, sendo ideal para a formação de pesquisadores que possuem o objetivo de seguir com estudos científicos em uma determinada área.

 

Como funciona o MBA?

como-funciona-o-mba

 

A sigla  MBA – em inglês Master of Business Administration – se refere à pós-graduação voltada para profissionais que desejam aperfeiçoar as habilidades de gestão.

 

Conforme exigido pelo MEC, o curso de MBA precisa ter, no mínimo, 360 horas/aula, sendo essencial para aqueles que desejam avançar na carreira, principalmente por conta das competências que são praticadas na formação. 

 

Entretanto, o tempo de duração do curso varia de 1 a 2 anos, pois muda de acordo com a modalidade escolhida pelo aluno, que pode ser full-time ou part-time. O primeiro oferece uma experiência mais completa, já o segundo é ideal para quem trabalha enquanto estuda.

 

O trabalho de conclusão de curso varia de acordo com a instituição de ensino, podendo ser exigido análises, monografias etc. Em resumo, o principal objetivo é aplicar o conhecimento adquirido na prática.

 

Segundo estudo da Catho, profissionais que possuem o MBA contam com um aumento de 31% em seus salários. No curso, são estudados temas sobre liderança, tomada de decisão e gestão de pessoas, sendo uma excelente oportunidade também para melhorar o networking. 

 

Atualmente, existem duas modalidades de MBA: o tradicional e o executivo. Enquanto a primeira é mais voltada para a rotina do mercado, a segunda é indicada para profissionais que possuem experiência na área de gestão, sendo uma modalidade mais avançada.

 

Assim como em qualquer curso de pós-graduação, também é preciso possuir graduação (bacharelado, tecnólogo ou licenciatura) para poder se inscrever nessa modalidade. E, apesar de raro, no MBA podem ser exigidas provas de conhecimento sobre o tema estudado. Essa análise é para entender quais são os interesses e saberes dos candidatos. 

 

Para quem o MBA é mais indicado?

Os cursos de MBA são ideais para os profissionais que desejam investir na sua atuação profissional para alcançar cargos executivos, uma vez que 42% dos líderes consideram o MBA bastante significativo para o currículo

 

Como funciona a especialização?

como-funciona-a-especializacao

 

Os cursos de especialização são essenciais para atender as necessidades dos profissionais que se preocupam com o mercado de trabalho, assim como o MBA. No entanto, a modalidade tem foco no aprimoramento de uma determinada área. 

 

O processo seletivo da especialização varia de acordo com a instituição de ensino. Podem ser exigidas entrevistas, análises de currículo e avaliações.

 

Segundo o MEC, a carga horária mínima exigida também é de 360 horas/aula, podendo ser distribuída entre 6 a 24 meses, e, ao final do curso, o aluno precisa ter cumprido 75% das aulas. Em algumas IES, é necessário ainda apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC). 

 

Através da especialização também é possível ampliar o networking e ter um melhor posicionamento no mercado de trabalho. No final do curso, o aluno recebe o título de especialista.

 

Para quem a especialização é mais indicada?

A especialização é bastante indicada para profissionais recém-graduados que tem o objetivo de aprofundar seus estudos em determinada área ou para os que desejam uma mudança de carreira, sendo muito importante para o redirecionamento da vida profissional.

 

Como funciona o mestrado?

como-funciona-o-mestrado

 

O mestrado é o primeiro passo para os profissionais que desejam seguir com a carreira acadêmica e é um dos requisitos básicos para quem planeja se tornar professor universitário.

No Brasil, existem dois tipos de mestrado: o profissional e o acadêmico. O primeiro é focado no mercado de trabalho e tem como principal objetivo aprofundar-se em fundamentos científicos, tecnológicos ou artísticos para que o estudante possa ingressar em uma determinada área de trabalho. 

Já o mestrado acadêmico forma profissionais para ministrar aulas de graduação, pós-graduação e executar pesquisas acadêmicas. Além disso, para ingressar nessa modalidade, são exigidos alguns requisitos, como fluência em alguma língua estrangeira e possuir um tema de pesquisa preestabelecido. 

Dependendo da instituição, também são observados fatores como histórico escolar, currículo e os conhecimentos, através de entrevistas e avaliações. E, ao final do curso, os profissionais recebem o título de mestre. 

 

Para quem o mestrado é mais indicado?

Os cursos da modalidade stricto sensu geralmente são indicados para os profissionais que desejam seguir a carreira acadêmica, dado que 80% dos docentes de instituições públicas e privadas possuem mestrado e/ou doutorado, segundo o Plano Nacional de Educação (PNE).

 

Quais as vantagens de fazer uma pós-graduação?

Abaixo, listamos as principais vantagens de fazer uma pós-graduação. Confira!

 

Melhora o networking

Um dos benefícios mais significativos de fazer uma pós-graduação é ampliar o networking. Isso acontece porque, ao realizar o curso, você acaba conhecendo profissionais de todo o país que também se interessam pelo mesmo segmento. Ou seja, existe uma troca de experiências que agregam positivamente  a sua formação profissional.

 

Amplia os conhecimentos

Outro benefício importante de fazer uma especialização, MBA ou mestrado é o aprofundamento na área escolhida. No curso, o profissional se aprofunda na área escolhida, a fim de se tornar um especialista ou mestre em determinado assunto. 

 

Gera novas oportunidades

Aprofundar-se em um determinado tema e ampliar o seu networking, consequentemente, geram novas oportunidades profissionais, como abrir o próprio negócio, conquistar cargos maiores, trabalhar no exterior etc. 

 

Aumenta a remuneração

Os salários dos profissionais que possuem pós-graduação podem chegar a 50% a mais do que os que possuem apenas a graduação, conforme a 54ª edição da Pesquisa Salarial de 2018. Isso acontece porque os salários mais altos geralmente são destinados a quem possui mais conhecimento sobre uma determinada área.

 

Valoriza o currículo

Possuir um curso de pós-graduação valoriza bastante o currículo diante dos concorrentes. Além disso, o mercado de trabalho tem sido bastante competitivo, impulsionando os profissionais a investirem cada vez em cursos de atualização

 

MBA, especialização ou mestrado: qual escolher?

mba-especializacao-mestrado-qual-escolher

 

Agora que você conhece as principais diferenças das modalidades de pós-graduação, chegou o momento de identificar qual é a melhor opção para você.

 

O MBA, a especialização e o mestrado possuem objetivos diferentes, dessa forma, é muito importante escolher o tipo de pós-graduação alinhado com os seus planos profissionais. 

 

Por exemplo, se João quer alcançar novas descobertas científicas, ser professor universitário etc., o mestrado é mais indicado. Entretanto, se ele deseja ampliar o seus conhecimentos com relação ao trabalho, negócios, gestão e estratégia, a especialização e o MBA se alinham mais aos seus objetivos. 

 

Portanto, para escolher da maneira correta:

  • Primeiramente estabeleça quais são as suas intenções e se deseja investir na carreira corporativa ou acadêmica;
  • Após isso, veja quais são as tendências da sua área e, caso opte por um MBA ou especialização, identifique quais são as carências do mercado e quais áreas você se identifica mais e quais os cursos que estão disponíveis;
  • E, por último, escolha uma instituição de ensino reconhecida no mercado acadêmico para valorizar ainda mais a sua formação. 
Após essa análise, ficará bem mais fácil escolher a modalidade e o curso pretendido.

 

Faça a sua pós-graduação na Unit!

 

A Universidade Tiradentes (Unit) possui toda a infraestrutura necessária para a sua formação profissional.

São mais de 38 mil alunos espalhados pelo Brasil, tanto na modalidade presencial quanto a distância. Mais de 40 graduações, 20 cursos de pós-graduação, sendo 10 MBAs, 5 de mestrado e 5 de doutorado, sendo quatro deles nota 5 no MEC.

Os cursos de pós-graduação abrangem áreas como Direito, Enfermagem, História, Educação, Estética, Engenharias, Gestão, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Segurança Pública.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. 

 

Até a próxima!

 

▶ Quer saber como ter mais sucesso na área de gestão e de negócios? Se inscreva no formulário e descubra "O Poder do MBA".

 

Gostou do conteúdo? Leia também:

 

10 características de um líder de sucesso

Saiba como conquistar uma promoção no trabalho

 

 

banner-email-ebook-o-poder-do-mba

Descubra agora tudo sobre o MBA

Entenda como funcionam as aulas e saiba como escolher o MBA mais apropriado para a sua carreira!

👉 Preencha o formulário e acesse agora.

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec