6 benefícios de fazer um mestrado

O Mestrado é uma pós-graduação (curso que se faz depois que se forma na faculdade) que atribui muito conhecimento e autoridade ao formando. Saiba mais!


Se você tem dúvida sobre o que é Mestrado, elaboramos este artigo para explicar como ele funciona e listamos os principais benefícios de investir nessa pós-graduação.

Hoje, existem diversos tipos de pós-graduação, que variam de acordo com os objetivos dos estudantes. 

O curso de mestrado, por exemplo, é responsável por ampliar os conhecimentos sobre uma área específica, sendo bastante indicado para quem deseja seguir carreira acadêmica.

Acompanhe! 

O que é o mestrado?o-que-e-mestrado

Respondendo objetivamente o que é Mestrado, trata-se de uma modalidade de pós-graduação stricto sensu.

Além de anteceder o doutorado, essa especialização geralmente é escolhida por quem deseja seguir a carreira acadêmica, inclusive é um dos requisitos básicos para quem pretende se tornar professor universitário. 

Além do mais, ao optar por esse tipo de especialização, você ainda tem a possibilidade de atuar fora do setor acadêmico, afinal, o mercado de trabalho está exigindo cada vez mais pessoas qualificadas.

Quais os pré-requisitos para fazer um mestrado?

Existem três requisitos básicos para quem deseja seguir nessa modalidade de pós-graduação, são eles:

  • ensino superior concluído;
  • ter fluência em alguma língua estrangeira (possui necessidade de realizar prova de proficiência);
  • possuir um tema estabelecido para o projeto de pesquisa que realizará durante o curso. 

Entretanto, podem surgir outros requisitos que variam de acordo com a instituição. Algumas faculdades exigem que os estudantes já tenham artigos científicos publicados em congressos ou em revistas especializadas.

Quais pontos são avaliados antes de entrar no mestrado?

Além dos requisitos citados acima, existem outros fatores que são observados durante a avaliação, entre eles estão:

  • uma análise do currículo e histórico escolar, notas, estágios, participação em grupos de pesquisa etc.; 
  • geralmente também é necessário realizar uma prova de conhecimentos gerais e específicos;
  • entrevista para apresentar o projeto de pesquisa.

Participar de programas de iniciação científica é um fator importante para obter o título de mestre, sendo um ponto bem considerado na hora da seleção para o mestrado. 

Quais os benefícios de fazer um mestrado?quais-os-beneficios-de-fazer-um-mestrado

Depois que se compreende o que é Mestrado, é comum surgirem outras dúvidas ou mesmo a vontade de fazer uma pós-graduação. E por isso é essencial conhecer algumas vantagens.

Abaixo, listamos algumas delas:

1. Ser especialista na área escolhida

O curso de mestrado tem o intuito de se aprofundar na área escolhida pelo estudante, ou seja, é uma imersão muito mais profunda que a graduação. 

Isso acontece porque durante a graduação os alunos são apresentados a conteúdos mais generalistas, estudam diversos  temas, teorias e conceitos diferentes. Dessa forma, por conta da quantidade de informação adquirida, geralmente não é possível se aprofundar tanto em um determinado tema.

2. Maior remuneração

Investir em qualificação profissional é um ponto decisivo para quem deseja melhores oportunidades de trabalho e, consequentemente, salários mais altos. 

Profissionais com especialização, mestrado ou doutorado possuem o rendimento de 150% a 255% superior aos que possuem somente a graduação, conforme estudo do Instituto Semesp

3. Acesso a novos métodos e técnicas de trabalho

Durante o curso, os estudantes possuem inúmeros recursos que amplificam ainda mais os saberes obtidos dentro da sala de aula. Através do projetos e do acesso à tecnologias, é possível avançar mais rapidamente no campo estudado, ampliando a possibilidade de novas descobertas.

4. Possibilidade de tornar-se professor do ensino superior

Como dito anteriormente, com um diploma de mestrado é possível lecionar, sendo esse um pré-requisito básico e excludente para ter a possibilidade de dar aulas.

5. Fortalecimento do pensamento crítico

Ao aprofundar-se no trabalho acadêmico, é possível desenvolver um olhar mais crítico, até mesmo sobre a própria ocupação, possibilitando uma visão mais criteriosa sobre as tarefas exercidas.

6. Aprofundar-se numa linha de pesquisa

Além de se tornar um especialista em determinada área, o mestrado dá a possibilidade do estudante imergir em sua linha de pesquisa, possibilitando novas conquistas para o campo científico.

Conheça os cursos de mestrado e doutorado da Unit!

A Unit possui mais de 38 mil alunos e oferece mais de 40 graduações, tanto na modalidade presencial quanto a distância. Cursos de especialização, cursos de mestrado e de doutorado.

Entre os programas de mestrado e doutorado, todas recomendadas pelo Capes, estão: 

  • Mestrado e doutorado em Educação
  • Mestrado e doutorado em Biotecnologia Industrial
  • Mestrado e doutorado em Engenharia de Processos
  • Mestrado e doutorado em Direito
  • Mestrado e doutorado em Saúde e Ambiente

Além disso, a Unit foi a primeira instituição de ensino superior particular fundada em Sergipe. Entre as principais características, estão a infraestrutura e a qualificação do corpo docente. 

A Unit tem toda a estrutura que você precisa para garantir o sucesso profissional e ficou com alguma dúvida ou já decidiu fazer uma pós-graduação do tipo, acesse nossa página de Mestrado

 

Leia também:

Importância do segundo idioma: mercado de trabalho

5 dicas para ingressar na carreira acadêmica com sucesso

MBA, especialização e mestrado: saiba como escolher a sua melhor opção

 

POSTS RELACIONADOS

emec