5 vantagens da graduação semipresencial

A principal característica da Educação a Distância (EaD) é a separação física entre professor e aluno. No caso de cursos semipresenciais, boa parte do aprendizado acontece on-line, mas são realizados encontros presenciais com frequência.

Dessa forma, a graduação semipresencial é uma modalidade de estudos na qual o estudo presencial e o estudo a distância se complementam. Neste artigo você pode entender melhor como funciona e quais são as vantagens da graduação semipresencial.

 

aprendizado-mediado-pela-tecnologia

 

1. Aprendizado mediado pela tecnologia

Os ambientes virtuais preparados pelas instituições de ensino são pensados para que o aluno tenha o máximo de aproveitamento na matéria e sinta-se motivado. Por isso, são utilizados recursos que facilitam aprendizado, como infográficos, tabelas, animações, imagens e podcasts. Por meio da tecnologia, o estudo se torna mais prazeroso.

 

No ambiente on-line é possível assistir a mesma aula quantas vezes for necessário ou passar rapidamente por uma matéria que você já saiba, sem esperar o restante da turma. Você também pode enviar as dúvidas para o professor a qualquer momento, um ótimo recurso para quem é tímido na sala de aula ou tende a esquecer das dúvidas que teve quando estudou.

 

No caso da Universidade Tiradentes, o ambiente de estudos on-line pode ser acessado pelo computador e também por dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

 

2. Flexibilidade de horáriosflexibilidade-de-horarios

Ao contrário dos cursos presenciais, na modalidade semipresencial cada aluno estabelece seu ritmo de estudos. A possibilidade de estudar a qualquer momento e em qualquer lugar faz com que o estudante seja responsável pelos seus horários, e torna-se mais fácil se dedicar à outros afazeres.  

 

Para quem não tem disponibilidade para se deslocar até a faculdade todos os dias, perde muito tempo no trânsito ou viaja com frequência, a graduação semipresencial é o ideal. Também a melhor opção para pessoas que trabalham ou têm filhos por exemplo, pois permite que tenham tempo para tudo o que desejam, sem deixar os estudos de lado.

 

3. Desenvolvimento de habilidades

Estudantes de graduação semipresencial contam com a ajuda da tecnologia para aprenderem o que precisam para desempenhar uma profissão com excelência. Eles também têm o contato direto com professores, profissionais com experiência na área, que podem compartilhar seu conhecimento e bagagem com os alunos.

Além disso, estes alunos tendem a desenvolver autonomia e disciplina, uma vez que precisam encontrar por conta própria tempo para estudar em suas rotinas. Ser capaz de fazer gestão de tempo e ter iniciativa são habilidades fortalecidas com o EaD e muito valorizadas no mercado de trabalho.


videoaulas-presenciais

 

4. Encontros presenciais periódicos

Na modalidade semipresencial estão presentes todas as vantagens do EaD, combinados com encontros presenciais regulares, que estimulam a troca de ideias e facilitam a solução de dúvidas. Nos encontros presenciais o aluno vai até o polo para assistir videoaulas transmitidas ao vivo. Ele poderá interagir com o professor e conhecer melhor os colegas de turma.

 

A frequência dos encontros pode variar entre as universidades, mas eles devem acontecer com periodicidade determinada e comparecer é obrigatório para os alunos. Durante todas as atividades realizadas no polo, os estudantes são acompanhados por um tutor, que estabelece uma relação mais próxima com a instituição e auxilia em tudo o que foi necessário. As provas também são presenciais.

 

 

5. Custo-benefício

O custo com a infraestrutura para aulas presenciais é alto para a instituição de ensino, por isso a graduação semipresencial tem mensalidade mais baratas, quando comparadas às graduações presenciais. Além disso, o estudante também economiza nos gastos com o transporte, já que pode estudar em casa.

 

O diploma de EaD semipresencial tem o mesmo valor legal que qualquer diploma de graduação presencial e ambas as modalidades são igualmente avaliadas pelo MEC. Após a formatura é possível concorrer em concursos públicos de nível superior e cursar pós-graduação.

 

A graduação semipresencial exige esforço e determinação, mas forma profissionais de qualidade e com capacidade de exercer plenamente os cargos para os quais se prepararam. 

 

Leia também:

Ensino Superior vale a pena? Saiba por que fazer uma graduação

 

ebook-financas-pessoais-para-futuros-estudantes-de-graduacao

Finanças pessoais para futuros estudantes de graduação

Neste e-book, você encontrará algumas dicas que te ajudarão a controlar suas finanças, para atravessar a vida universitária com mais de tranquilidade.
 
Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇