Arquiteto: como é a profissão, e onde estudar e mais!

Conheça a importância do trabalho do arquiteto na sociedade e as habilidades necessárias para se destacar na profissão. Como é a profissão e muito mais.


A profissão do Arquiteto está voltada para a criação de espaços adequados às atividades realizadas pelos seres humanos ao longo da vida. Esses profissionais almejam proporcionar sempre uma visão artística e funcional das edificações, além de fornecer preocupação com o conforto e bem estar dos usuários, na qual irão usufruir dos espaços projetados, atuando conforme os critérios do conforto, da estética e da funcionalidade.

O curso de Arquitetura é uma graduação que possui a titulação de bacharelado, na qual o estudante é preparado e capacitado para projetar, coordenar construções, desenhar, organizar edificações, espaços internos e externos. Assim, o curso de Arquitetura irá preparar o aluno para que ele adquira consciência socioambiental e sensibilidade artística, agindo de maneira ética e responsável.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Arquiteto, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.

Como é a profissão do Arquiteto

O profissional graduado no curso de Arquitetura é aquele que cria, desenha, projeta e acompanha a construção de todo o tipo de construção e edificação, com base na sua criatividade para melhorar a qualidade de vida das cidades. Esse profissional também é responsável pelo planejamento do contexto urbano da construção, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que irão usufruir da obra projetada.

Além disso, o arquiteto visa sempre o melhor aproveitamento do terreno para a construção, maximizando e adequando, assim, a integração urbana do projeto com a área da cidade, na qual a mesma está inserida. As áreas de atuação do profissional formado no curso de Arquitetura podem ocorrer também em reformas de obras já existentes, como construções históricas, bem como a preservação do patrimônio histórico.

Assim, com o conhecimento prático-teórico, o senso crítico e as experiências adquiridas ao longo da graduação, o arquiteto estará apto a propor e a executar projetos que proporcionem o conforto, a segurança e a acessibilidade em qualquer ambiente construído.

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura tem como principal finalidade fornecer conhecimentos para que o aluno possa atuar na conservação, na execução e no projeto de obras. Durante a graduação o aluno adquire habilidades para projetar, supervisionar e executar projetos. 

Esse curso possui disciplinas tanto da área das Ciências Exatas quanto das Ciências Humanas, possuindo uma grade curricular bastante diversificada.

O curso é do tipo bacharelado, tem duração média de cinco anos e oferece uma formação bem diversa, fornecendo disciplinas teóricas e práticas a respeito de História, Engenharia de Estruturas, Tecnologia Arquitetônica, Desenho e também Matemática.

Além disso, uma característica do curso de Arquitetura é que ao longo da graduação serão elaborados vários projetos, sejam eles de desenho, de conceito artístico ou até mesmo maquetes. Estes projetos compõem aproximadamente entre 10 e 20% do curso.

No último ano do curso de arquitetura o aluno deve elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Este trabalho, composto por uma monografia obrigatória, consiste em um trabalho maior e mais complexo, simulando um projeto arquitetônico com as condições reais. 

Dessa forma, levando em consideração o aumento da urbanização dos espaços, assim como melhorias na mobilidade urbana e obras de infraestrutura, o curso de Arquitetura almeja capacitar o futuro profissional para que ele possa interpretar as diferentes necessidades humanas em relação a essas questões.

Grade do curso de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura é considerado uma formação das Ciências Sociais Aplicadas, segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A grade curricular é bastante diversa e além da parte teórica, o curso abrange muita prática. Ou seja, o aluno coloca em prática o que aprende desde o início do curso. Confira aqui a matriz curricular completa do curso no site da Unit!

Onde estudar Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser encontrado na UNIT e possui duração de cinco anos. A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. 

Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.

Dessa forma, a Unit tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios. 

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit

O principal objetivo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit é oferecer a melhor estrutura física e uma grade curricular coerente com as práticas profissionais, proporcionando uma formação integral aos estudantes e total preparação para o mercado de trabalho. 

As áreas de atuação para o arquiteto e urbanista são bem mais variadas. O profissional pode encontrar oportunidades em diferentes áreas e até trabalhar por conta própria.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!

POSTS RELACIONADOS

emec