Gestor Ambiental: conheça a profissão, curso e onde estudar!

Tem afinidade com a área de gestão ambiental, mas conhece pouco acerca da profissão e do curso? Então acesse o nosso site e saiba mais sobre essa relevante profissão.


A Gestão Ambiental se torna cada vez mais necessária e urgente no mundo atual, tendo em vista que os impactos das alterações climáticas e os elevados índices de poluição são sinais de que o planeta está entrando em colapso.

Os profissionais que atuam nessa área são responsáveis pela promoção de um desenvolvimento sustentável da sociedade, levando em consideração todas as suas necessidades e a utilização consciente dos recursos naturais disponíveis. A atuação de um profissional formado no curso de Gestão Ambiental compreende tanto a sensibilização para questões ambientais quanto a criação de políticas públicas.

O gestor Ambiental é uma profissão de extrema importância para a sociedade, pois ele auxilia na elaboração, desenvolvimento e execução de projetos relacionados a um meio ambiente sustentável, nas mais diferentes áreas de atuação, podendo atuar nas empresas e instituições relacionadas ao setor público, setor privado ou ainda no terceiro setor. Diante de tal relevância, veremos a seguir tópicos fundamentais acerca dessa profissão.

Como é a profissão de Gestor Ambiental

Um gestor ambiental é o profissional que tem a responsabilidade de administrar a interação da empresa e seus stakeholders (grupos de pessoas ou organizações que possuem algum tipo de interesse pelas ações de uma determinada companhia) com o meio ambiente. É função do gestor ambiental elaborar ações e alternativas que diminuam significativamente o impacto socioambiental causado pelas atividades da empresa.

Esse profissional se encarrega, por exemplo, com o uso adequado dos recursos naturais e das matérias-primas, como também com a quantidade de resíduos que são produzidos pela empresa na qual ele atua. O gestor ambiental trabalha com os três fundamentos da sustentabilidade - social, ambiental e econômico - visando sempre o equilíbrio entre esses diferentes fatores.

Como atua um Gestor ambiental

A atuação de um gestor ambiental é de grande relevância e responsabilidade dentro de uma empresa, isso porque é ele quem fica encarregado de verificar os impactos das atividades da companhia no meio ambiente. Ele fiscaliza o tratamento do esgoto, controla a emissão de poluentes e verifica consumos de energia.

A crescente preocupação com a sustentabilidade dos recursos ambientais tem ampliado as oportunidades para os profissionais dessa área e gerado remunerações bem interessantes que podem chegar a R$5.000,00 em certas regiões do país, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados de 2018, do Ministério do Trabalho.

Onde atua um Gestor ambiental                 

Como já mencionado, a atuação do gestor ambiental tem se desenvolvido cada vez mais na sociedade, logo as áreas de atuação são abrangentes.

Ele pode atuar na elaboração de programas de responsabilidade socioambiental, reabilitação de áreas degradadas, educação, regulações e certificados, supervisionamento do processo produtivo, criação de políticas públicas, extração de recursos naturais e geoprocessamento.

Ademais, o gestor ambiental pode trabalhar em organizações privadas, públicas, do setor terciário ou até mesmo de maneira autônoma, prestando consultoria para empresas e governos.

Como é o curso de Gestão Ambiental

O curso de Gestão Ambiental engloba conhecimentos de vários setores. Isso porque matérias relacionadas com Estatística, Administração, Comunicação e Planejamento Urbano fazem parte da matriz curricular dessa graduação.

Durante o curso também é abordado a legislação ambiental, uma vez que o futuro gestor, precisa compreender os impactos de cada atividade para saber qual o enquadramento legal das mesmas. Além disso, uma parte da carga horária é direcionada a questões relativas ao licenciamento ambiental.

Assim como os outros tecnólogos, o curso de Gestão Ambiental é mais curto, com duração de apenas dois anos. A formação é feita 100% online e o estudante só necessita comparecer ao polo ao qual está vinculado para a realização das provas no final do período. 

Como é a grade do curso de Gestão Ambiental

Abaixo listamos as principais matérias que comumente são encontradas na grade curricular dos cursos de graduação em Gestão Ambiental. Lembrando que o conjunto de disciplinas podem variar de instituição para instituição.

Geoprocessamento

Na grade curricular do curso de Gestão Ambiental, a disciplina de Geoprocessamento costuma estar sempre presente, podendo aparecer em conjunto com a Cartografia, por exemplo.  Essa é uma matéria que se dedica ao estudo do processamento informatizado de dados ambientais.

Direito Ambiental

Essa disciplina é fundamental para qualquer gestor ambiental, pois através dela ele terá o conhecimento acerca das leis que regulamentam as práticas ambientais e o uso de recursos naturais.

Gestão de Resíduos Sólidos

Nesta disciplina, o futuro gestor irá compreender como classificar os diferentes tipos de resíduos, formas de realizar o manejo, com técnicas de acondicionamento, coleta e transporte, tratamento e maneiras de disposição final.

Design sem nome (1)

Gestão de Recursos Hídricos

Aqui o profissional além de aprender o conceito de recursos hídricos e sua disponibilidade, irá também ter o conhecimento acerca de como usufruir da melhor maneira possível esses recursos e suas potencialidades em cada região. Temas como poluição, contaminação e reutilização de água também costumam ser abordados.

Outras disciplinas também costumam estar presentes na grade curricular do curso de Gestão Ambiental. Para ver mais disciplinas, clique aqui e acesse a matriz curricular!

Onde estudar Gestão Ambiental

O curso de Gestão Ambiental pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação). Diante disso, essa faculdade é capacitada para desenvolver os melhores profissionais para o mercado de trabalho.

O tecnólogo é ministrado de forma online e possui duração de dois anos, sendo que o aluno só necessita se deslocar ao polo em que está matriculado para a realização das provas no fim do período, ou seja, a maior parte do tempo o aluno estuda de maneira autônoma por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Essa plataforma é uma sala de aula virtual moderna, onde ficam concentradas as videoaulas e os materiais de apoio necessários para a formação do estudante. Além disso, durante as atividades virtuais, os estudantes têm a possibilidade de tirar dúvidas e interagir com professores e tutores. 

Curso de Gestão Ambiental da Unit

O propósito do curso de Gestão Ambiental da Universidade Tiradentes (Unit) na modalidade de Educação a Distância (EAD), é colocar no mercado profissionais extremamente capacitados, que possuam senso de cidadania e visão crítica. 

Gestores ambientais com um amplo conhecimento da legislação ambiental do país e, assim, capazes de atuar de diferentes formas na conservação dos recursos ambientais. 

Os egressos saem da Universidade preparados para dinamizar o panorama local, por meio de percepções tanto generalistas quanto especializadas. Portanto, não perca tempo! Se inscreva já no curso e venha ser um aluno EAD!

POSTS RELACIONADOS

emec