Serviço social: saiba o que faz um assistente social!

É importante saber como o Serviço Social funciona, pois isso permite identificar casos que precisam de ajuda e até intermediá-los. Acesse e saiba mais!


Apesar dos esforços para amenizar as desigualdades sociais, não são poucas as pessoas que ainda se encontram em situação de vulnerabilidade.

Para muitos brasileiros, não há alimentos para colocar na mesa ou mesmo um teto para dormir e nesses casos os assistentes sociais entram para dar todo o apoio necessário.

Ao se depararem com uma realidade tão cruel, os indivíduos reagem de maneiras diferentes: uma minoria ignora, achando que essa é uma responsabilidade exclusiva do poder público. Também há quem ofereça ajuda dentro de suas possibilidades.

Por fim, existe quem faça disso a sua profissão. É o caso de todos os alunos que se matriculam em uma graduação em Serviço Social. No post de hoje, você vai descobrir o que faz um assistente social e como seguir essa carreira.

assistente-social-com-cliente-idosa

Qual é o trabalho do assistente social?

A resposta prática para o que faz um assistente social é: planejar e executar estratégias que viabilizem o enfrentamento das principais questões sociais.

Para isso, ele deve fazer uma leitura da realidade na qual está inserido.

Num esforço para contornar as adversidades com os quais se depara, o egresso do curso de Serviço Social tem como um de seus principais desafios mobilizar os diferentes setores da sociedade civil, incluindo governo, população, iniciativa privada e ONGs.

Nesse contexto, é preciso identificar as demandas mais urgentes das comunidades, pautando suas iniciativas em consonância com as políticas públicas em vigor em âmbito federal.

assistencia-social-para-famílias

Que habilidades é preciso ter para se destacar em assistência social?

Não é exagero dizer que, para seguir carreira na área de Serviço Social, as competências comportamentais são tão importantes quanto o conhecimento técnico propriamente dito.

Isso por meio da intervenção de um assistente social, a autoestima de pessoas em situação de vulnerabilidade pode ser resgatada.

Assim, esse profissional deve ser capaz de vislumbrar os aspectos que o usuário do serviço deseja transformar, ainda que este não consiga expressar seus desejos verbalmente.

Após o seu diagnóstico, o assistente deve sugerir possibilidades que permitam ao usuário sair desse momento adverso, mas sempre respeitando o seu direito de escolha.

Além disso, o ideal é manter certo distanciamento dos casos – embora nem sempre isso seja possível.

reuniao-curso-de-serviço-social

Onde trabalhar após concluir a graduação em Serviço Social?

Agora que já sabe o que faz um assistente social, também é preciso saber que o trabalho de um assistente social é bastante amplo.

Quase sempre esse profissional integra equipes multidisciplinares e tem a sua disposição poucos recursos, reflexo direto da situação precária em que muitas comunidades se encontram.

Desse modo, ele pode atuar em penitenciárias, abrigos de menores, em estabelecimentos da saúde – hospitais, ambulatórios e unidades básicas – além de outros órgãos governamentais, como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

O setor público, aliás, é o principal empregador.

serviço-social-atendimento-de-crianças

É possível ainda conseguir um emprego na área de educação, dando um parecer, por exemplo, sobre os pedidos de concessão de bolsas de estudo e validando se o candidato se enquadra às exigências do edital.

E se ainda tem dúvidas sobre a carreira e formação, visite nossa página sobre o curso de Serviço Social!

 

Leia também:

O que faz um assistente social?

Cursos para quem é de humanas

POSTS RELACIONADOS

emec