Assistente Social: funções e apoio à comunidade e indivíduos

Saiba tudo sobre serviço social, quais as funções, quais as áreas de atuação, quais competências necessárias e onde estudar.


O programa de serviço social é projetado para produzir profissionais qualificados que possam analisar e compreender os problemas sociais. É uma das áreas que faz mais a diferença no mundo, quer entender mais um pouco do que se trata? Fica mais um pouco, aproveite e conheça nosso curso também.

O que faz um assistente social

Os Serviços Sociais são um sistema nacional de solidariedade que presta assistência a pessoas em dificuldades sociais e materiais. Assim, por meio de suas ações integradoras, preventivas e remediadoras, a assistência social revela-se o verdadeiro elo da ação social em geral. A assistência social diz respeito ao desenvolvimento de medidas eficazes para prevenir, reduzir ou, na melhor das hipóteses, eliminar condições de privação de natureza econômica ou social.

 O conceito de assistência social é derivado de ideais humanitários e democráticos; a missão é baseada nos valores de justiça social, direitos humanos, respeito à diversidade, responsabilidade coletiva, igualdade e dignidade de todos. De modo resumido, trata-se de um conjunto de atividades destinadas a garantir a assistência a quem está em dificuldade, necessitado de cuidados e assistência: famílias, crianças, idosos, imigrantes, pessoas com problemas de dependência em substâncias tóxicas, etc.

Muitas pessoas dependem de serviços sociais para ajudá-los com problemas relacionados à saúde mental ou à pobreza. Por exemplo, pessoas com vícios podem receber tratamento por meio de serviços sociais. Os assistentes sociais também ajudam famílias com crianças com problemas de comportamento. Eles também ajudam os idosos com problemas financeiros ou de saúde física. Em suma, os programas do governo são extremamente úteis e ajudam inúmeras pessoas todos os anos. 

Diferentes áreas de atuação de um assistente social

  • Os assistentes sociais podem atuar de diversas formas, por exemplo:
  • Ajudar indivíduos, famílias e comunidades com problemas físicos ou mentais:
  • Atendimento a dependentes químicos e/ou vítimas de abuso e violência;
  • Fornecer apoio e aconselhamento para superar situações discriminatórias.
  • Entrevista de menores e adultos para suas dúvidas:
  • Reunir informações sobre o histórico pessoal dos entrevistados;
  • Avaliar as necessidades do indivíduo e manter a documentação das informações obtidas;
  • Trabalhar com psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e outros profissionais para desenvolver os tratamentos necessários para também;

O que precisa para se tornar um assistente social

Os alunos desta área precisam demonstrar características como a capacidade reflexiva de observar e propor intervenções, habilidades de comunicação e escuta, sensibilidade e empatia nas transações, saber trabalhar em equipe e outras atitudes importantes que devem ser possuídas Compromisso dentro do profissional alcance.

Os assistentes sociais ajudam os indivíduos a resolver conflitos interpessoais e problemas de saúde física e mental. Eles também ajudam comunidades e famílias com problemas como pobreza, abuso de substâncias e violência doméstica.

O profissional do serviço social desenvolve aprendizagem em desenvolvimento infantil, saúde mental e justiça criminal para estarem prontos para o aconselhamento social e humanitário. Além disso, exercem tarefas administrativas na sua atividade profissional. O principal objetivo é o aconselhamento psicológico. 

Os assistentes sociais são essenciais para quem deseja seguir atividades humanitárias ou aconselhar pessoas sobre questões sociais e pessoais.

O que faz um Assistente social

Conheça o curso de assistente social da Unit

A Universidade Tiradentes faz mais do que ofertar um curso, prepara você para ser capacitado para todos os requisitos que um assistente social precisa e para além disso, prepara você para ser o melhor profissional da área, o suficiente ser capaz de superar qualquer adversidade dessa carreira. 

O curso ofertado pela Unit tem duração de 8 semestres (4 anos). Como meio de se “produzir” o mais capacitado profissional do ramo, o curso possui base teórica aplicada bem  consistente, o que com certeza irá beneficiar o ingresso no mercado de trabalho, deixando o aluno preparado para o que está por vir. 

As aulas são ministradas na maior parte pelo  Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do Google Classroom.

Os professores estão sempre à disposição do aluno, mesmo sendo em ambiente virtual, o auxílio pedagógico é fornecido normalmente. O suporte vai desde o esclarecimento de dúvidas eventuais até o apoio para o início da carreira. 

A estrutura curricular do curso cobre as disciplinas essenciais para o serviço social, como economia política, ética, história da profissão, direitos humanos, entre outras, assim como as atividades orientadas pelos professores ao longo do curso.

A Unit é uma instituição de ensino renomada e com alta qualidade, escolher cursar o que quer na Unit é escolher ter a melhor experiência de aprendizado, além disso a universidade também possui uma iniciativa chamada Unit Carreiras, que: “promove a empregabilidade dos alunos e egressos. Eles são conectados com oportunidades de emprego e estágio em empresas parceiras, localizadas em todas as cidades em que a faculdade tem polo. Ou seja, há todo o suporte para colocar o conhecimento em prática e tornar o currículo mais rico.” (Site da Unit)

Ainda, importa mencionar que todas as graduações EAD da Unit são reconhecidas pelo Ministério da Educação e têm a mesma validade dos cursos presenciais.

Não perca essa oportunidade e junte-se a nós.

POSTS RELACIONADOS

emec