emec

Como fazer um currículo para conseguir o primeiro emprego?

Saiba como apresentar seu currículo para conseguir o primeiro emprego!


O primeiro emprego é o ponto crucial na nossa carreira. Seja em qualquer área do mercado de trabalho, a inserção profissional é de extrema importância quando se pretende ter um plano de carreira estável para o futuro.

Hoje você vai aprender quais informações são necessárias, quais são complementares ao seu perfil e como dispô-las num currículo. Acompanhe!

Para que serve e quem analisa meu currículo?

O currículo profissional, ou curriculum vitae como era conhecido há algum tempo, é um compilado de todas informações que descrevem a trajetória profissional de um indivíduo. Sendo assim, é de extrema importância mantê-lo atualizado e esteticamente agradável.

Ao se candidatar a uma vaga, ele deverá ser recolhido pelo setor de Recursos Humanos da empresa — onde será lido e avaliado, segundo habilidades, competências e  adequação à vaga e cultura da empresa em questão. 

Por isso, o currículo deve ser objetivo e rico em detalhes a respeito da formação e experiência profissional. Nele, também devem conter informações de contato direto ao profissional (e-mail, celular, endereço, etc), dados de credenciamento (número de conselho federal, regional ou outros), entre outros.

Para o primeiro emprego, como esperado, informações sobre experiências profissionais serão inexistentes ou muito básicas, considerando que você está ingressando no mercado pela primeira vez. Não se preocupe, isso não significa que você sairá prejudicado por isso — apenas que está começando. Mas é importante saber para quais vagas se candidatar, para um primeiro emprego, o ideal é buscar vagas júnior.

Dados pessoais

É esperado que o currículo contenha as seguintes informações, obrigatoriamente a respeito do candidato:

  • Nome completo e idade (ou data de nascimento)
  • Opcional: Gênero (masculino, feminino ou não-binário)
  • Número para contato pessoal (Celular ou whatsapp)
  • Perfil do LinkedIn (caso tenha);
  • E-mail válido e com endereço formal (ex: nomesobrenome@unit.br

Formação Acadêmica

A respeito da formação acadêmica e capacitação profissional, adicione uma seção separada e siga este modelo para cada certificado ou curso concluído

1-Nome de instituição de ensino (Faculdade X,Y,Z…)

2-Área de formação com título (Bacharel em Física)

3-Duração do curso (Previsão de conclusão ou número de anos cursados no total)

4-Demais detalhes (Período, classificação de destaque, iniciação científica, etc)

Desse modo, as informações são dispostas com ordem de significância e complementam o item anterior, tornando a leitura mais nivelada ao seu entrevistador. Um exemplo agradável esteticamente, e rico de detalhes, pode ser o seguinte:

Formação Primária:

  • Centro Universitário Tiradentes
  • Engenharia Civil - Bacharel e Licenciado
  • Concluído: 2015 — 2020;
  • Iniciação científica em: Aplicação da Temperatura em Cimentos Geopoliméricos
  • Prêmio de Melhor Projeto de TCC em 2019 junto a: Maria Bonita; João Formoso

Habilidades Úteis

Não se esqueça de que, para pensar em um plano de carreira a partir da sua primeira experiência, é preciso empregar habilidades comportamentais e técnicas no cotidiano — não só isso, mas cultivá-las e demonstrá-las, como, por exemplo, cumprir a sua descrição fielmente através do trabalho.

Essas habilidades são, geralmente, divididas em duas categorias e compõem traços da nossa personalidade que transparecem na atitude profissional. São muito procuradas pelos recrutadores, por caracterizarem a competência do candidato.

São chamados Hard Skills e Soft Skills; qualidades profissionais que devem ser desenvolvidas ao longo da nossa trajetória, com o foco no desenvolvimento do nosso perfil em um ambiente de trabalho.

Tomando como exemplo o engenheiro civil do tópico anterior, é possível desenhar o seguinte perfil hipotético:

Soft Skills

  • Trabalho em equipe;
  • Gestão do tempo;
  • Pensamento crítico;
  • Comunicação eficiente;

Hard Skills

  • Raciocínio Lógico
  • AutoCad avançado
  • Gestão de Equipes
  • Gestão de Processos

Perceba que as soft skills governam um aspecto interpessoal e instintivo-prático, enquanto as hard skills envolvem noções técnicas; expertise de prática com certas ferramentas e noções teóricas necessárias ao meio profissional.

Estes são alguns exemplos, mas certifique-se de que refletem muito bem a sua área e caráter pessoal, demonstrando sua capacidade de adequar-se às expectativas de uma vaga cujas exigências devem combinar suficientemente com seu perfil.

Planos de carreira, pessoais e outras atividades

Por fim, em seu currículo, dê preferência à inclusão de informações que reflitam seu desejo por uma carreira de sucesso e a vontade de crescer profissionalmente: seja através de uma expressão de um desejo por melhor capacitação ou ambição de nível profissional.

Para os iniciantes, é necessário mostrar-se como um profissional capacitado, cujos sonhos e expectativas são congruentes com a formação, oportunidade de crescimento na área e, até mesmo, objetivos pessoais para seu próprio futuro — como conquistar moradia ou cargos.

Uma seção, para aquele mesmo engenheiro, pode ser constituída da seguinte maneira:

Pretensão de cursar uma pós-graduação em gestão de obras e empreendimentos Sonho em construir meu próprio negócio e empreender na área de imobiliários e inventários Pretensão de seguir carreira em uma empresa que valorize o crescimento profissional

Esses são exemplos genéricos, mas servem para elaborar a respeito do que é esperado de um profissional de excelente capacitação: um planejamento de carreira, com olhar para o futuro profissional e motivado pelo crescimento estável, junto ao seu setor.

Escolha a facilidade na hora de criar seu currículo

Está na hora de montar seu currículo, mas como? Criar um documento de texto, escrever todas essas informações e sair distribuindo? É claro que não. 

Pense que apenas a qualidade das informações não é suficiente, é preciso agradar aos olhos do recrutador e do entrevistador. 

Por isso, é necessário  construir um documento com uma certa noção de estética e organização. Seu currículo deve ser primoroso e dotado de uma representação visual agradável à leitura.

Por isso, tente utilizar os aplicativos de celular ou desktop, que permitem criar documentos de imagem com edição simplificada. Alguns possuem modelos de currículo especialmente desenvolvidos para criar exemplos coloridos e esteticamente atraentes ao leitor.

Pense, também, que o tamanho da fonte, o tipo da mesma e as cores utilizadas no seu modelo de currículo são fatores essenciais à sua imagem profissional. Evite infantilizar ou estilizar demais o seu modelo, para não provocar reações de estranhamento.

POSTS RELACIONADOS