Como ingressar na universidade como treineiro

Saiba como ingressar na universidade como treineiro, com dicas e estratégias para alcançar o sucesso em sua jornada acadêmica


Descubra o que é ser um treineiro na universidade e quais motivos levam tantas pessoas a adotarem essa modalidade como forma de preparação nos estudos. Confira!

Se preparar para grandes avaliações já é esperado para quem busca melhores oportunidades e condições de vida. Seja no ensino superior ou se você almeja prestar concursos de relevância.

Para isso, uma atividade muito comum no Brasil que tem se provado como verdadeira estratégia eficaz é a modalidade de treineiro.

Uma abordagem em que os estudantes aproveitam a chance valiosa de adquirirem experiência e familiaridade para os exames e provas que ainda terão pela frente.

Essa prática se tornou tão frequente, que para o Enem de 2023 estima-se mais de 600 mil treineiros entre alunos que ainda se formarão no ensino médio e pessoas que realizam a prova a título de exercitação.

Note que o mais interessante em ser treineiro é a experiência da realização da prova, pois as matérias e temas em si, normalmente já são divulgadas com antecedência e os estudos podem dar conta.

Mas estudar em casa e estar em meio a outros candidatos realizando a avaliação de verdade, é diferente. Muitas vezes não temos a noção do quanto seremos impactados emocionalmente, perdendo a concentração, esquecendo informações e etc.

Por isso, entenda como funciona para ser um treineiro na universidade e, caso se identifique, conseguirá através disso chegar com maior tranquilidade nas suas próximas provas. 

Quem é o treineiro e por que optar por isso?

O treineiro nada mais é do que um estudante que realiza avaliações como vestibulares e concursos, mesmo sem estar formalmente pronto ou realmente interessado em ingressar no objetivo daquele teste.

O que permite que o ele se familiarize com o formato das provas, com a banca examinadora, adquira confiança na hora de responder e noção de como estão seus estudos.

Nesse sentido, a preparação de um treineiro envolve resolver simulados, revisar conteúdos constantemente e, se preciso, até desenvolver melhores métodos de estudo que perceba serem mais eficazes para si.

Processo de inscrição para treineiros

universidade-como-treineiro-1

Mas atente-se, pois o processo de inscrição para treineiros é diferente da inscrição convencional em boa parte dos processos seletivos.

Geralmente, as datas para inscrição como treineiro são distintas e podem variar de acordo com a instituição e/ou vestibular em questão. Por isso é essencial consultar previamente o edital para estar ciente das datas exatas.

Sobre a documentação para ser treineiro de universidade, em alguns casos ocorre de ser solicitada apenas a apresentação de RG e/ou CPF, além de comprovante de residência, mas as exigências variam.

Bem como pode haver orientações específicas da organização do exame, mas de modo geral, a documentação e as observações para treineiros é mais simples do que para candidatos regulares.

Dicas de preparação para treineiros

E para se preparar para a vida de treineiro na universidade, aqui vão algumas dicas essenciais que certamente te ajudarão a começar esse processo:

  • Identifique suas áreas de interesse: dê preferência para os exames que são da mesma área que deseja estudar e seguir carreira.
  • Analise bem o conteúdo programático: certifique-se de que o conteúdo da prova está de acordo com o que anda estudando e sabe.
  • Avalie níveis de dificuldade: através dos seus estudos, estabeleça níveis de dificuldade para as questões levando em conta profundidade do tema e/ou tempo para elaborar a resposta, para que diante delas, consiga saber como anda sua preparação.
  • Estude o formato das questões: um conhecimento que vem da prática de treineiro é prestar atenção em como as perguntas são formuladas, como são apresentadas no exame, o que te prepara para saber como interpretá-las e até o que esperar de acordo com a prova.
  • Faça simulados: por último e não menos importante, se deseja mesmo se preparar para as provas que virão, realize testes práticos para avaliar seus estudos e identificar onde precisa de mais atenção.

Quais os cursos que mais atraem a atenção de treineiros?

Claro que não podemos deixar de falar dos cursos que mais levam os estudantes a se interessarem em se tornar treineiro de universidade. 

Os principais são algumas das graduações mais prestigiadas socialmente, mas tem ocorrido também a adesão de alguns cursos de exata que também possuem grande competitividade, são alguns deles:

  • Medicina;
  • Cursos de Engenharia;
  • Direito;
  • Ciência da Computação;
  • Engenharia de software;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Se você atualmente está matriculado em uma instituição de ensino superior e está contemplando a ideia de transferir seu curso para a Unit, é importante saber que o nosso processo de transferência é descomplicado e acessível, podendo ser iniciado no começo de cada semestre letivo.

A Unit se destaca não apenas pela excelência no ensino, mas também por oferecer uma infraestrutura moderna e de alta qualidade, essencial para o desenvolvimento integral dos alunos em todos os nossos cursos de graduação. Acreditamos em proporcionar um ambiente que favoreça o aprendizado, a inovação e o crescimento pessoal e profissional dos estudantes.

Agora que você tem uma melhor compreensão sobre o que envolve a transferência universitária, convidamos você a explorar mais detalhes sobre esse processo. Para isso, acesse nossa página dedicada à transferência universitária ou entre em contato conosco diretamente. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo a fazer uma transição suave e bem-sucedida para a Unit, onde sua jornada educacional pode continuar a florescer.

capa-como-mandar-bem-no-enem

Ei, treineiro! Sabe quais são as melhores técnicas pra usar no Enem e tirar 1000?

Acesse nosso ebook exclusivo escrito por professores especialistas e descubra agora como fazer para tirar 1000 no Enem!

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec