emec

Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda?

A faculdade de Publicidade e Propaganda envolve conhecimentos diversos para capacitar o aluno a atuar profissionalmente em vários ofícios dentro da área. Conheça!


A busca por publicitários está cada vez maior no Brasil. Para aproveitar esse cenário, descubra aqui o que precisa saber sobre a faculdade de Publicidade e Propaganda!

Após os últimos dois anos em que a pandemia do COVID-19 impactou profundamente a sociedade brasileira, a economia começou a dar sinais de retorno e refletiu diretamente no crescimento do ramo da publicidade.

Segundo levantamento da Kantar Ibope Media, o mercado publicitário movimentou cerca de R$ 69 bilhões de reais com compra de mídia no ano de 2021. Isso representa um aumento de 29% em relação ao ano de 2020, em que as restrições da pandemia foram maiores.

Já em comparação ao ano 2019, o último ano antes da pandemia, o crescimento foi de 16%. Os setores que mais contribuíram para esse cenário são os de serviço ao consumidor (20%), comércio (19%) e financeiro e securitário (10%).

Esses números além de projetarem um panorama ainda mais positivo para o ano de 2022, indicam que a demanda por profissionais altamente qualificados no ramo publicitário crescerá nos próximos anos.

E o modo mais rápido para se qualificar e aproveitar o crescimento do mercado, é estudando em um curso de graduação, onde você terá contato com os diversos segmentos de atuação, sempre com aulas dinâmicas e especializadas nos principais assuntos.

Foi pensando nisso que reunimos neste artigo todas as informações necessárias para que você possa conhecer o funcionamento do curso e começar imediatamente a dar os primeiros passos na sua carreira de sucesso.

Tudo sobre a faculdade de Publicidade e Propaganda

A faculdade de Publicidade e Propaganda forma profissionais que usam a sua criatividade aliada a técnicas de comunicação para divulgar serviços, marcas, ideias, causas humanitárias, enfim, qualquer tipo de produto com fins propagandísticos.

O curso é oferecido na forma de bacharelado e tem duração média de 4 anos. Há faculdades que oferecem a formação em publicidade e propaganda como uma especialidade, como Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.

É importante notar que nos dois casos, a pessoa será formada em Publicidade e Propaganda.

Mas, haverá diferenças quanto às  disciplinas estudadas dentro do curso.

Isso ocorre, pois a opção da habilitação por meio da Comunicação Social possui uma grade com disciplinas de sobre P.P. (forma abreviada de Publicidade e Propaganda) e comunicação, ao passo que o bacharel integral em P.P. só ensina matérias sobre  essa área.

De toda forma, algumas disciplinas da grade curricular são comuns em ambos os casos. As principais matérias da faculdade, são as seguintes:

  • Antropologia
  • Teorias da Comunicação
  • Comunicação Política
  • Criação Publicitária
  • Direção de Arte
  • Fotografia Publicitária
  • Gestão Estratégica de Marketing
  • Legislação e Ética Publicitária
  • Produção Textual
  • Produção Audiovisual
  • Marketing de Relacionamento
  • Pesquisa de Mercado
  • Psicologia da Comunicação
  • Comportamento do Consumidor

Com disciplinas que abrangem assuntos como a forma com que o consumidor compra até como montar uma campanha publicitária na prática, o graduando na faculdade de Publicidade e Propaganda sai preparado para atuar em todos os segmentos do mercado.

O mercado de trabalho do publicitárioprofissionais-da-faculdade-de-publicidade-e-propaganda

O publicitário é um profissional capacitado para trabalhar em diferentes etapas de uma campanha publicitária, seja ela de planejamento, criação ou coordenação.

Pela sua formação diversificada, ele pode atuar em diferentes tipos de mídia, como a impressa, o rádio e a TV. Inclusive, ele pode atuar também com a internet e redes sociais em conjunto com alguém que tenha formação no curso de Mídias Digitais.

O local de trabalho mais comum do publicitário é em Agências de Publicidade, onde ele desempenha funções específicas, como por exemplo a criação de arte, para as diversas marcas clientes da agência.

Mas há outras possibilidades como o serviço em ONGs (Organizações Não-Governamentais), em que seu foco é produzir campanhas de conscientização social, há também concursos públicos para a profissão ou ainda pode atuar como Consultor, oferecendo serviços como estratégia de campanha.

Qual o salário desse profissional?

Com a expansão do segmento publicitário após a pandemia, a demanda nesse setor cresceu consideravelmente, refletindo diretamente no rendimento desta categoria.

Atualmente, o salário de um publicitário em início de carreira no Brasil é, em média, de R$ 2.544,54. Mas esse valor pode subir consideravelmente com pouco tempo de experiência e alguns cursos de especialização.

De tal modo que quem já possui especialização em um segmento da Publicidade, o salário pode subir, em média, para R$ 3.226,50 como Redator de Publicidade, e até R$ 13.658,92, atuando como Diretor de criação.

Práticas que levam ao sucesso

Na faculdade de Publicidade e Propaganda existem algumas práticas que podem ajudar no seu desenvolvimento, com aquisição de novos conhecimentos ou, por exemplo, para aproveitar as oportunidades de trabalho que aparecem.

Portfólio em dia

Tão importante quanto o currículo atualizado é manter o portfólio organizado e atual. É por meio dele que o publicitário consegue demonstrar na prática o seu conhecimento e experiência profissional.

Reunir os textos publicados, as artes e vídeos criados, as campanhas planejadas em conjunto com os clientes para quem já trabalhou, é fundamental para estar sempre preparado para se destacar em uma entrevista de emprego.

Participar de eventos formativos

Ir a congressos e feiras publicitárias é essencial para estar em contato com as novas tendências da área e também um meio eficaz de aumentar o seu networking para futuros trabalhos.

Seguir os principais especialistas

Estar atento à produção dos principais profissionais e agências do mercado é um ótimo modo para aprender e se manter atualizado sobre as novidades da área. E com as redes sociais e canais do YouTube, essa tarefa ficou muito mais prática e frutífera.

O setor da Publicidade e Propaganda está em constante crescimento e com demanda por novas pessoas engajadas e capacitadas. Confira mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda e comece o quanto antes a sua inserção neste mercado.

 

Leis mais:

Cursos de humanas: Conheça a área e seu mercado de atuação

Quem faz curso de Comunicação Social trabalha onde?

Design gráfico: curso, mercado de trabalho e meios de se destacar na profissão

POSTS RELACIONADOS