emec

Como se destacar para conseguir cargos de liderança?

Mudar costumes, aperfeiçoar a forma como se apresenta, melhorar as relações com colegas e mais. Entenda agora como você pode se destacar no seu trabalho.


Para se destacar no mercado de trabalho é preciso se diferenciar a partir de atitudes bem claras, confira nossas dicas para conquistar a promoção de líder

Cargos de liderança são o objetivo profissional de muita gente. Junto às posições mais altas, o colaborador tem um salário maior e mais destaque na carreira, mas outras causas também podem motivar os funcionários a correr atrás de uma promoção.

De acordo com um levantamento feito pela DDI, empresa de Recursos Humanos dos Estados Unidos, 41% dos trabalhadores em escala global aceitam upgrades em seus cargos para ganhar mais respeito dos colegas.

Além disso, 29% sentem-se atraídos pelas oportunidades de viagens que isso desencadeia.

Mas sabemos que para isso é preciso mostrar serviço e se sobressair para ser reconhecido. Logo a seguir, confira algumas dicas de como se destacar no trabalho.

Potencialize o seu desempenho

Os gestores só vão saber que você tem potencial para exercer um cargo de liderança se observarem comprometimento e bons resultados nas atividades de sua função atual.

Por isso, é importante desenvolver a sua performance no trabalho, buscando fazer todas as entregas com o máximo de qualidade, respeitando prazos e sendo proativo.

Nesse quesito, adotar uma nova postura, mais profissional - apresentando suas ideias e sugestões sempre que surgirem oportunidades - conta muito para se destacar.

Uma boa forma de otimizar o seu desempenho é aplicando os apontamentos feitos pela liderança em momentos de feedback. Aperfeiçoe os pontos a serem melhorados e, dentro do possível, busque se destacar ainda mais nos aspectos que já domina.

Trabalhe as relações interpessoais

Saber lidar com as pessoas é um elemento fundamental para qualquer líder. Diante de tantas funções importantes e trabalhosas, uma pessoa em um cargo de autoridade deve saber delegar funções, chamar atenção quando preciso, elogiar e até demitir funcionários.

Alguém tomado pela timidez e insegurança, portanto, dificilmente conseguiria dar uma avaliação negativa para um colaborador. Ou então alguém cuja fala pode ser interpretada como grosseira ou brincadeira teria grandes problemas ao se relacionar com sua equipe.

Desta forma, um(a) líder precisa saber lidar com as pessoas e em diferentes situações. Ao mesmo tempo em que precisa transmitir firmeza, também deve passar leveza, confiança e mostrar que está ali para ajudar quem precisa.

Um chefe faz muito mais do que mandar: deve ter equilíbrio e jogo de cintura o suficiente para passar confiança, orientar, incentivar e demonstrar tolerância e empatia.

Atente-se ao seu marketing pessoalmoca-sorrindo-pensando-em-como-se-destacar-no-trabalho

O marketing pessoal é como se apresenta às pessoas. Dependendo da impressão que passa, muitas portas se abrem. Isso pode ser extremamente benéfico, tanto no trabalho como na vida pessoal.

As principais dicas de marketing pessoal são:

  • Execute suas obrigações de maneira correta
  • Sempre busque um novo conhecimento
  • Saiba como se portar de acordo com cada ocasião
  • Tenha cuidado com a aparência
  • Saiba como se comunicar com clareza e eloquência
  • Esteja antenado aos acontecimentos da atualidade
  • Honre seus compromissos
  • Tenha respeito, educação e empatia
  • Estabeleça relações cordiais e agradáveis com seus colegas de trabalho

Conheça a empresa a fundo

É importante conhecer todas as particularidades da empresa para se certificar que você vai conseguir se encaixar. 

Isso vale para a cultura organizacional, políticas internas, processos operacionais, diferenciais que se destacam da concorrência, pontos de atenção que podem ser melhorados, etc.

Outra forma de saber como se destacar no trabalho é entender o que a empresa tem para oferecer, em especial no que diz respeito a planos de carreira. Para isso, procure informações com o departamento de Recursos Humanos e com os seus gestores.

Dependendo do relacionamento que vocês tenham, é possível que eles estejam dispostos a te ajudar com uma indicação ou, ao menos, orientações que facilitem a conquista da promoção.

Aprimore seus conhecimentos

Normalmente, um líder tem essa posição porque, além de suas habilidades para comandar uma equipe, também tem mais conhecimento e experiência técnica na profissão.

Para conseguir traçar planos estratégicos, supervisionar os colaboradores, apontar ajustes e oferecer orientação, é preciso saber do que se está falando. E a única maneira de alcançar esse nível sênior é através dos estudos.

Algumas opções para aumentar a bagagem acadêmica e profissional são os cursos de educação superior, como pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado ou uma segunda graduação.

Analise as possibilidades da sua profissão, os seus objetivos em relação a sua própria carreira, qual função exerce ou gostaria de exercer, oportunidades oferecidas pela empresa, entre outros fatores.

Estude sobre liderança

Ainda sobre os estudos, um dos métodos de como se destacar no trabalho, dentro do objetivo de se tornar um líder, é procurar consumir conteúdos que sejam focados especificamente na prática de liderar. 

Isso certamente pode te ajudar a assumir a mentalidade de alguém em um cargo de autoridade, mesmo que ainda não tenha chegado lá.

Para isso, alguns livros são muito recomendados. Veja exemplos:

  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Stephen R. Couey
  • O Monge e o Executivo, James C. Hunter
  • A Arte da Guerra, Sun Tzu
  • O Livro de Ouro da Liderança, John C. Maxwell
  • O Gestor Eficaz, Peter F. Drucker
  • Pipeline de Liderança, Ram Charan
  • Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso, Daniel Goleman
  • Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, Simon Sinek
  • O ego é seu inimigo: Como dominar seu pior adversário, Ryan Holiday
  • As 48 Leis do Poder, Robert Greene
  • Decisão: Como grandes líderes fazem escolhas, Warren Bennis e Noel M. Tichy

Outra dica é investir em cursos, treinamentos, workshops, palestras e seminários focados em liderança.

Tudo isso faz com que as pessoas tenham uma compreensão maior sobre o que é a função de um líder e suas responsabilidades, mostrando também como aplicar as técnicas não somente no meio profissional, mas também na vida pessoal.

Por fim, vale ressaltar que quem está interessado, age em prol do interesse. E normalmente isso já gera uma reação no ambiente ao redor, na atenção das pessoas que podem te dar essa oportunidade, bem como de amigos e familiares em auxiliar nesse processo.

Em alguns casos o próprio ingresso em um curso superior proporciona essa abertura de portas, muito comum em casos como o do curso de administração ou a já citada área de RH através da faculdade de recursos humanos.

Independente da área que deseja conquistar um cargo de liderança, há várias formas de como se destacar no trabalho, dentre as quais, abordamos algumas aqui, mas é de enorme importância se esforçar para isso. 

Desfrutar do bônus da posição é de direito, mas antes, é preciso assumir a responsabilidade que ela requer através da capacitação.

Leia mais:

10 características de um líder de sucesso

4 passos para se tornar um líder de sucesso

Gestão de Recursos Humanos: atuação e tendências de mercado

Enem 2022: o que sabemos até agora?

POSTS RELACIONADOS